Todo ano (ou em quase todos os anos) é a mesma coisa, basta vencer algum contrato de distribuição entre uma cia. aérea e um GDS para que a queda de braço reinicie.
É como uma daquelas sequências de filme, em que sabemos como termina e que haverá uma nova versão 2, 3, 4, reloaded, o filme etc. mais adiante, na renovação deste ou de outro contrato.
Não há nenhuma novidade nisso e nenhuma lição a tirar deste processo repetitivo, a não ser que permanece a relação de amor e ódio entre as partes, como já abordamos aqui algumas vezes.
Ou que a percepção de valor do serviço do GDS continua desproporcional ao preço cobrado, na visão das cias. aéreas, e isso também não é novidade.
A novidade neste caso, foi que o embate entre as partes contaminou a informação, pois os comunicados das empresas são claramente conflitantes:
LATAM (em 30/12/15): “A Tam e a Lan, …não podem garantir que todo conteúdo será corretamente exibido e disponibilizado nesse GDS (Amadeus). As empresas ressaltam que outros canais de distribuição, incluindo e-Tam no Brasil, Sabre e Travelport, permanecem inalterados…”
Este é um trecho do comunicado da Latam, que foi publicado pelo Panrotas e seguido de entrevista no mesmo dia, com o mesmo teor.
AMADEUS (em 04/01/16): “Assim, esclarecemos que as companhias aéreas do Grupo Latam continuarão disponíveis no sistema Amadeus a partir de 1º de janeiro de 2016, com o mesmo conteúdo — incluindo horários, disponibilidade, tarifas e serviços complementares — de qualquer outro GDS.”
Este trecho do comunicado do Amadeus também foi publicado no Panrotas, mas informou o oposto do que a cia. aérea havia esclarecido ao mercado 5 dias antes.
O embate comercial entre Latam e Amadeus, por si só, já causa desconforto ao mercado, em especial às agências clientes Amadeus, portanto acho que a desinformação gerada por comunicados conflitantes só piora o cenário.
Como ambas as empresas admitem que o contrato de distribuição permanece válido, apesar de não incluir o “full content”, acredito que os agentes de viagens merecem e aguardam um esclarecimento em comum acordo entre Latam e Amadeus.
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