NO BRASIL: GDS 1 X 1 DIRECT CONNECT

A luta continua…

Quando o mercado acreditava que os GDSs finalmente retomaram, no Brasil,  o caminho da hegemonia na distribuição das cias. aéreas, eis que surge um inesperado movimento no sentido oposto.

A volta da TAM para os GDSs sinalizou que o modelo “direct connect” poderia estar com os dias contados no Brasil, apesar da forte resistência da Gol, responsável por mais de 1/3 do movimento aéreo doméstico.

Quando a Gol adquiriu a Webjet, o modelo de distribuição própria, via XML, recebeu mais alguns poucos pontos percentuais de market-share, mas ainda não suficientes para impactar a enorme oportunidade que a TAM ofereceu aos GDSs, que voltaram a disputar, na base do incentivo por segmentação, a preferência dos agentes de viagens.

Mas quando a Avianca anunciou, ainda à boca miúda, que retornará aos GDSs a partir de outubro deste ano, com previsão de migração completa em 12 meses, parecia que a Gol/Webjet ficaria isolada, entre as grandes, na opção do controle estratégico da distribuição, via conexão direta.

Apesar da Trip ter buscado, recentemente, uma alternativa híbrida, similar à da TAM (distribuir via GDS e via “direct connect”) , ninguém poderia imaginar (nem os GDSs), que sua fusão com a Azul traçaria um outro caminho, aproximando a distribuição da Azul/Trip àquela da Gol/Webjet, ambas pelo modelo exclusivamente  “direct connect” através da tecnologia Navitaire.

Aliás, entre as primcipais empresas especializadas em sistemas “direct connect” com operações no Brasil, MySky, TTS e Navitaire, esta já detém (com Gol, Webjet, Azul e Trip) mais de 80% de nosso mercado e, provavelmente, uma crescente fatia do mercado aéreo latinoamericano, ao considerarmos que Interjet e VivaAerobus, ambas do Mexico, também usam sua plataforma.

O fato é que, após grande avanço do modelo GDS, com o retorno da TAM, a disputa conceitual sobre qual o melhor modelo de distribuição de conteúdo aéreo para o mercado consumidor de viagens, até este momento, está dando empate no Brasil.

Resta saber o que os futuros movimentos de fusões e aquisições entre cias. aéreas, que certamente continuarão, tendem a representar no tabuleiro da distribuição, jogo que impacta toda a indústria de viagens e turismo. no Brasil e no mundo.

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Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

3 thoughts on “NO BRASIL: GDS 1 X 1 DIRECT CONNECT

  1. Prezado Luís,

    Boa tarde. Realmente é uma dança de cadeiras. Mesmo sendo uma cia internacional, o caso American x Farelogic x GDS também está impactando nós aqui no Brasil que temos mais um player para desenvolver conexão. Falando nisso do seu lado as empresas estão passando a usar Farelogic ou continuam via GDS ?

    Estou na expectativa mesmo é com a decisão da TAM…será que volta para o Sabre, como fez a LAN estes dias ou vai continuar no Amadeus ?

    Aproveitando o gancho e sua aspiração cooperativa, seria bacana alguém lançar um fórum para profissionais de tecnologia & turismo trocarem ideias e experiências, alguém se habilita ? Será que o pessoal participaria ou é cada um no seu “quadrado” ?

    Abs e boa semana !
    Alberto Sá Júnior

    1. Alberto,

      No caso da AA, tenho percebido uma tendência maior em utilizar o GDS, provavelmente fruto dos incentivos por segmentação.

      A TAM retornar para o hosting Sabre não é de todo impossível, mas não acredito que o contrato com o hosting Amadeus possa ser rompido em tão curto prazo.

      Quanto à sugestão do fórum, penso que o Comitê de Tecnologia e Inovação da ABGEV e ABRACORP assume um pouco este papel e já conta com mais de 15 empresas de tecnologia participantes, entre Sistemas Integradores, GDS’s, Backoffices entre outros.

      Para participar do CTI-AA, baste ser associado a uma dessas entidades, manifestar o interesse em integrar o CTI-AA e seguir o processo de adesão.

      Caso tenha interesse em participar, me avise.

      []’s

      Luís Vabo

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