Se alguém pedir para os participantes resumirem esta edição da ABAV Expo numa única palavra, provavelmente a maioria dirá: Quente !
Os gringos, muito suados, dirão: Hot!, Caliente!, Heiss!, Chaud!, 热
Menor em planta (20% menor), muito maior em visitantes e congressistas (30% maior na média/dia), plena de profissionas do trade (100%), foi uma feira cheia, lotada de gente, com muitas reuniões, eventos, ilhas, vilas, espaços e oportunidades.
Organizada e promovida já em meio à grave crise econômica e política brasileira, a ABAV Expo 2015 foi um oásis no meio do deserto, um lugar a que todos afluem com a esperança de encontrar ali, a solução que precisam para seguir a jornada, mesmo sem saber ao certo qual é a solução…
Sempre atento e buscando cumprir meus compromissos de painelista e expositor, além de agente de viagens, fornecedor de tecnologia, abaviano, abracorpiano, alageviano e blogueiro, não pude deixar de registrar muitas frases polêmicas que ouvi pelos corredores, algumas nas salas VIP e outras na Vila do Saber, mas como não gosto de propagar polêmicas, selecionei apenas as que fazem algum sentido:
Sobre o Anhembi
“A ironia é que tiraram a ABAV Expo do Rio de Janeiro justamente por causa do calor…”
“Por que temos que passar este sufoco vergonhoso no Anhembi, enquanto o Riocentro já foi privatizado, modernizado e climatizado?”
Sobre eleição
“A eleição da ABAV/RJ será uma disputa entre agentes de viagens X agentes de transportes.”
“Como pessoas que querem dirigir uma associação não conhecem seu estatuto?”
Sobre o ministro
“O ministro cumpriu o seu papel: fez um discurso político empolgante ao dizer o que o trade queria ouvir.”
“Eu também aplaudi de pé, mas falar é fácil, quero ver é fazer acontecer…”
Sobre distribuição
“O NDC permitirá igualdade de condições para todos os players da distribuição, agências, operadores, consolidadores, TMCs, OTAs, GDS, sistemas integradores etc. Quem souber agregar valor à distribuição de conteúdo, conquistará o cliente.”
“Tem cia. aérea fazendo promoção relâmpago em somente alguns canais de venda, detonando o mercado corporativo…”
Sobre a infraestrutura
“Meooo Deooooos ! Estamos em 2015 e ainda temos que encarar um evento deste porte sem Wi-Fi…?!?”
“A distribuição das lanchonetes até que funcionou. Só não me venham chamar isso de alimentação…!”
Sobre ideias vencedoras
“Seja poderoso, influente, inovador ou empreendedor, o fato é que estar numa lista do Panrotas é um senhor reconhecimento profissional.”
“A Ilha Corporativa Abracorp e o Espaço Braztoa deram tão certo que a Aviesp está até demorando muito a seguir o mesmo caminho.”
A verdade é que a ABAV Expo 2015 (mais de 30 mil visitantes, mais de 3 mil marcas, mais de 300 estandes) cumpriu o seu papel com sobra: aglutinou todo o trade, promoveu ambiente para discussões, estimulou acordos e decisões importantes, foi cenário de negociações, parcerias comerciais e operacionais, gerou oportunidades para quem estava disposto a prospectá-las e reconfirmou, uma vez mais, sua vocação de maior e mais importante evento do mercado de viagens e turismo da America Latina.
E o motivo, óbvio, é um só: trata-se de evento produzido por agentes de viagens para agentes de viagens.
.
Boas extrações. Eu sei que irão me crucificar, mas costumo dizer que visitar o cemitério nao é só para 2 nov e sim, também para o dia da Abav. Stands maravilhosos (este ano nem tanto) = verdadeiros sepulcros caiados. E, pasmem os moribundos operadores: stands dos paíse$ convidado$ com quiosques de receptivos atendendo em profusão os agentes de viagem, os quais após cada Abav precisam cada vez menos dos operadores = fazem direto!
Foi assim que eu mesmo virei “operador” sem antes nunca ter sido e, agora, cada vez mais, sempre o serei!
É igual futebol:o futuro está nas pontas e nao no meio. Sobreviverão os fornecedores primários e os agentes de viagem. Operadores? somente os de nicho e…os que tiverem rede interna para distribuir.
Oldemar,
Sim, você poderá ser crucificado por uma opinião tão dura a respeito da ABAV Expo (ou será a respeito de todos os eventos de turismo?).
De qualquer forma, agradeço a franqueza com que manifestou sua opinião.
[]’s
Luís Vabo
Diga-se também que a ABAV não tem culpa nessa ação, pois cumpre (bem) com seu papel de FOMENTAR negócios A FAVOR DO AGENTE DE VIAGENS que afinal, é o seu associado. As operadoras é que estão sem rumo…….
Boas extrações. Eu sei que irão me crucificar, mas costumo dizer que visitar o cemitério nao é só para 2 nov e sim, também para o dia da Abav. Stands maravilhosos (este ano nem tanto) = verdadeiros sepulcros caiados. E, pasmem os moribundos operadores: stands dos paíse$ convidado$ com quiosques de receptivos atendendo em profusão os agentes de viagem, os quais após cada Abav precisam cada vez menos dos operadores = fazem direto!
Foi assim que eu mesmo virei “operador” sem antes nunca ter sido e, agora, cada vez mais, sempre o serei!
É igual futebol:o futuro está nas pontas e nao no meio. Sobreviverão os fornecedores primários e os agentes de viagem. Operadores? somente os de nicho e…os que tiverem rede interna para distribuir.
Oldemar,
Sim, você poderá ser crucificado por uma opinião tão dura a respeito da ABAV Expo (ou será a respeito de todos os eventos de turismo?).
De qualquer forma, agradeço a franqueza com que manifestou sua opinião.
[]’s
Luís Vabo
Diga-se também que a ABAV não tem culpa nessa ação, pois cumpre (bem) com seu papel de FOMENTAR negócios A FAVOR DO AGENTE DE VIAGENS que afinal, é o seu associado. As operadoras é que estão sem rumo…….
Oi Amigo, tudo bem? e aiiii ….sobre a AVIESP não tem como ter uma ilha pois são agentes de viagens eles são publico pra feira e não expositores , agente aqui na nossa empresa tomamos uma decisão que só vamos participar em feiras e eventos com visitas marcadas, a feira que não tiver isso , não vai nos interessar , acho valido os agentes de viagens vão ja com horário marcado , vão estudar os fornecedores , vão ter um papo saudável, muito melhor que a correria e as coisas ficar quente quente , temos que fazer igual as feiras de primeiro mundo super organizada …. oque vc acha?
problemas de sempre o Anhembi : Wifi, ar condicionado estacionamento caro , praça alimentação ” a mostra “
Prezado Mohammed,
Efetivamente, eventos e exposições com reuniões programadas tendem a gerar melhores resultados, está também é nossa experiência.
Vamos então trabalhar para fazer prevalecer esta nossa visão, dentro de nossa associação, só assim poderemos contribuir para mudar o conceito da ABAV Expo e direcioná-la prioritariamente para os negócios.
[]’s
Luís Vabo
srs. srs. excelente feira , mas a nivel de material de hotelaria ficou
bem abaixo do esperado
tados os visitantes das agencias acharam um absurdo o valor de
estacionamento r$ 40,00
o pessoal ficou revoltado dizendo que no proximo ano sem chance
pois a maioria foi de carro
sem mais
mlf
É verdade, Mario,
O estacionamento do Anhembi tem um preço de escorchante, preferível ir de táxi.
Quanto ao material de hotelaria, se você estiver se referindo a folders, brochuras e impressos promocionais, acho que tendem a desaparecer, face ao avanço das novas tecnologias, tanto para divulgação e marketing da hotelaria, quanto das reservas e emissão de “vouchers”.
Você verá cada vez menos papel na ABAV Expo e em todos os outros eventos.
[]’s
Luís Vabo
srs. srs. excelente feira , mas a nivel de material de hotelaria ficou
bem abaixo do esperado
tados os visitantes das agencias acharam um absurdo o valor de
estacionamento r$ 40,00
o pessoal ficou revoltado dizendo que no proximo ano sem chance
pois a maioria foi de carro
sem mais
mlf
É verdade, Mario,
O estacionamento do Anhembi tem um preço de escorchante, preferível ir de táxi.
Quanto ao material de hotelaria, se você estiver se referindo a folders, brochuras e impressos promocionais, acho que tendem a desaparecer, face ao avanço das novas tecnologias, tanto para divulgação e marketing da hotelaria, quanto das reservas e emissão de “vouchers”.
Você verá cada vez menos papel na ABAV Expo e em todos os outros eventos.
[]’s
Luís Vabo
Esse ano só pude ir no primeiro dia e já cheguei tarde, por volta das 14 hs. Se achei ano passado pequeno, esse ano muito menor. QUENTE! Você tem toda razão, não estava dando pra suportar. O sinal de celular melhorou esse ano, não sei de quem é o crédito. Mas é que ano passado eu precisava trabalhar e quando era algo sério tinha que ficar perto da entrada pra conseguir usar meu 3G porque wifi não tinha. Esse ano tinha mas não funcionava, acho um absurdo num evento que começa dia de semana e muitos ficam trabalhando pelo celular.
A minha impressão esse ano foi bem ruim da feira. Sempre fiz ótimos contatos na ABAV, principalmente no Rio. Ano passado também foi proveitoso. Esse ano não valeu a viagem. Na maioria dos stands a impressão que dava é que tinham contratado um pessoal só pra ficar entregando folheto pois a maioria estava sentado, de braço cruzado, mexendo no celular..Poucos eram os stands que tinha alguém responsável, que conhecesse do produto e pudesse falar mais a fundo. Muitos que tem filial no Rio não tinha representante do Rio no stand. Perguntei a um fornecedor de SP se eles estariam lá (conheci eles na ABAV do Rio há anos atrás e vendo direto mas nunca conheci nenhum deles pessoalmente) e eles disseram que desistiram da feira já tem um tempo porque não estava achando vantajoso e queriam meu feedback pra saber se voltavam em outro ano. Se pediram isso para outros clientes, não vão voltar..rssrsrs
Uma coisa que percebo é: sou uma pequena agência que por um acaso trabalha com corporativo. Quero aprender mais sobre a área, negociar mais e oferecer melhores condições pros meus clientes. Não me sinto bem vinda e nem “ouvida” em contato com cias aéreas e afins somente porque não sou uma empresa conhecida/grande. Hoje mesmo ouvi de um novo potencial cliente que eles estavam entrando em contato comigo somente porque ainda não tinham conseguido contato com a TAM diretamente ou seja, eu não consigo condições melhores mas eles conseguem diretamente.
E para aprender mais eu já pesquisei muito sobre cursos voltados para essa área e só achei a Academia de Viagens que além de só ter 1 curso no ano no Rio ficou fora do meu orçamento esse ano com toda essa crise. Sinto falta de mais capacitação nessa área.
Sobre estacionamento: realmente é tão caro quanto o Riocentro. Mas não me lembro de ter transporte de graça da ABAV saindo do SDU; GIG e Rodoviária. Me lembro muito de orientar as pessoas de fora do país em como pegar taxi aqui no Rio pois os que podem trabalhar lá dentro (os coloridos) cobravam R$ 100 até o Barrashopping, na época. Imagino hoje! Ano passado peguei taxi lá dentro, com taxímetro e fui muito bem atendida. Usei o ônibus da abav ano passado e esse ano e foi tudo ótimo e mais prático. O anhembi pecou mesmo no calor e ainda no wifi, fora isso não tenho o que reclamar do lugar.
Oi, Tuany,
Seus comentários e ideias merecem muita reflexão.
Vamos levá-los à próxima gestão da ABAV para que sejam considerados no planejamento da próxima ABAV Expo 2016.
Naturalmente, não podemos garantir que sejam seguidos, mas posso assegurar que serão levados aos organizadores.
[]’s
Luís Vabo
Esse ano só pude ir no primeiro dia e já cheguei tarde, por volta das 14 hs. Se achei ano passado pequeno, esse ano muito menor. QUENTE! Você tem toda razão, não estava dando pra suportar. O sinal de celular melhorou esse ano, não sei de quem é o crédito. Mas é que ano passado eu precisava trabalhar e quando era algo sério tinha que ficar perto da entrada pra conseguir usar meu 3G porque wifi não tinha. Esse ano tinha mas não funcionava, acho um absurdo num evento que começa dia de semana e muitos ficam trabalhando pelo celular.
A minha impressão esse ano foi bem ruim da feira. Sempre fiz ótimos contatos na ABAV, principalmente no Rio. Ano passado também foi proveitoso. Esse ano não valeu a viagem. Na maioria dos stands a impressão que dava é que tinham contratado um pessoal só pra ficar entregando folheto pois a maioria estava sentado, de braço cruzado, mexendo no celular..Poucos eram os stands que tinha alguém responsável, que conhecesse do produto e pudesse falar mais a fundo. Muitos que tem filial no Rio não tinha representante do Rio no stand. Perguntei a um fornecedor de SP se eles estariam lá (conheci eles na ABAV do Rio há anos atrás e vendo direto mas nunca conheci nenhum deles pessoalmente) e eles disseram que desistiram da feira já tem um tempo porque não estava achando vantajoso e queriam meu feedback pra saber se voltavam em outro ano. Se pediram isso para outros clientes, não vão voltar..rssrsrs
Uma coisa que percebo é: sou uma pequena agência que por um acaso trabalha com corporativo. Quero aprender mais sobre a área, negociar mais e oferecer melhores condições pros meus clientes. Não me sinto bem vinda e nem “ouvida” em contato com cias aéreas e afins somente porque não sou uma empresa conhecida/grande. Hoje mesmo ouvi de um novo potencial cliente que eles estavam entrando em contato comigo somente porque ainda não tinham conseguido contato com a TAM diretamente ou seja, eu não consigo condições melhores mas eles conseguem diretamente.
E para aprender mais eu já pesquisei muito sobre cursos voltados para essa área e só achei a Academia de Viagens que além de só ter 1 curso no ano no Rio ficou fora do meu orçamento esse ano com toda essa crise. Sinto falta de mais capacitação nessa área.
Sobre estacionamento: realmente é tão caro quanto o Riocentro. Mas não me lembro de ter transporte de graça da ABAV saindo do SDU; GIG e Rodoviária. Me lembro muito de orientar as pessoas de fora do país em como pegar taxi aqui no Rio pois os que podem trabalhar lá dentro (os coloridos) cobravam R$ 100 até o Barrashopping, na época. Imagino hoje! Ano passado peguei taxi lá dentro, com taxímetro e fui muito bem atendida. Usei o ônibus da abav ano passado e esse ano e foi tudo ótimo e mais prático. O anhembi pecou mesmo no calor e ainda no wifi, fora isso não tenho o que reclamar do lugar.
Oi, Tuany,
Seus comentários e ideias merecem muita reflexão.
Vamos levá-los à próxima gestão da ABAV para que sejam considerados no planejamento da próxima ABAV Expo 2016.
Naturalmente, não podemos garantir que sejam seguidos, mas posso assegurar que serão levados aos organizadores.
[]’s
Luís Vabo
Prezado Luís Vabo,
Agradeço o seu post que eu referencio por seus pensamentos e atitudes criativas, inovadores e positivas, com críticas embasadas e lúcidas.
Um evento do porte da ABAV é sempre uma responsabilidade, pois envolve os principais segmentos de nosso setor e existem variáveis que fogem á nossa alçada, como é o caso do ar condicionado, prometido e não cumprido.
Mas como vc mesmo apontou o resultado final foi muito bom e iremos como sempre trabalhar incansavelmente para corrigir problemas e continuar sendo o maior, o melhor e o mais importante evento de nosso setor.
Conforme disse em meu discurso somos a feira que agrega e onde se discute todo o setor. Se vc quer participar do setor tem que estar presente onde estão os players desse setor. Caso contrário vc vai estar fora do mercado, mais tarde ou mais cedo. Por isso acabam sendo comentadas algumas algumas ausências relevantes.
Abs.
AAzevedo
Pres. Antonio Azevedo,
Deixei de citar neste texto uma característica bem marcante de sua gestão: a humildade de ouvir o associado, concordando ou não com cada opinião individual.
Em nosso país, somos todos muito críticos em relação ao outro, em especial em relação àquele a quem delegamos algum poder por meio do voto.
Em contrapartida, os eleitos, de uma forma geral, esquecem de seus representados tão logo são ungidos do poder (seja político, corporativo ou associativo).
Manter-se conectado ao espírito e anseios da base de associados é uma grande virtude que sua personalidade trouxe à ABAV Nacional.
Um abraço do amigo
Luís Vabo
Fico grato por suas generosas palavras.
Iniciei minha vida sendo um professor bem jovem e me achava o máximo.
Com a idade aprendi a ser cada vez mais um humilde aluno, que aprende todos os dias com os outros.
Abraços amigos.
AAzevedo
Prezado Luís Vabo,
Agradeço o seu post que eu referencio por seus pensamentos e atitudes criativas, inovadores e positivas, com críticas embasadas e lúcidas.
Um evento do porte da ABAV é sempre uma responsabilidade, pois envolve os principais segmentos de nosso setor e existem variáveis que fogem á nossa alçada, como é o caso do ar condicionado, prometido e não cumprido.
Mas como vc mesmo apontou o resultado final foi muito bom e iremos como sempre trabalhar incansavelmente para corrigir problemas e continuar sendo o maior, o melhor e o mais importante evento de nosso setor.
Conforme disse em meu discurso somos a feira que agrega e onde se discute todo o setor. Se vc quer participar do setor tem que estar presente onde estão os players desse setor. Caso contrário vc vai estar fora do mercado, mais tarde ou mais cedo. Por isso acabam sendo comentadas algumas algumas ausências relevantes.
Abs.
AAzevedo
Pres. Antonio Azevedo,
Deixei de citar neste texto uma característica bem marcante de sua gestão: a humildade de ouvir o associado, concordando ou não com cada opinião individual.
Em nosso país, somos todos muito críticos em relação ao outro, em especial em relação àquele a quem delegamos algum poder por meio do voto.
Em contrapartida, os eleitos, de uma forma geral, esquecem de seus representados tão logo são ungidos do poder (seja político, corporativo ou associativo).
Manter-se conectado ao espírito e anseios da base de associados é uma grande virtude que sua personalidade trouxe à ABAV Nacional.
Um abraço do amigo
Luís Vabo
Fico grato por suas generosas palavras.
Iniciei minha vida sendo um professor bem jovem e me achava o máximo.
Com a idade aprendi a ser cada vez mais um humilde aluno, que aprende todos os dias com os outros.
Abraços amigos.
AAzevedo
Ainda é uma Ótima OPORTUNIDADE para se fazer NEGÓCIOS, porém os temas abordados nas palestras precisam ser o de dar DIRECIONAMENTO a NOVAS oportunidades que estão surgindo. Ex Donas de Casa, Ex Professoas e Ex Tudo, não estão preparados para CRM e NDC entre outros assuntos, talvez seria mais importante abordar temas mais práticos como LGBT, Medical Tourism, Segmentação de Mercado, Perfil de Clientes, Ferramentas para trabalhar com Base de Dados, entre outros.
POR QUE, NÃO DEMOCRATIZAM A INFORMAÇÃO DOS VISITANTES, disponibilizando QR CODE NO CRACHÁ DO AGENTE para os EXPOSITORES ? Para a EMPRESA DE EVENTOS GANHAR MAIS ?
POR QUE, os EXPOSITORES não aderiram ainda ao formato de TABLET para APRESENTAÇÕES E DOWN LOAD DE MATERIAL, já que papel CUSTA CARO E PESA ?
Boas sugestões, Alexandre,
Vou levá-las aos organizadores da ABAV Expo 2016.
[]’s
Luís Vabo
Sugestões já devidamente anotadas.
Muito obrigado por suas contribuições.
Sds
Antonio Azevedo
Ainda é uma Ótima OPORTUNIDADE para se fazer NEGÓCIOS, porém os temas abordados nas palestras precisam ser o de dar DIRECIONAMENTO a NOVAS oportunidades que estão surgindo. Ex Donas de Casa, Ex Professoas e Ex Tudo, não estão preparados para CRM e NDC entre outros assuntos, talvez seria mais importante abordar temas mais práticos como LGBT, Medical Tourism, Segmentação de Mercado, Perfil de Clientes, Ferramentas para trabalhar com Base de Dados, entre outros.
POR QUE, NÃO DEMOCRATIZAM A INFORMAÇÃO DOS VISITANTES, disponibilizando QR CODE NO CRACHÁ DO AGENTE para os EXPOSITORES ? Para a EMPRESA DE EVENTOS GANHAR MAIS ?
POR QUE, os EXPOSITORES não aderiram ainda ao formato de TABLET para APRESENTAÇÕES E DOWN LOAD DE MATERIAL, já que papel CUSTA CARO E PESA ?
Boas sugestões, Alexandre,
Vou levá-las aos organizadores da ABAV Expo 2016.
[]’s
Luís Vabo
Sugestões já devidamente anotadas.
Muito obrigado por suas contribuições.
Sds
Antonio Azevedo
Boa tarde, já fui em outras edições da Abav e de uma forma geral achei fantástica, enquanto Turismóloga gostei muito do que vi, tive a oportunidade de manter contato com vários secretários de turismo, a vila do saber também muito interessante e gostaria de agradecer pelo espaço cedido para a Abbtur Nacional, ano que vem estaremos de volta com certeza.
Boa tarde, já fui em outras edições da Abav e de uma forma geral achei fantástica, enquanto Turismóloga gostei muito do que vi, tive a oportunidade de manter contato com vários secretários de turismo, a vila do saber também muito interessante e gostaria de agradecer pelo espaço cedido para a Abbtur Nacional, ano que vem estaremos de volta com certeza.
Postagem um tanto quanto, fora da realidade.
O que vi foi uma feira que ficou nanica, micro e mais pelos altos preços e baixo retorno do que pela crise.
Sobre a crise, vi quase todos preocupados com os rumos do mercado e da economia. Vi um verdadeiro “muro das lamentações”.
Poucos agentes, poucos expositores e os mesmos problemas crônicos de desorganização. Não tinha mapa dos estandes na abertura, Fila gigante para o credenciamento da imprensa, Fila para entrar só uma pessoa lendo os crachás, Falta de opção de comidas e caras, Falta de táxis, Mais do mesmo.
Na FIT em Buenos Aires, outra realidade, deveriam aprender a fazer uma feira observando o que é feito lá em outros lugares do mundo.
Daqui a pouco o agente de viagens vai preferir ir ao evento da CVC e de outras regiões e os profissionais a WTM Latam.
Morte anunciada se não mudar muita coisa.
Postagem um tanto quanto, fora da realidade.
O que vi foi uma feira que ficou nanica, micro e mais pelos altos preços e baixo retorno do que pela crise.
Sobre a crise, vi quase todos preocupados com os rumos do mercado e da economia. Vi um verdadeiro “muro das lamentações”.
Poucos agentes, poucos expositores e os mesmos problemas crônicos de desorganização. Não tinha mapa dos estandes na abertura, Fila gigante para o credenciamento da imprensa, Fila para entrar só uma pessoa lendo os crachás, Falta de opção de comidas e caras, Falta de táxis, Mais do mesmo.
Na FIT em Buenos Aires, outra realidade, deveriam aprender a fazer uma feira observando o que é feito lá em outros lugares do mundo.
Daqui a pouco o agente de viagens vai preferir ir ao evento da CVC e de outras regiões e os profissionais a WTM Latam.
Morte anunciada se não mudar muita coisa.