FLORES, CORES, SABORES E PERFUMES DO PARAÍSO

Paraíso é uma dessas palavras com enorme força interior, que se expressam por seu próprio conceito, sobre o qual não pairam dúvidas…

Existem bons, ótimos, excelentes lugares, como existem locais maravilhosos, fantásticos, espetaculares, mas qualquer um desses conceitos admite algum grau de intensidade, como também podem variar, de pessoa para pessoa.

Acima desses, existe ainda o lugar chamado “paradisíaco”, ou seja, com alguma semelhança com o que se imagina ser um paraíso.

Mas se você deseja qualificar, de forma realmente inquestionável, um lugar que, para você, é especial, absoluto, único, chame este lugar simplesmente de “o paraíso”.

Paraíso não aceita dúvida: é o paraíso e pronto !

Paraíso é o lugar onde não existem problemas ou defeitos, somente virtudes, beleza e harmonia.

Enfim, é o lugar para onde vão os bons e os justos (tem conceito mais esclarecedor do que este?).

Resumindo, é o lugar perfeito…

Por tudo isso, do ponto de vista do bem estar, afirmo que este lugar onde estamos agora, a ilha de Taha’a, no Tahiti, é o meu Paraíso na Terra !

Como dizem que para chegar ao paraíso é necessário passar pelo purgatório, com certeza a distância e o tempo da viagem exerceram este papel:
1 – RIO/GRU – TAM (1h)
2 – Conexão (3h)
3 – GRU/SCL – LAN (4h)
4 – Conexão (5h)
5 – SCL/PPT – LAN (13h)
6 – Conexão (24h)
7 – PPT/Raiatea – Air Tahiti (1h)
8 – Conexão (1h)
9 – Raiatea/Taha’a – Lancha (40min)

Mas a Ilha de Taha’a está valendo cada minuto deste esforço !!

Durante o planejamento desta viagem, muitos amigos me perguntaram o que cariocas, que moram na praia da Barra da Tijuca (eleita entre as 10 melhores praias urbanas do Brasil), queriam fazer no Tahiti…

Alegavam que o Tahiti é programa para quem não mora perto de praia e que, no final das contas, “praia é praia e o Tahiti não deve ser tão diferente assim”…

Ledo engano: quanta diferença !

Tahiti é destino para quem adora praia, mesmo que more em frente a uma.

Todas as informações que eu reunia sobre a Polinésia Francesa, suas praias inigualáveis, sua natureza exuberante, suas flores abundantes e suas cores generosas (do céu, do mar, da areia, dos peixes, da vegetação, da comida, etc) foram superadas pelo choque visual “ao vivo”, de toda essa manifestação conjunta da natureza…

Some-se a tudo isso o fato de estarmos hospedados no Le Taha’a, um Relais & Chateaux de origem francesa (incluindo culinária, decoração, charme), com um autêntico Spa tahitiano, bangalôs sobre a água, praia privativa, entre outros atrativos já conhecidos.

Como o turismo é a principal atividade econômica do arquipélago, os nativos são sempre gentis e empenham-se em demonstrar amabilidade.

Interessantes também as famosas fazendas de pérolas (pearl farms) do Tahiti, verdadeiros criadouros subaquáticos que, aqui, produzem as chamadas “black pearls” (pérolas negras) que, apesar da base sempre escura, atingem variados matizes, que vão do verde ao prata.

Diferentes das pérolas brancas japonesas e das pérolas amareladas australianas, mais abundantes, as pérolas tahitianas são cultivadas quase artesanalmente e, por isso, são as mais raras e valorizadas do mundo.

Entre os diversos momentos mágicos, assistimos, estupefatos, a beleza única do por do sol em Taha’a, a qual, no entanto, não resistiu à verdadeira poesia que é o amanhecer neste lugar, com o sol mansamente revelando a beleza das cores do mar do Pacífico, azul turqueza se olhado ao longe e inacreditavelmente transparente, quando olhado de perto.

Por último, paira no ar um aroma adocicado, um leve perfume oriundo das plantações de baunilha, características de Raiatea, ingrediente também dos óleos aromatizantes utilizados nas sessões de massagem do Spa.

Algumas pessoas, quando estão diante de tantos atributos reunidos num só lugar, tendem a buscar ou imaginar defeitos e, por isso, antecipo:
– a água do mar, nem fria nem morna, é a mais agradável que já experimentei.
– o mar é calmo, quase uma piscina natural.
– os peixes, abundantes e coloridos, povoam até a beira das praias.
– a vegetação é exuberante e preservada.
– o clima, nesta época do ano, é ameno, com sol e brisa fresca.
– os preços…, bem, até o paraiso tem seu preço…

Amanhã, vamos à Bora-Bora, mas o meu paraíso pessoal, definitivamente, fica em Taha’a, ao lado da Ilha de Raiatea, norte da Polinesia Francesa.

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

9 thoughts on “FLORES, CORES, SABORES E PERFUMES DO PARAÍSO

  1. Caros Luis & Solange
    Para quem esteve por 2 vezes no Tahiti, sua brilhante dissertação acima, vem confirmar o que senti quando estive por lá, voces não poderiam ter escolhido melhor lugar no planeta, para comemorar seu meio seculo.
    Fiquei super contente que minhas “surpresas” encomendadas para voce, se concretizaram da forma desejada, foi a maneira de demonstrar o apreço e carinho que tenho por voces, mesmo a grande distancia, com tanta tecnologia podemos chegar a lugares distantes, e nos fazermos presente em datas especiais.
    Voces vão ainda desfrutar de outra beleza que é BORA BORA, não é necessário dizer APROVEITEM e mandem noticias
    ALOHA

  2. Queridos amigos Luís e Solange (será que teve uma ajudazinha dela neste texto cheio de poesia ????)
    Adorei e visualizei tudo ! Mas que precisa de fotos, isto lá precisa ! Conta mais ! Como é aquele esquema de trazerem o café da manhã no bangalô ? E as dicas valiosas para quem não puder ficar no Taha´a ? Tem outros hotéis que dariam uma experiência semelhante ? Pode responder entre um mergulho e outro !!!! Beijo grande

  3. Helô,

    Solange mais que me ajudou no texto, ela foi e é minha inspiração, sem a qual o paraíso não teria sentido.

    Retratar o paraíso com fotos seria muito fácil… para um repórter fotográfico… 🙂

    Como você “adorou e visualizou tudo”, acho que consegui passar o que senti…

    O café da manhã chegando de canoa é curioso, em especial pela forma carinhosa que o canoeiro e a mocamba, enfeitados com flores, fazem o serviço.

    Para usufruir do paraíso na Ilha de Taha’a, recomendo o Le Taha’a, embora existam hotéis menores e mais simples.

    O Le Taha’a ocupa uma ilha privativa e vale as 55 horas de viagem…!

    Em tempo: mostrarei as fotos, após selecionar, no final da viagem, aqui no Blog, num “post fotográfico”.

    Bjs,

    Luís Vabo

  4. Luis e Solange

    Você acaba de achar a praia para comprar uma casa e convidar os amigos.
    Não esquece 5 suites, barco na porta avião particular , etc
    Abs
    EDMAR e Celeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *