A respeito das manchetes da grande imprensa, sempre pessimistas, sempre destacando más notícias, sempre muito negativas, comentei no post anterior que publicaria aqui hoje uma boa notícia, uma descoberta científica importante para o avanço do tratamento de cancer, uma pesquisa liderada por um jovem cientista brasileiro, o Dr. Daniel Diniz de Carvalho, no Princess Margaret Cancer Center, da Universidade de Toronto, Canadá,
Trata-se de uma descoberta baseada em uma inovação na maneira como os cientistas sempre tentaram combater, através da imunoterapia, uma determinada disfunção celular.
O desafio médico da imunoterapia reside no fato de que os tumores cancerígenos são capazes de “desligar” os genes responsáveis pela defesa do paciente e, com isso, as células doentes conseguem passar desapercebidas.
A nova linha de pesquisa, desenvolvida pela equipe de cientistas liderada pelo Dr. Daniel de Carvalho, parece ter encontrado uma solução para isso.
Nos termos deste leigo aqui (tentando explicar para leitores provavelmente tão leigos quanto eu), o novo tratamento, desenvolvido a partir de drogas epigenéticas, utiliza a estratégia de “enganar” as células de defesa, fazendo com que ataquem o tumor como se estivessem combatendo um vírus, interrompendo sua proliferação, estancando assim o carcinoma e a consequente metástase.
Testes em laboratório indicam que esta simples resposta antiviral do organismo é capaz de enfraquecer o carcinoma e melhorar significativamente o resultado da imunoterapia, de acordo com o Dr. Daniel de Carvalho, primeiro autor do artigo publicado na revista Oncogene, do grupo Nature.
“A principal contribuição do estudo foi a descoberta do mecanismo molecular responsável por desligar a Trail na leucemia”, afirmou o pesquisador brasileiro.
Se você tiver interesse nesta boa notícia, leia matérias do Correio Braziliense a respeito desta experiência, cuja pesquisa foi publicada em revistas científicas internacionais, mas ainda pouco divulgada pela grande imprensa brasileira:
Link 1: Técnica criada por ex-aluno da UNB ajuda no combate ao câncer
Link 2: Pesquisa busca como manter mecanismo molecular de defesa contra o câncer
Para entender melhor o propósito da equipe de cientistas coordenada pelo pesquisador brasileiro, conheça o De Carvalho Lab, de Toronto, Canadá.
.
Realmente, excelente noticia para todos. Mais uma vez podemos constatar a força do conhecimento, comprometimento e entrega de um brasileiro.
É verdade, Sylvio,
Conhecimento associado a espírito inovador costuma trazer boas notícias.
[]’s
Luís Vabo