O recente fenômeno de músicas populares do Brasil (não confundir com MPB) sendo difundidas pelo mundo de forma explosiva e, de certa forma, inexplicável, só se tornou possível graças à internet.
A cultura popular brasileira tem muito a se beneficiar desta nova forma de distribuição, que independe (até agora) de gravadoras, verbas de marketing e outros investimentos típicos da disseminação cultural do século passado, muito concentrada em “hubs” poderosos.
Tendo Michel Teló como caso mais conhecido, outros cantores brasileiros (como Gustavo Lima) estão seguindo a mesma receita e conseguindo, uns mais, outros menos, algum espaço nos mercados internacionais, mesmo que de forma ainda efêmera e pouco consistente.
Da Argentina (onde escutei “Ai se eu te pego” no interior de Tupungato) até Israel (onde até soldados do exército foram flagrados dançando e acabaram no You Tube), as músicas brasileiras puxam o interesse por nossa cultura, idioma, moda, novelas e filmes, entre outros.
Este fenômeno, associado à explosão de consumo dos turistas brasileiros no exterior, atrai a atenção do mundo para o nosso país, gerando curiosidade e interesse, condição inicial para a exploração do turismo nacional.
Trata-se de mais um fator positivo à atual corrente favorável à nossa economia, no geral, e ao turismo, em especial, que não deve ser desconsiderado.
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Luis, sobre seu comentário em que o Brasil “…atrai a atenção do mundo …” saberemos usar bem este interesse? Ou ficaremos apenas no “Ai se eu te pego, ai ai”?
Acho que o brasileiro já saiu do “berço explêndido” e está agora mais consciente das oportunidades e que estas devem ser bem exploradas e conduzidas pois por si só não geram frutos duradouros.
Espero que o Turismo tenha braços, tecnologia e cérebro para aproveitar esta linda onda. E lucrar com ela, sem desperdícios.
Abraços,
Tadeu
Pois é isso, Tadeu,
A divulgação “espontânea” dos hábitos culturais, os populares em especial, são uma forma imbatível de atração turística.
É imperioso sabermos utilizar isso em benefício do turismo brasileiro.
[]’s
Luís Vabo
Oi Luis
Essa praga tb chegou aqui na Alemanha e esta em quarto lugar das mais escutadas. O dificil eh explicar para os alemaes o que significa “ai se eu te pego”. O meu antidoto eh apresentar Maria Gaidu e o Shimbamaie…
Abracao
PS,
Tenta então explicar aos brasileiros qual a graça de uma bandinha tirolesa como esta: http://www.youtube.com/watch?v=fvqDEvHMWe0&feature=youtube_gdata_player
Diferença cultural é complicado, mas é justamente isso que atrai o turista, né não?
[]’s
Luís Vabo
P.S.: Vem pro LACTE? E pro Fórum Panrotas?
Grande Paulão
Apenas uma questão de ordem: é Maria Gadu e a música é Shimbalaiê !! hahahahaha
Abração
Vabo Jr
Luis, esse teclado da Apple me apronta 🙂 mas voltando ao debate serio, levamos anos para afastar a imagem do Brasil como um pais das bundas e agora infelizmente “ai se eu te pego” traz de volta esse estereotipo…
Abracao
PS
Oi Luis
Essa praga tb chegou aqui na Alemanha e esta em quarto lugar das mais escutadas. O dificil eh explicar para os alemaes o que significa “ai se eu te pego”. O meu antidoto eh apresentar Maria Gaidu e o Shimbamaie…
Abracao
PS,
Tenta então explicar aos brasileiros qual a graça de uma bandinha tirolesa como esta: http://www.youtube.com/watch?v=fvqDEvHMWe0&feature=youtube_gdata_player
Diferença cultural é complicado, mas é justamente isso que atrai o turista, né não?
[]’s
Luís Vabo
P.S.: Vem pro LACTE? E pro Fórum Panrotas?
Grande Paulão
Apenas uma questão de ordem: é Maria Gadu e a música é Shimbalaiê !! hahahahaha
Abração
Vabo Jr
Luis, esse teclado da Apple me apronta 🙂 mas voltando ao debate serio, levamos anos para afastar a imagem do Brasil como um pais das bundas e agora infelizmente “ai se eu te pego” traz de volta esse estereotipo…
Abracao
PS