SELF-SERVICE NAS AGÊNCIAS DE VIAGENS

Não é de hoje que o conceito de autosserviço vem dominando o mercado consumidor de produtos e serviços, de uma forma geral.

Desde que os supermercados descobriram que sai muito mais barato expor produtos para os clientes escolherem, que o conceito vem crescendo e sendo aplicado nos caixas automáticos dos bancos, nos restaurantes a kilo, nas farmácias e lojas de roupas, entre muitos outros.

Com a internet, essa tendência passou a ser realidade em uma infinidade de segmentos econômicos, já que tudo adquirido na web depende, total ou parcialmente, do autosserviço do consumidor.

Nas agências de viagens não é diferente.

Na verdade, poucas atividades permitem tamanho grau de automação e self-service quanto a organização de viagens e de turismo, incluindo a reserva e emissão de passagens aéreas, hospedagens etc.

Daí expressões como Self-Booking, Self-Ticket e Fast-Ticket terem se tornado comuns entre os agentes de viagens e seus clientes, sejam de turismo ou de viagens corporativas.

Por um momento, o agente de viagens preocupou-se com essa tendência do cliente resolver tudo sozinho pela internet, abrindo mão de seu conhecimento e experiência.

Seu receio era de que os clientes buscariam essas reservas online diretamente nos sites dos fornecedores, ávidos por reduzir (ou eliminar) o que chamam custo de distribuição…

Este receio veio confirmar-se, pois nunca as cias. aéreas e hotéis venderam tão diretamente ao consumidor final quanto agora, mas junto veio a possibilidade das agências de viagens também  oferecerem autosserviço pela internet, o que já é relativamente comum também no Brasil.

Portanto, penso que o padrão de self-booking será, cada vez mais, a tônica na atividade de agenciamento de viagens e turismo, no Brasil e no mundo e, disso, não há mais como escapar.

Bem ao contrário, vem ganhando terreno os agentes que perceberam isso antes e se especializaram  no oferecimento desse tipo de serviço pela internet.

Descobriram, enfim, que podem utilizar a tecnologia do autosserviço em benefício de seus clientes e, por consequência, de suas empresas.

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Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

6 thoughts on “SELF-SERVICE NAS AGÊNCIAS DE VIAGENS

  1. Caro Vabo
    boa tarde e boa semana
    Essa palavra SELF veio para fincar o pé, no dia a dia das pessoas, falta criarem o SELF-SALARY / SELF-MONEY / E OUTROS TANTOS. Ao mesmo tempo que facilita a vida, tira o emprego de muita gente que acaba sendo substituida por ela.
    É por um lado triste, mas é o preço do progresso e da tecnologia que avança a passos largos, e como voce gosta de usar muito dessas palavras….temos que NOS INVENTAR !!! SER CRIATIVOS !!! INOVADORES….me dê sua luz de Pardal, pois eu já não sei mais o que sobrou disso tudo …há muito tempo.
    forte abraço

    1. Grande Rocco,

      Sempre inspirado nos comentários.

      É isso mesmo, o autosserviço, ou “self-qualquer coisa”, veio pra ficar e não é exclusividade do turismo.

      Você, Marcello, a Tivolitur e sua equipe já se reinventaram há algum tempo e criatividade faz parte disso.

      []’s

      Luís Vabo

  2. Caro Luis Vabo,
    Sempre gostei muito dos seus posts, e por isso comumentemente eu leio.
    Apesar de concordar em termos com vc neste, me senti constrangido em lê-lo.
    Ha algum tempo atras li aqui no site do Panrotas uma discussao sobre “jabá”, e esse seu post é no minimo anti-etico. Me pareceu um marketing desnecessario da sua tao ilibada e competente empresa.
    Tenho certeza, e nao discuto, que vc nao precisa disso nowadays.
    ats
    Renato

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