VIAGENS E TURISMO APROXIMA-SE DO E-COMMERCE

Há algum tempo tenho abordado aqui temas relacionados a um novo segmento econômico, que só tem crescido desde que surgiu há cerca de 15 anos, independentemente do desempenho da economia: o e-commerce.

Faço isso porque acompanho de perto a evolução deste novíssimo segmento e porque acredito que o mercado de viagens e turismo vai, em algum momento, acompanhar exatamente o que acontece no e-commerce, podendo inclusive ser absorvido (leia-se “ser compreendido como parte integrante”) pelo e-commerce.

Ou seja, o e-commerce hoje é completamente dominado pelo conceito da venda de produtos pela internet, embora naturalmente também exista a venda (e a prestação) de serviços online, mas o conceito dominante atualmente no e-commerce é mesmo o varejo online, onde grandes e tradicionais redes varejistas investem cada vez mais no canal, enquanto novos entrantes não param de entrar…

Mas o futuro está aí (aliás, dizem que o futuro começou no ano 2000) e, seguramente, os serviços contratados e/ou prestados online crescerão em relevância dentro do segmento econômico desenvolvido sob o conceito e-commerce, e é aí que viagens e turismo se destaca, desde já, justamente por ser um dos negócios que mais rapidamente se desenvolveu com a internet.

As AVOs (Agências de Viagens Online) são uma forma importante de e-commerce, mas estranhamente, pouco acompanham ou participam das experiências e inovações desenvolvidas pelo segmento e, portanto, perdem com isso.

Seguindo a minha obstinação com a sinergia entre o agenciamento de viagens online e o e-commerce, publico abaixo texto do Luis Vabo Junior, inicialmente publicado no Blog do portal E-Commerce Brasil, o mais importante e influente deste segmento.

Texto imperdível, recomendo a leitura e reflexão:

SHOP.ORG 2015 E O FUTURO DA INTERNET

Por: Luís Vabo Jr.

O Shop.org deste ano foi na Philadelphia, terra de Rocky Balboa e berço da independência dos Estados Unidos. Com a participação de 5.000 pessoas e 300 expositores, o destaque ficou por conta da penetração do Mobile (já não é mais tendência, virou pura realidade como a nova plataforma dominante) e da chegada das tecnologias do “futuro” (que de futuro não tem nada, pois já estão bem presentes).

Matthew R. Shay, presidente da NRF, a federação do varejo americano, abriu o evento comentando a relevância do setor para a economia, sendo responsável por 1 a cada 4 empregos, atualmente. Comentou também sobre os esforços que vêm sendo feitos na área de cybersecurity e patentes, como proteção às propriedades intelectuais.

Em seguida, sempre é escolhido para falar um varejista local. O selecionado foi o CEO da QVC, Mike George, que fez uma palestra muito interessante conectando a experiência de compras com entretenimento e comunidade. A palestra dele chamou ainda a atenção pelo fato de terem comprado recentemente a Zulily, que havia sido a última a palestrar no evento do ano passado. Os principais pontos abordados por ele foram:

Principais pontos

Vamos aos tópicos principais que resumem o Shop.org 2015:

==> Mobile é a prioridade número 1 para os varejistas virtuais.

Assumindo a dianteira em relação a omnichannel, marketing, site merchandising, expansão internacional e site replatform, que são os próximos na lista de prioridades.

==> Embora seja a prioridade número 1, os varejistas virtuais ainda estão pelejando para conseguir lidar com a complexidade da migração para o Mobile.

Atribuição, usabilidade, responsividade, modelo de negócios e estrutura organizacional são os fatores críticos que fazem com que a venda média em smartphones seja de 12% com um tráfego médio de 30%. Para tablets, a proporção é mais suave (16% e 17%, respectivamente)

==> Mobile influencia mais as vendas off-line do que as vendas online!

Embora contra-intuitivo é a realidade.

Mobile influencia

==> Conteúdo está de volta

Para que a experiência do consumidor seja completa são necessários mais investimentos em conteúdo.

Destaques para: Instagram e Pinterest UGC + Vídeos e Fotos em alta qualidade + Tutoriais e Reviews de Experts + Vídeos How-to + Conteúdo social propagado + Blogs.

==> O feijão com arroz ainda é muito importante.

Principais fatores considerados pelo consumidor antes de realizar uma compra nos últimos 3 meses: custo de frete + busca + ratings e reviews + imagens dos produtos + carrinho salvo + imagens alternativas dos produtos + demonstrações em vídeo.

==> Feriados e datas comemorativas nunca foram tão importantes e… caros!

73% dos consumidores americanos reportaram que compraram menos em lojas físicas porque haviam comprado online no feriado de Thanksgiving! Alta expectativa de descontos e promoções! Volumes maiores, margens menores…

O Amazon Prime Day representou 1,5 vezes um dia comum. O CyberMonday foi 2,2 vezes. Já o dia dos solteiros na China (11/11) movimentou 8,9 vezes mais do que um dia normal!

==> Novos objetos interessantes capturam nossa atenção mas não o nosso bolso.

Os wearables (tecnologias vestíveis), mobile digital wallets, subscription boxes e smart home devices despertam interesse, porém ainda estão na curva inicial de adoção.

Exponencial Organizations

O último ponto se conecta com a principal palestra do evento, que foi feita pelo CEO da Singularity University, Salim Ismail, que é o autor do livro Exponential Organizations. Leitura recomendada para todos que trabalham ou se interessam por E-Commerce, Plataformas Digitais, Internet, Futuro, Tecnologia, Inovação, Vale do Silício e temas correlatos.

A principal tese dele é que as companhias formatadas para o sucesso no século XX estão fadadas ao fracasso no século XXI, porque o mundo está experimentando uma onda exponencial e, portanto, as empresas precisam se tornar organizações exponenciais para que possam se adaptar e sobreviver.

A Lei de Moore já previu o impacto da força exponencial em diversos aspectos de nossa vida cotidiana que serão reconfigurados nos próximos anos: saúde, água, energia, meio ambiente, alimentação, educação, segurança, pobreza, tecnologia e tantos outros.

Recentemente, foi feito um seminário na Singularity University com executivos top de diversas companhias (como Shell, SAP, Coca Cola, Google, Nokia, Hershey’s, entre outras) e o levantamento mostrou que 75% deles tinha pouco ou nenhum conhecimento dessas tecnologias revolucionárias que estão em curso. Após o seminário, a conclusão é que 80% destas tecnologias trariam impacto “game-changer” em até 2 anos e 100% delas em até 5 anos. 100% dos executivos traçaram planos de ação imediatos.

E quais são estas tecnologias disruptivas? Seguem alguns exemplos:

Internet das Coisas (IoT :: Internet of Things)

Os primeiros 20 anos da internet que conhecemos foram formados pela conexão de pessoas a máquinas. O novo paradigma será o aumento exponencial da conexão de máquinas a máquinas (M2M). Em 2020, haverá mais de 50 bilhões de devices e, em 2030, a comunicação M2M responderá por mais de 50% do total.

Biotecnologia

Diversas inovações irão revolucionar a saúde. Sequenciamento do DNA, cura inimaginável de doenças, alteração genética de embriões, brain computer interfaces e até o armazenamento dos seus sonhos serão possíveis com a biotecnologia exponencial.

Veículos selfdrive

Outra revolução ocorrerá no transporte de pessoas e mercadorias com os veículos autodirigíveis. Google Car, Tesla, Uber, entre outros players, serão responsáveis por reconfigurar tudo que conhecemos a respeito desse assunto. Existem alguns dilemas éticos no meio do caminho, que certamente serão endereçados.

Energia solar

O custo da energia solar está caindo exponencialmente e em alguns anos sua adoção será massiva, pois além de abundante, será incrivelmente barata. O que será possível fazer com uma energia que tende ao infinito?

Realidade aumentada e realidade virtual

Considerada uma das três tecnologias com alto impacto no varejo e no e-commerce nos próximos anos, a realidade aumentada/virtual promete oferecer novas experiências ao consumidor, pois permite que ele veja e interaja com os produtos e serviços que deseja possuir antes mesmo de tê-los em suas mãos.

Drones

Considerada a segunda das três tecnologias com alto impacto no varejo e no e-commerce nos próximos anos, a utilização de drones já é realidade em fase piloto em algumas companhias como a Amazon (Prime Air) e o Google (Projeto Wing), porém é na startup Matternet que residem as maiores apostas. Com um drone autônomo (que não precisa de piloto) desenhado exclusivamente para transporte de mercadorias de até 1kg, num raio de 20km, seu custo por entrega é de US$ 1,50 para um tempo médio de entrega de 10 minutos contra US$ 11 em 40 minutos do melhor entregador (hoje em dia) nos EUA.

Drone

Impressoras 3D

Considerada a terceira das três tecnologias com alto impacto no varejo e no e-commerce nos próximos anos, as impressoras 3D prometem revolucionar a concepção e recebimento dos produtos por parte dos consumidores. Imagine não precisar esperar o produto chegar na sua casa, pois você poderá imprimi-lo diretamente? Imagine poder digitalizar seu corpo, sua casa, seu carro, seu gato e ter produtos customizados para eles? Admirável mundo novo ou Jetsons?

Frase de Bill Gates: “Normalmente nós superestimamos as mudanças que virão nos próximos dois anos e subestimamos as mudanças que ocorrerão nos próximos dez”.

A sociedade está preparada para as mudanças exponenciais que virão? Veremos nos próximos anos.

Por aqui, seguem minhas previsões do que vai acontecer em 2036:

1) Minha filha não vai tirar carteira de motorista quando fizer 18 anos.

2) Vou imprimir em 3D 50% das minhas compras em casa ou num hub próximo de casa. Os outros 50% chegarão por drone ou Uber selfdrive.

3) Antes de eu fazer qualquer compra (online ou offline) terei experimentado o produto por realidade virtual/aumentada.

4) Energias alternativas como solar e eólica serão mainstream deixando combustíveis fósseis como peças de museu.

5) Vou saber quais doenças tenho alta probabilidade de ter em 2056 para me prevenir desde 2036.

6) Vou passar minhas férias em Marte.

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Vabo Júnior

Sobre o autor: Luis Vabo Jr é diretor executivo da B2W Digital, Professor de Empreendedorismo na PUC-Rio, Empreendedor Endeavor, Vencedor do Prêmio E-Commerce Brasil na categoria Inovação, OPM pela Harvard Business School, Mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ, extensão na EMLyon na França e Engenheiro de Produção pela PUC-Rio.

Para ler o texto original do Luís Vabo Jr, publicado em 30/10/2015, e informar-se mais sobre o assunto e-commerce, clique em:
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/shop-org-2015-e-o-futuro-da-internet/

Para ler os textos anteriores em que abordei o tema e-commerce, clique em:

13/08/2013: Feira de Turismo X Feira de E-Commerce

11/06/2015: Aprendendo com quem está fora da crise

03/12/2014: 6 lições que aprendi na sede global da Amazon

06/05/2014: Lições do Vale do Silício

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Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

5 thoughts on “VIAGENS E TURISMO APROXIMA-SE DO E-COMMERCE

  1. Caro Vabo,

    Sou admirador de seus post´s embora não tenha comentado sobre eles nos últimos tempos,

    Sensacional a exposição do conteúdo, a forma como aborda os temas, acho que deveria ser a matéria de capa do Panrotas nas próximas 10 edições.

    Fica a dica ao Sr.Alcorta, para ver se os Players do nosso setor se atentam que necessitam fazer uma mudança radical na forma como tratam as questões de gestão no Brasil. (vide caso Designer,..entre outras Operadoras, Consolidadoras, etc, etc, )

    Casualmente estou fazendo MBA em Comportamento do Consumidor nos ambientes online e offline e o seu tema certamente vai contribuir também.

    A propósito, se não for muita pretensão, gostaria de dividir contigo dados do e-commerce no Brasil: http://www.profissionaldeecommerce.com.br/e-bit-numeros-do-e-commerce-no-brasil/

    Obrigado pelo espaço

    Tiago Bristot
    Mercatur Turismo ( Licenciado Reserve )

    1. Oi, Tiago,

      Obrigado por acompanhar o Blog e por suas palavras de estímulo, que me motivam a seguir adiante.

      Na verdade, o Panrotas é o grande merecedor de seus elogios, por abrir um espaço tão nobre para Blogueiros de assuntos tão variados, com qualidade de conteúdo.

      O que busco aqui (1 a 2 vezes por semabna) é honrar o tempo dos leitores, otimizar o espaço do Blog e manifestar as minhas opiniões, de forna clara, sobre o que vejo e acompanho no mercado de viagens e turismo, no Brasil e no mundo, e em outros mercados e segmentos econômicos.

      Ah, de vez em quando, escrevo também sobre outros assuntos para arejar o Blog…

      Obrigado uma vez mais por sua audiência e comentários.

      []’s

      Luís Vabo

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