Fim de ano é época de Planejamento Estratégico, que inclui revisitar o do ano que termina versus o que foi efetivamente realizado, pois não dá pra planejar 2013 sem avaliar os erros e os acertos de 2012.
Toda vez que iniciamos este trabalho, tanto no Reserve, quanto na Solid, eu me coloco intimamente na singular posição de quem está planejando um novo negócio.
Não que isso vá ser o motor do PE, mas será, na minha cabeça, o motivador para eu sempre questionar tudo o que fizemos no ano que termina, inclusive os acertos, bem como imaginar coisas “fora da caixa” para o ano que inicia, incluindo ações de risco.
Penso que esta forma de lidar com o PE é particularmente eficaz durante a fase de “brainstorming”, quando todos podem e devem colocar para fora suas percepções sobre o que fizemos e suas ideias sobre o que devemos fazer e qual caminho seguir.
Sempre que penso sobre isso e busco algo na literatura de gestão corporativa (ok, ok, também busco no Google, claro), sempre me deparo com metodologias simplistas, que buscam resumir em algumas poucas palavras, sempre iniciadas com a mesma letra, o caminho para uma determinada solução.
Assim ocorre com os 5S da Qualidade (os S são do japonês):
1 – Seiri (utilização)
2 – Seiton (ordenação)
3 – Seiso (limpeza)
4 – Seiketsu (higiene)
5 – Shitsuke (autodisciplina)
A mesma fórmula de resumir um assunto complexo, com palavras iniciadas com a mesma letra, é aplicada aos 5P do Marketing, que inicialmente eram 4 e muitos defendem 7 ou 8 conceitos com P (os P vêm do inglês e podem ser traduzidos para o português mantendo-se a letra inicial):
1 – Product (produto)
2 – Price (preço)
3 – Place (praça, ok um pouco forçado, mas é aceito, defendido e utilizado)
4 – Promotion (promoção)
5 – People (pessoas)
A mesmíssima metodologia também foi, mais recentemente (2003) utilizada para sintetizar conceitos nos 5P da Estratégia (os P também são do inglês e são traduzidos para o português, mantendo-se o P, com uma forçada de barra um pouco maior):
1 – Plan (plano)
2 – Ploy (pretexto, não é exatamente isto, mas tem sido mal traduzido assim)
3 – Pattern (padrão)
4 – Position (posição)
5 – Perspective (perspectiva)
Como são metodologias largamente utilizadas nas universidades e no mundo corporativo, assim como igualmente questionadas em ambos os ambientes, em vez de reagir a elas, decidi seguir no jogo e escrevi meu próprio corolário (ooops, essa é das antigas…) sobre a criação de um novo negócio, um empreendimento, desde a identificação da oportunidade (Problema), a organização da ideia (Projeto), a elaboração do business plan (Planejamento), o esforço de marketing e venda (Persuasão) até o empenho na manutenção do negócio (Perpetuidade).
Ok, também forcei alguns Ps, mas se acadêmicos, pesquisadores e gurus de gestão o fazem, não serei eu a fazer diferente.
Portanto, paciência, pautei e prometo publicar uma penca de Ps nos próximos posts, partindo de: OS 40 “P” DO EMPREENDEDOR…
.
Bom-dia meu caro.
Na minha opinião este é o maior problema do nosso setor, poucos querem fazer este planejamento e alguns que o fazem, só fazem para constar no papel, mas não põe em prática.
Creio que quando o setor levar isso mais a sério o mercado de turismo vai crescer e muito.
Ribeiro,
Creio que nosso mercado tem evoluído muito neste quesito.
Sem planejamento, a possibilidade de acerto é substancialmente reduzida.
[]’s
Luís Vabo
Prezado Vabo,
As fórmulas prontas e simplistas são realmente difundidas durante o PE.
Acrescento mais uma, igualmente famosa, muito utilizada em conceitos de administração, marketing e finanças, os famosos 5 W´s:
(Why) Por que mudar?
(What) O que precisam fazer?
(Where) Para onde vai nossa indústria do turismo?
(Who) Quem comanda esse direcionamento?
(When) Quando essa mudança acontece?
Sopa de letrinhas a parte, todo novo ciclo merece muito planejamento de nossa parte.
Um abraço,
Flávio Vieira
Pois é, Flavio,
E seguindo essa linha, estou preparando um “sopão de letras” sobre o processo de empreendedorismo.
Vamos ver no que vai dar…
[]’s
Luís Vabo
Pai, Pretendo Participar Polidamente desta Prosaica e Periclitante Prosopopeia! =)
Primogênito,
Pode participar plenamente, porém com paciência.
[]’s
Luís Vabo
Sempre fui defensora de que não adianta “fazimento” sem planejamento. Use a metodologia que usar, planejar é fundamental, e mais ainda, acompanhar seus planos.
Mas na linha dos “P”, prá mim cada vez mais é “Pessoas”, é “People” que faz a diferença entre o sucesso e o insucesso das empresas. Principalmente em nosso setor.
Época também de planejar a vida pessoal, com metas e acompanhamento. Isto é muito saudável !
bjs
Helô
É mesmo, Helô,
Fim de ano é o momento de rever, reanalisar e requestionar tudo o que passou.
E de preparar o ano que inicia.
[]’s
Luís Vabo
Prosseguindo com o “P” .
Parabéns pelo post.
LV,
Planejamento estratégico pressupõe que haja pensamento estratégico, raciocínio estratégico e ação (atitude) estratégica. Como sabemos que esses são artigos cada vez mais em falta no precário ambiente acadêmico e corporativo de um Brasil com graves deficiências na formação básica dos cidadãos, é de se esperar que, hoje muito mais que antes, se produzam muitos PE’s que não têm a mínima chance de virar realidade. É pena, mas concordo que é sempre positivo perceber que, pelo menos algumas empresas, ainda buscam planejar antes de fazer. O ciclo só se completa, como você mesmo diz, quando, ao final de cada ano, avaliamos os erros e acertos, corrigindo aqueles e persistindo nestes. Que assim seja e desejo-lhe um Próspero Planejamento Para o Próximo Período! kkkkkkkk
Um abraço e Feliz Natal à família Vabo.
Rui,
Espero encontrá-lo por aqui ainda antes do Natal.
[]’s
Luís Vabo
LV,
Planejamento estratégico pressupõe que haja pensamento estratégico, raciocínio estratégico e ação (atitude) estratégica. Como sabemos que esses são artigos cada vez mais em falta no precário ambiente acadêmico e corporativo de um Brasil com graves deficiências na formação básica dos cidadãos, é de se esperar que, hoje muito mais que antes, se produzam muitos PE’s que não têm a mínima chance de virar realidade. É pena, mas concordo que é sempre positivo perceber que, pelo menos algumas empresas, ainda buscam planejar antes de fazer. O ciclo só se completa, como você mesmo diz, quando, ao final de cada ano, avaliamos os erros e acertos, corrigindo aqueles e persistindo nestes. Que assim seja e desejo-lhe um Próspero Planejamento Para o Próximo Período! kkkkkkkk
Um abraço e Feliz Natal à família Vabo.
Rui,
Espero encontrá-lo por aqui ainda antes do Natal.
[]’s
Luís Vabo