Acabo de chegar de Ilhéus, cidade onde se pega um transfer para o pier de embarque para a ilha onde fica o fantástico resort Transamerica Comandatuba.
Tudo no Transamerica é grande, inclusive o empenho da equipe em transformar seu fim de semana prolongado em uma experiência única. Sempre conseguem…
O que mais impressiona é o tamanho do investimento, que além de um mega-hotel praiano de luxo, com 21 km de praia privativa, inclui o novíssimo centro de convenções para até 1.800 pessoas, 3 balsas de 10 a 80 Pax para levar os hóspedes à ilha, 2 balsas para transporte de carga pesada (carretas, geradores etc.) e o maior investimento de todos: um aeroporto privado.
O aeroporto do Transamerica Comandatuba tem capacidade para receber Boeing e Airbus, que chegam em voos fretados e o Grupo Alfa, proprietário do hotel e do aeroporto, pretende investir ainda mais no terminal, após autorização do poder concedente.
Quem conhece o aeroporto de Ilhéus, vai entender o título deste post, que peguei emprestado de um menino de 6 anos que, diante do tumulto do checkin, do calor na sala de embarque, do aperto dos acessos, do estado dos WCs e da falta de serviços razoáveis, perguntou à mãe:
– Estamos na rodoviária, mamãe?
– Não, filho. Estamos no aeroporto de Ilhéus – disse a mãe.
– Aeroporto é uma rodoviária de avião? – insistiu o menino.
– No Brasil, sim… – respondeu a mãe encerrando o assunto.
Ao ouvir a expressão, que remete ao padrão de rodoviária aplicado a um aeroporto, pensei o quão injusto era o termo, se considerarmos alguns terminais rodoviários modernizados, em geral privatizados, como a Rodoviária Novo Rio, no Rio de Janeiro, padrão de qualidade muito superior ao aeroporto de Ilhéus e mesmo ao de Brasília, outra vergonha nacional…
Aliás, se BSB, cujos passageiros são os donos do poder, tem um aeroporto de péssima qualidade até hoje, quando Ilhéus poderá sonhar com algo melhor?
Melhor descer no aeroporto do Transamerica Comandatuba…
.
Boa lembrança Luis, e o mais impressionante é que estamos falando de um aeroporto que é o portão de entrada para uma série de locais com grande potencial turístico lazer e também corporativo….Mas não precisamos ir muito longe, se compararmos Ilhéus com nosso imponente de nome André Franco Montoro (Guarulhos)….pela proporcionalidade a rodoaérea de Ilhéus ainda está na frente!!!! grande abraço
João,
Na verdade, destaquei Ilhéus neste texto, porque ouvi mesmo este diálogo enquanto aguardava o voo.
Mas o que me impressionou mesmo foi a precariedade do aeroporto de Brasilia, capital federal e origem de todas as principais decisões (executivas, legislativas e judiciárias) do nosso país…
BSB está um lixo.
[]’s
Luís Vabo
Olá Luis … não resisto aos seus posts … mas vc já viu nossos “representantes” sendo embarcados em BSB ? São os donos dos aviões !!!! Pra que querem mudanças ???
Para os que se sentem donos do país, agir como dono do avião não surpreende…
[]’s
Luís Vabo
Prezado Vabo,
Como ‘candango’ expatriado e amante da Capital, concordo com o limitado aeroporto de BSB que voce descreve, comparativamente, ao sufocante terminal de IOS e esse dialogo filho/mae.
Em setembro passei por GRU e BSB com meu filho, ja com 27 anos, e fez a mesma comparacao/indagacao que o garoto, em relacao a rodoviarias. E um vexame certas situacoes encontradas neles.
O mal de Brasilia, infelizmente, e carrega uma injusta fama por isso, sao os politicos que ali circulam que, como sabe-se muito bem, estao de sempre de passagem — mesmo sem o tkt (trocadilho infame!).
Vamos ver como ficarao os aeroportos privatizados daqui a um ano, por exemplo, em comparacao com os mantidos pela sofrivel Infraero — que tem excelente profissionais, mas pessimos gestores.
Se voce olhar o cenario do passado para o presente, os setores que foram privatizados estao bem melhores que os mantidos pelos governos, sempre teimosos em fazer o pior e mais caro pela/para sociedade.
Sabem-se as razoes. Que esse garoto nao encontre tamanha duvida quando se tornar um cidadao produtivo ai no Brasil, e possa estar elegendo os menos piores que infestam Brasilia.
Com as Bencaos do Senhor e meu abraco,
Marcos Estevao Vajas Hernandez
Manchester-UK + 44 79 7973.3380
Marcos,
Tenho amigos que trabalham na Infraero e, ao formar minha opinião, considerei muitas conversas que tive com eles sobre o assunto, entre outras verdades.
Do ponto de vista da gestão aeroportuária, um aeroporto é dividido em 3 macro áreas: Terminal (Passageiros e Cargas), Superestrutura (Pista e Pátio de Manobras) e Torre (Controle de Tráfego Aéreo).
Claro que existem outras inúmeras atividades dentro de um aeroporto, em especial dos internacionais (Alfândega, Imigração, Vigilância Sanitária, Juizado de Menores, de Pequenas Causas, ANAC etc etc etc), mas todos são operados a partir do terminal, ou seja, o resumão é este.
Penso que o Controle do Tráfego Aéreo, mesmo existindo iniciativas privadas nesta área em outros países, deve ser mantido sob controle do Estado.
Pista e Pátio de Manobras pode ser privatizado ou mantido sob gestão de uma empresa estatal como a Infraero, desde que seja modernizada.
Já o Terminal de Passageiros e Cargas tem que ser privado, pois o poder público não tem velocidade, flexibilidade e nem capacidade de atualização necessárias a manter a qualidade exigida para um terminal aeroportuário, pois esta é a vitrine de um aeroporto, a parte mais visível no dia-a-dia.
[]’s
Luís Vabo
Amigo Luís,
Depois de muitos tempo utilizei o aeroporto do Galeão e não consigo me conformar, como pode ser aeroporto internacional ???? O estado de tudo é tão inacreditável, da sala de embarque sem espaço, banheiros sujos, serviços de alimentação, iluminação… Põe abaixo e começa de novo ! Nem prá rodoviária serviria.
E o hotel dentro do aeroporto ???? Paguei quase R$ 300,00 por um day use, e nem internet tinha….o celular não tinha sinal. E olhe que a Solange Vabo me alertou, mas a surpresa foi bem maior. Pode ? Claro, não tem concorrência nem exigências mínimas !
Neste caso concordo com o João, Ilhéus está muuuuito à frente.
bjs
Helô
Helô,
O hotel do Aeroporto Tom Jobim é mesmo lamentável…
Solange avisou você, porque também já pagamos este mico (uma única vez, para nunca mais).
[]’s
Luís Vabo
Deus nos acuda no período da copa do mundo !!!! Será que os aeroportos irão suportar ou se tornarão rodoviárias????
Adriano,
Aqui cabe o jargão, usado, suado e abusado, que os cariocas iniciaram, mas não aguentam mais ouvir: Se está ruim agora, imagina na Copa…!
[]’s
Luís Vabo
E a copa é um evento, ótimo, mas um evento. Até quando teremos que amargar falta total de estrutura e respeito no nosso dia a dia ?
Adriano,
Aproveitando seu comentário, acredito que aqui alguém também odeie um “comercial ai” de cerveja que grita com entusiasmo “NOSSOS AEROPORTOS ESTARÃO LOTADOS SIM”.
Certamente sim, mas só de paxs brasileiros, pois já não tem espaço pra mais ninguém. O povo tentará chegar, mas não irão conseguir.
Exclente texto Luis! Vai para o ABGEV News já!
Ok, Paulo,
Já recebi o Abgev News com o link.
Thks,
[]’s
Luís Vabo
Exclente texto Luis! Vai para o ABGEV News já!
Ok, Paulo,
Já recebi o Abgev News com o link.
Thks,
[]’s
Luís Vabo
Luis,
Vamos combinar, aeroportos não é mesmo o forte do Brasil. Na verdade eu até proporia um desafio: gostaria que os leitores de seu blog indicassem qual aeroporto brasileiro eles qualificariam como razoável, ou seja, qual ou quais deles são melhores do que algumas boas rodoviárias?
Estou curioso para saber.
Abraço forte.
Bom desafio, Rui,
Eu vou pensar, pensar muito, para tentar responder seu desafio…
[]’s
Luís Vabo
Rui e Luís
Sem querer puxar o assado para o meu lado, Porto Alegre está legal, apesar de possuir andar com cinema e shopping que ninguém usa…As salas de espera já congestionam em alguns horários, o estacionamento idem. Tem boas opções de alimentação e os banheiros seguem apenas o padrão atual: quebrados e mal cuidados. É bem iluminado e tem aquele janelão para ver decolagem e pousos
bjs
Helô
É verdade, Helô,
Considerando a média beasileira, POA até que se destaca da mediocridade geral…
Também tenho uma boa impressão quando vou à Porto Alegre.
Mas vou continuar pensando para responder ao desafio do Rui…
[]’s
Luís Vabo
Helô e Luís
O puxadinho da Tam ficou meio estranho, acredito que o nosso problema maior esta nos estacionamentos, em feriados até os estacionamentos com serviço de transfers estão lotando.
Abraços
Rogério Amaro
Pois é, Rogério,
É tudo uma questão de dimensionamento, que faz parte de um correto planejamento do aeroporto…
[]’s
Luís Vabo
Olá Luis e caros colegas.
Bem, em meio a este emaranhado de incompetencias encontradas nos aeroportos brasileiros especialmente os da administração Infraero, destaco dois KK’s em condiçoes relativamente razoaveis, REC e CNF talvez são os que possuem melhor apresentação, porém sofrem problemas de transporte (pós aeroporto), segurança, check-in… Acredito que não exista em solo brasileiro um aeroporto o qual poderiamos considerar como um benckmarking, ou seja, não temos uma boa referencia se tratando de aeroportos.
Esperamos que as privatizações tenham efeitos imediatos.
Abs.
Luis,
Vamos combinar, aeroportos não é mesmo o forte do Brasil. Na verdade eu até proporia um desafio: gostaria que os leitores de seu blog indicassem qual aeroporto brasileiro eles qualificariam como razoável, ou seja, qual ou quais deles são melhores do que algumas boas rodoviárias?
Estou curioso para saber.
Abraço forte.
Bom desafio, Rui,
Eu vou pensar, pensar muito, para tentar responder seu desafio…
[]’s
Luís Vabo
Rui e Luís
Sem querer puxar o assado para o meu lado, Porto Alegre está legal, apesar de possuir andar com cinema e shopping que ninguém usa…As salas de espera já congestionam em alguns horários, o estacionamento idem. Tem boas opções de alimentação e os banheiros seguem apenas o padrão atual: quebrados e mal cuidados. É bem iluminado e tem aquele janelão para ver decolagem e pousos
bjs
Helô
É verdade, Helô,
Considerando a média beasileira, POA até que se destaca da mediocridade geral…
Também tenho uma boa impressão quando vou à Porto Alegre.
Mas vou continuar pensando para responder ao desafio do Rui…
[]’s
Luís Vabo
Helô e Luís
O puxadinho da Tam ficou meio estranho, acredito que o nosso problema maior esta nos estacionamentos, em feriados até os estacionamentos com serviço de transfers estão lotando.
Abraços
Rogério Amaro
Pois é, Rogério,
É tudo uma questão de dimensionamento, que faz parte de um correto planejamento do aeroporto…
[]’s
Luís Vabo
Olá Luis e caros colegas.
Bem, em meio a este emaranhado de incompetencias encontradas nos aeroportos brasileiros especialmente os da administração Infraero, destaco dois KK’s em condiçoes relativamente razoaveis, REC e CNF talvez são os que possuem melhor apresentação, porém sofrem problemas de transporte (pós aeroporto), segurança, check-in… Acredito que não exista em solo brasileiro um aeroporto o qual poderiamos considerar como um benckmarking, ou seja, não temos uma boa referencia se tratando de aeroportos.
Esperamos que as privatizações tenham efeitos imediatos.
Abs.
Muito bom post e adorei o título emprestado Luís.
Há algum tempo descrevi o estado de alguns aeroportos que passei e já havia até comparado o banheiro dos aeroportos com os dos shoppings de São Paulo. Claro que fico com os do shoppings, alguns cheiram a hortelã até.
BSB, SSA, GRU e VCP são os piores na minha opinião.
Oi, Sheila,
Uma injustiça você esquecer de GIG na sua lista de piores…
Quanto ao desafio proposto pelo Rui, continuo buscando uma resposta convincente, mas está difícil.
[]’s
Luís Vabo
Luís, acredita que nunca estive no GIG
Mas SDU me deixou revoltada com a estrutura horrível, lanchonete que não aceita cartão de crédito e pior ainda, parece buteco de esquina de tão sujo.
Não comprei nem uma coca cola lá. Atravessei a rua e comprei um refrigereco do ambulante.
Muito bom post e adorei o título emprestado Luís.
Há algum tempo descrevi o estado de alguns aeroportos que passei e já havia até comparado o banheiro dos aeroportos com os dos shoppings de São Paulo. Claro que fico com os do shoppings, alguns cheiram a hortelã até.
BSB, SSA, GRU e VCP são os piores na minha opinião.
Oi, Sheila,
Uma injustiça você esquecer de GIG na sua lista de piores…
Quanto ao desafio proposto pelo Rui, continuo buscando uma resposta convincente, mas está difícil.
[]’s
Luís Vabo
Luís, acredita que nunca estive no GIG
Mas SDU me deixou revoltada com a estrutura horrível, lanchonete que não aceita cartão de crédito e pior ainda, parece buteco de esquina de tão sujo.
Não comprei nem uma coca cola lá. Atravessei a rua e comprei um refrigereco do ambulante.
Olá Luis,
O aeroporto de IOS está realmente deplorável e lamentavelmente a Cidade de Ilhéus e o Itacaré idem. A única coisa que se salva é a boa ( não ótima mas boa , somente ) estrada para Itacaré. Já a estrada rumo norte, para Maraú… Catástrofe total…
Mas, ao menos a região é linda…
Abraços,
Bruno
Pois é, Bruno,
Pelo fato da região ser linda e atrair o turismo, nacional e internacional, o aeroporto deveria ser, no mínimo, decente.
[]’s
Luís Vabo
Olá Luis,
O aeroporto de IOS está realmente deplorável e lamentavelmente a Cidade de Ilhéus e o Itacaré idem. A única coisa que se salva é a boa ( não ótima mas boa , somente ) estrada para Itacaré. Já a estrada rumo norte, para Maraú… Catástrofe total…
Mas, ao menos a região é linda…
Abraços,
Bruno
Pois é, Bruno,
Pelo fato da região ser linda e atrair o turismo, nacional e internacional, o aeroporto deveria ser, no mínimo, decente.
[]’s
Luís Vabo
Ola Vabo
Felizmente, a tendência é o serviço aereo melhorar com o fornecimento de lanches aos passageiros feitos com frutas e produtos regionais, dado o seu baixo custo.
No trecho entre Maceió e Fortaleza, com escala em Recife, estuda-se fornecer rolete de cana ou pitomba.
Na Bahia, umbú, etc.
Sério agora, é necessario sim, mais investimentos e visão estratégica mas em minha opinião o governo deve mudar imediatamente o modelo das agencias reguladoras.
As agencias reguladoras não tem autonomia, independência, portanto vamos continuar escrevendo, dando sugestões e tudo ficará na mesma situação.
Elegeram o xerife, mas ele não tem arma e munição.
Ola Vabo
Felizmente, a tendência é o serviço aereo melhorar com o fornecimento de lanches aos passageiros feitos com frutas e produtos regionais, dado o seu baixo custo.
No trecho entre Maceió e Fortaleza, com escala em Recife, estuda-se fornecer rolete de cana ou pitomba.
Na Bahia, umbú, etc.
Sério agora, é necessario sim, mais investimentos e visão estratégica mas em minha opinião o governo deve mudar imediatamente o modelo das agencias reguladoras.
As agencias reguladoras não tem autonomia, independência, portanto vamos continuar escrevendo, dando sugestões e tudo ficará na mesma situação.
Elegeram o xerife, mas ele não tem arma e munição.