Sim, existem outras variáveis para definir a escolha do passageiro, como serviço de bordo, qualidade do equipamento, segurança etc.
Faltam 65 dias para as cias. aéreas passarem a informar, na oferta do serviço, o seu percentual de atraso (conforme medição da ANAC), em seus diversos canais de distribuição (internet, guichês de atendimento, telefone etc).
A divulgação do percentual de atraso para cada trecho de voo deverá ser feita na fase inicial do processo de venda, ou seja, após a seleção do itinerário e da data do voo e antes de concluída a reserva e a emissão.
Entendo que as cias. aéreas, cientes da Resolução nº 218/2012, expedida em 28/02/12 pela ANAC, providenciem a integração online dos dados do referido relatório de atrasos de voos, com seus variados sistemas de reservas, permitindo que toda a cadeia de distribuição possa preparar-se em tempo hábil.
Mas fica uma pergunta:
Se além do preço e do horário do voo, o percentual de atraso da cia. aérea naquele trecho também passou a ser considerado item importante para a escolha do passageiro, outros indicadores também poderiam ser considerados:
– Qualidade do serviço de bordo
– Idade média da frota
– Índice de segurança
Afinal todos são índices e, como tais, são variáveis subjetivas que não garantem o seu cumprimento naquele voo selecionado…
Afinal, esta resolução da ANAC é um avanço ou um pequeno passo rumo ao interesse do consumidor?
.
Meu Caro, esta resolução é resultante da falta do que fazer por parte da ANAC….. Tanta coisa mais importante….
Robson,
Até percebo importância na transformação do quesito pontualidade em uma variável de decisão do consumidor.
O que questiono é se outros quesitos, como histórico de segurança por exemplo, não são também importantes para muitos passageiros (em especial os de primeira viagem)…
[]’s
Luís Vabo
Concordo plenamente com você.
Meu Caro, esta resolução é resultante da falta do que fazer por parte da ANAC….. Tanta coisa mais importante….
Robson,
Até percebo importância na transformação do quesito pontualidade em uma variável de decisão do consumidor.
O que questiono é se outros quesitos, como histórico de segurança por exemplo, não são também importantes para muitos passageiros (em especial os de primeira viagem)…
[]’s
Luís Vabo
Concordo plenamente com você.
Luis, boa tarde
O item segurança é um dos mais importantes para a maioria dos passageiros, pois esta provado que voar ainda gera insegurança para os mesmos.
Mas quem teria acesso a manutenção dos equipamentos, quem garantiria que tudo esta sendo feito de acordo com os manuais, sem falar na tripulação que as vezes trabalha mais horas que a lei permite?
Leis temos de sobra, mas o cumprimento delas é que são o problema.
Selos de qualidade já temos aos montes, mas infelizmente alguns deles tem preço.
Mesmo no item pontualidade, se analizarmos o numero de atrazos pelo numero de voos, o percentual é baixo, mas justamente quando estamos esperando pela chamada de embarque vem a noticia…..seu voo esta atrazado……
abs
Eduardo
Eduardo,
Penso que a ANAC tem metodologia internacional para medição de segurança das cias. aéreas, que provavelmente não leva em consideração fiscalização de procedimentos, oficinas, máquinas ou pessoas, mas sim o índice de ocorrências (ou incidentes) de segurança com aeronaves de cada cia.
Certamente um bom índice de pontualidade não é garantia de que seu voo será pontual, mas haverá uma tendência natural das cias. aéreas em trabalhar para melhorar um quesito que estará na “cara do gol”, no momento da decisão de compra…
Pode funcionar à médio prazo.
[]’s
Luís Vabo
Luis, boa tarde
O item segurança é um dos mais importantes para a maioria dos passageiros, pois esta provado que voar ainda gera insegurança para os mesmos.
Mas quem teria acesso a manutenção dos equipamentos, quem garantiria que tudo esta sendo feito de acordo com os manuais, sem falar na tripulação que as vezes trabalha mais horas que a lei permite?
Leis temos de sobra, mas o cumprimento delas é que são o problema.
Selos de qualidade já temos aos montes, mas infelizmente alguns deles tem preço.
Mesmo no item pontualidade, se analizarmos o numero de atrazos pelo numero de voos, o percentual é baixo, mas justamente quando estamos esperando pela chamada de embarque vem a noticia…..seu voo esta atrazado……
abs
Eduardo
Eduardo,
Penso que a ANAC tem metodologia internacional para medição de segurança das cias. aéreas, que provavelmente não leva em consideração fiscalização de procedimentos, oficinas, máquinas ou pessoas, mas sim o índice de ocorrências (ou incidentes) de segurança com aeronaves de cada cia.
Certamente um bom índice de pontualidade não é garantia de que seu voo será pontual, mas haverá uma tendência natural das cias. aéreas em trabalhar para melhorar um quesito que estará na “cara do gol”, no momento da decisão de compra…
Pode funcionar à médio prazo.
[]’s
Luís Vabo
Desculpe mas discordo.
Acho que trata-se de recuperar algo que já era feito (não tão detalhado, é verdade) e deixou de ser.
E é informação relevante sim para todos os nossos clientes. Claro que não é a única informação relevante, nem sequer a mais relevante.
Mas da mesma forma que ninguém nos pede o mais caro ninguém nos pede voo que atrase.
E acredito que fará melhorar o controle e posteriormente a governança das próprias cias. aéreas. A partir daí novas cobranças e exigências virão.
Só lamento que tenha que vir por força de lei. Basta ver a quantidade de relatórios e outros serviços que as TMCs oferecem aos clientes para percebermos que só levar gente de um lado para o outro é muito pouco no ambiente de viagens corporativas, maior mercado de qualquer cia. aérea regular no Brasil.
É bem por aí, Adriano,
Também acho que a medida trará um efeito doutrinador, estimulando as cias. aéreas a buscar melhorias nos índices de pontualidade.
[]’s
Luís Vabo
Desculpe mas discordo.
Acho que trata-se de recuperar algo que já era feito (não tão detalhado, é verdade) e deixou de ser.
E é informação relevante sim para todos os nossos clientes. Claro que não é a única informação relevante, nem sequer a mais relevante.
Mas da mesma forma que ninguém nos pede o mais caro ninguém nos pede voo que atrase.
E acredito que fará melhorar o controle e posteriormente a governança das próprias cias. aéreas. A partir daí novas cobranças e exigências virão.
Só lamento que tenha que vir por força de lei. Basta ver a quantidade de relatórios e outros serviços que as TMCs oferecem aos clientes para percebermos que só levar gente de um lado para o outro é muito pouco no ambiente de viagens corporativas, maior mercado de qualquer cia. aérea regular no Brasil.
É bem por aí, Adriano,
Também acho que a medida trará um efeito doutrinador, estimulando as cias. aéreas a buscar melhorias nos índices de pontualidade.
[]’s
Luís Vabo
Pois eu creio, sinceramente, que a medida é “falta do que fazer”. Estavam sem tema para trabalhar e maquiaram o dia a dia, com uma informação inocua. O que impede de um voo com “alto indice de pontualidade” atrasar bem na “minha” viagem?? Afinal a Lei de Murphy é inexorável….e sempre funciona pois essa é uma lei sobre a qual o senado nao tem poder para “alterar”.
Oldemar,
Informações baseadas em índices são utilizadas para tudo, independentemente de seu acerto…
Mesmo sabendo da lei de Murphy, para os mesmos preços e mesmo horário, você escolheria uma cia. aérea com 15% ou outra com 5% de voos atrasados para o trecho do voo?
[]’s
Luís Vabo
Pois eu creio, sinceramente, que a medida é “falta do que fazer”. Estavam sem tema para trabalhar e maquiaram o dia a dia, com uma informação inocua. O que impede de um voo com “alto indice de pontualidade” atrasar bem na “minha” viagem?? Afinal a Lei de Murphy é inexorável….e sempre funciona pois essa é uma lei sobre a qual o senado nao tem poder para “alterar”.
Oldemar,
Informações baseadas em índices são utilizadas para tudo, independentemente de seu acerto…
Mesmo sabendo da lei de Murphy, para os mesmos preços e mesmo horário, você escolheria uma cia. aérea com 15% ou outra com 5% de voos atrasados para o trecho do voo?
[]’s
Luís Vabo
Caro Luis
boa tarde, antes de comentar a respeito do “blog”, vejo que está em bom estado e que a Dra. tem desempenhado muito bem o papel de “cuidar de voce”.
Sorry, mas realmente concordo com o colega Robson….a ANAC…não tem nada mais importante para se preocupar….tipo quando se chega a SP GRU e não tem finger disponivel…os passageiros ficam mais de meia hora esperando que haja um onibus para descer do avião !!!!!! UM VERDADEIRO INSULTO e DESRESPEITO.
Voltando ao seu post, referente ao “percentual”…dá vontade de rir e acho que começo a acreditar em coelhinho da Pascoa…me desculpe Luis, acho até que voce tem um Q.I. acima da média para acreditar no cumprimento dessa norma !!! será que voce teve um lapso geografico achando que estamos na Suiça?
forte abraço…..e melhore logo
Rocco,
Hoje retornei ao PA Unimed e refiz o hemograma: tive dengue mesmo, mas estou me recuperando bem e rapidamente (plaquetas e hematócritos já normalizados).
Quanto ao índice de pontualidade das cias. aéreas constar como informação para o cliente, penso que poderá ajudar, se adequadamente aplicado.
Vamos aguardar pra ver.
[]’s
Luís Vabo
Caro Luis
boa tarde, antes de comentar a respeito do “blog”, vejo que está em bom estado e que a Dra. tem desempenhado muito bem o papel de “cuidar de voce”.
Sorry, mas realmente concordo com o colega Robson….a ANAC…não tem nada mais importante para se preocupar….tipo quando se chega a SP GRU e não tem finger disponivel…os passageiros ficam mais de meia hora esperando que haja um onibus para descer do avião !!!!!! UM VERDADEIRO INSULTO e DESRESPEITO.
Voltando ao seu post, referente ao “percentual”…dá vontade de rir e acho que começo a acreditar em coelhinho da Pascoa…me desculpe Luis, acho até que voce tem um Q.I. acima da média para acreditar no cumprimento dessa norma !!! será que voce teve um lapso geografico achando que estamos na Suiça?
forte abraço…..e melhore logo
Rocco,
Hoje retornei ao PA Unimed e refiz o hemograma: tive dengue mesmo, mas estou me recuperando bem e rapidamente (plaquetas e hematócritos já normalizados).
Quanto ao índice de pontualidade das cias. aéreas constar como informação para o cliente, penso que poderá ajudar, se adequadamente aplicado.
Vamos aguardar pra ver.
[]’s
Luís Vabo
Creio que estamos querendo ser mais realistas que o Rei. Essa medida pode não ajudar, mas o que me ocorre perguntar é: atrapalha? Não acho que vá resolver, mas, acredito ser mais um passo, mais um item a ser levado em conta, não como fator decisivo de compra (não acredito que ele tenha esse poder), mas como informação que vai me ajudar a construir minha expectativa para aquele voo. Vou gostar de saber se o voo que pretendo pegar tem longo histórico de atraso ou se costuma ser pontual, ué? Qual é o problema? Quanto à Lei de Murphy, esse cínico que se transformou em meu melhor amigo tal é a frequência com que aparece na minha vida, acho que vale a pena, de vez em quando, ignorá-lo. Afinal até Murphy está sujeito à lei das probabilidades, ou não?
Abraço.
Ok, Rui,
Mas e quanto ao índice de segurança? Não poderia também ser divulgado da mesmíssima forma?
[]’s
Luís Vabo
Sem dúvida Vabo. O que quis dizer é que não acho que divulgar o índice de atraso seja inútil. Quanto mais indicadores tivermos, melhores escolhas podemos fazer.
Abs
Creio que estamos querendo ser mais realistas que o Rei. Essa medida pode não ajudar, mas o que me ocorre perguntar é: atrapalha? Não acho que vá resolver, mas, acredito ser mais um passo, mais um item a ser levado em conta, não como fator decisivo de compra (não acredito que ele tenha esse poder), mas como informação que vai me ajudar a construir minha expectativa para aquele voo. Vou gostar de saber se o voo que pretendo pegar tem longo histórico de atraso ou se costuma ser pontual, ué? Qual é o problema? Quanto à Lei de Murphy, esse cínico que se transformou em meu melhor amigo tal é a frequência com que aparece na minha vida, acho que vale a pena, de vez em quando, ignorá-lo. Afinal até Murphy está sujeito à lei das probabilidades, ou não?
Abraço.
Ok, Rui,
Mas e quanto ao índice de segurança? Não poderia também ser divulgado da mesmíssima forma?
[]’s
Luís Vabo
Sem dúvida Vabo. O que quis dizer é que não acho que divulgar o índice de atraso seja inútil. Quanto mais indicadores tivermos, melhores escolhas podemos fazer.
Abs
Luis,
Frequentemente estava na Ponte RJ-SP para uma ou duas reuniões voltando ao final do dia. Ao determinar quais vôos gostaria, sempre levava em conta o transito, (infernal) de SP, mas quase nunca a pontualidade. Cansado dos atrasos constantes de uma mesma cia aérea, passei a “frequentar” outras, mesmo que o preço não fosse o fator decisivo. Qual minha surpresa foram os “artificios” usados por algumas para manter o índice de pontualidade:
> uma sempre anunciava: Fechamos as portas pontualmente…. E ficavamos de portas fechadas dentro da aeronave, parados no pátio.
> outras eram mais criativas, sempre que o vôo estava perto de atrasar, o mesmo era “cancelado” e era imediatamente substituido por outro com o horario mais ” flexível” para a cia.
Isto sem contar que independente da cia aérea, Ponte SP-RJ sexta no final do dia seu vôo certamente vai atrasar, por conta dos problemas amplamente discutidos e sabidos de CGH.
Então eu me pergunto se além do % de pontualidade da cia não deveríamos ser informados do % de pontualidade dos aeroportos brasileiros por horário. Ou seja, a Infraero também não deveria mostrar quão eficiente ela serve aos passageiros, nós que pagamos caro pelo uso desta infraestrutura inadequada?
Esses são meus 50cents.
Estimo suas melhoras.
Abraços
Paulo
Corretíssima sua observação, Paulo,
A Avianca utiliza essa estratégia de fechar a porta no horário, justamente porque este é o indicador considerado pela ANAC para a medição de cumprimento, pela cia. aérea, do horário de saída da aeronave. A partir daí, o atraso é imputado à tráfego no pátio, tráfego aéreo, problemas climáticos ou outros impedimentos aeroportuários.
Ou seja, a prevalecer a busca da redução do índice de atrasos, todas as cias. aéreas tenderão a utilizar estratégia semelhante…
É esperar pra ver.
[]’s
Luís Vabo
Luis,
Frequentemente estava na Ponte RJ-SP para uma ou duas reuniões voltando ao final do dia. Ao determinar quais vôos gostaria, sempre levava em conta o transito, (infernal) de SP, mas quase nunca a pontualidade. Cansado dos atrasos constantes de uma mesma cia aérea, passei a “frequentar” outras, mesmo que o preço não fosse o fator decisivo. Qual minha surpresa foram os “artificios” usados por algumas para manter o índice de pontualidade:
> uma sempre anunciava: Fechamos as portas pontualmente…. E ficavamos de portas fechadas dentro da aeronave, parados no pátio.
> outras eram mais criativas, sempre que o vôo estava perto de atrasar, o mesmo era “cancelado” e era imediatamente substituido por outro com o horario mais ” flexível” para a cia.
Isto sem contar que independente da cia aérea, Ponte SP-RJ sexta no final do dia seu vôo certamente vai atrasar, por conta dos problemas amplamente discutidos e sabidos de CGH.
Então eu me pergunto se além do % de pontualidade da cia não deveríamos ser informados do % de pontualidade dos aeroportos brasileiros por horário. Ou seja, a Infraero também não deveria mostrar quão eficiente ela serve aos passageiros, nós que pagamos caro pelo uso desta infraestrutura inadequada?
Esses são meus 50cents.
Estimo suas melhoras.
Abraços
Paulo
Corretíssima sua observação, Paulo,
A Avianca utiliza essa estratégia de fechar a porta no horário, justamente porque este é o indicador considerado pela ANAC para a medição de cumprimento, pela cia. aérea, do horário de saída da aeronave. A partir daí, o atraso é imputado à tráfego no pátio, tráfego aéreo, problemas climáticos ou outros impedimentos aeroportuários.
Ou seja, a prevalecer a busca da redução do índice de atrasos, todas as cias. aéreas tenderão a utilizar estratégia semelhante…
É esperar pra ver.
[]’s
Luís Vabo
Caro Luis,
É importante que exista o diferencial na prestação de serviço para que o cliente possa escolher a aérea que melhor venha atender suas expectativas. A margem de atraso existente em vôos (programação x atrasos) será importante para a avaliação num conceito geral das cias aéreas, entretanto, os serviços prestados como você citou:
– Qualidade do serviço de bordo
– Idade média da frota
– Índice de segurança
São tópicos que, até então não fazem parte do contrato de prestação de serviço que prevê o transporte do passageiro e/ou carga no horário e data estipulados, feitos da origem ao destino sem causar qualquer dano, atraso ou prejuízo ao cliente, de maneira que todos os demais ítens, incluindo também, limpeza da aeronave, apresentação dos pessoal de bordo, atendimento, gramatura/quantidade/conteúdo da refeição, extravio/violação de bagagem, suporte ao cliente, serviço de terra…..etc etc etc. Tudo isso analisado e vivido pelo o cliente na integra é que fará o diferencial para a escolha desta ou aquela aérea. Indiscutivelmente o fator financeiro poderá dificultar a escolha do passageiro pela cia que mais o agrada uma vez que as empresas estão fazendo promoções agressivas no sentido de ter o cliente em seus vôos e isso desmascara (em termos) a verdadeira imagem que a empresa tem diante de seu público alvo. Seguramente, a divulgação do índice proposto pela ANAC será um ferramenta que poderá ajudará e muito tanto o agente de viagem, como as secretárias e por fim, o usuário final.
Obrigado por sua participação, Eliana,
Concordo com suas ponderações.
[]’s
Luís Vabo
Caro Luis,
É importante que exista o diferencial na prestação de serviço para que o cliente possa escolher a aérea que melhor venha atender suas expectativas. A margem de atraso existente em vôos (programação x atrasos) será importante para a avaliação num conceito geral das cias aéreas, entretanto, os serviços prestados como você citou:
– Qualidade do serviço de bordo
– Idade média da frota
– Índice de segurança
São tópicos que, até então não fazem parte do contrato de prestação de serviço que prevê o transporte do passageiro e/ou carga no horário e data estipulados, feitos da origem ao destino sem causar qualquer dano, atraso ou prejuízo ao cliente, de maneira que todos os demais ítens, incluindo também, limpeza da aeronave, apresentação dos pessoal de bordo, atendimento, gramatura/quantidade/conteúdo da refeição, extravio/violação de bagagem, suporte ao cliente, serviço de terra…..etc etc etc. Tudo isso analisado e vivido pelo o cliente na integra é que fará o diferencial para a escolha desta ou aquela aérea. Indiscutivelmente o fator financeiro poderá dificultar a escolha do passageiro pela cia que mais o agrada uma vez que as empresas estão fazendo promoções agressivas no sentido de ter o cliente em seus vôos e isso desmascara (em termos) a verdadeira imagem que a empresa tem diante de seu público alvo. Seguramente, a divulgação do índice proposto pela ANAC será um ferramenta que poderá ajudará e muito tanto o agente de viagem, como as secretárias e por fim, o usuário final.
Obrigado por sua participação, Eliana,
Concordo com suas ponderações.
[]’s
Luís Vabo
Oi Luis, primeira vez que escrevo em teu Blog sempre acompanho teus posts. Sobre o tema que você escreveu, vou lhe fazer uma pergunta: Você já sabe se as Cias aéreas vão disponibilizar os dados via sua rede de distribuição mais especificamente via Webservices?
Não consigo imaginar que as cias. aéreas não o façam via webservices…
Saberei ao certo amanhã e postarei aqui no comentário.
[]’s
Luís Vabo
Oi Luis, primeira vez que escrevo em teu Blog sempre acompanho teus posts. Sobre o tema que você escreveu, vou lhe fazer uma pergunta: Você já sabe se as Cias aéreas vão disponibilizar os dados via sua rede de distribuição mais especificamente via Webservices?
Não consigo imaginar que as cias. aéreas não o façam via webservices…
Saberei ao certo amanhã e postarei aqui no comentário.
[]’s
Luís Vabo