CADÊ A TAL DA CONVERGÊNCIA?

Há pouco mais de 2 anos (já posto aqui há anos…!), mais precisamente no início de agosto de 2010, escrevi sobre a briga travada por Apple, Microsoft e Google para conquistar nossa preferência em A Grande Disputa pelas nossas Mentes.

Exatamente 1 ano depois, portanto no início de agosto de 2011, postei sobre a verdadeira Epidemia Social que se abateu sobre a humanidade, com a onipresença dos smartphones e cheguei a antecipar que o iPhone 9 será um implante sob a pele (muita gente já o utiliza praticamente como se fosse).

Coincidentemente, também no início de agosto deste ano, escrevi sobre a sincronização entre os diversos equipamentos que operamos em nosso dia-a-dia, como o laptop, o tablet e o smartphone, como sendo (a sincronia, em nuvem ou não) uma solução tecnológica fundamental para organizar essa salada de equipamentos e tendências: O Pulo do Gato é estar Ligado.

O fato é que, enquanto a Samsung e outras coreanas alinham com a indústria japonesa no atendimento da demanda universal de convergência total para um único equipamento, a Apple ainda insiste no iPad mini, um tablet (7,9 pol) pouco maior que o Google Nexus 7 (7,0 pol).

O problema é que ambos ainda são “apenas” tablets, enquanto o smartphone/tablet/laptop(?) Samsung Notes 2 continua bombando, indicando ao Google e também à Apple, qual o caminho a seguir.

O novo consumidor (essa turma com menos de 20 anos), não vê sentido em ter um laptop, menos ainda em ter um new iPad, que parece gigantesco perto do iPad mini, este sim talvez do tamanho ideal, mas que, infelizmente (ainda) não é um telefone…

Afinal, por que ter um tablet, se ainda tenho que usar o smartphone (que faz tudo o que o tablet oferece, mas tem tela pequena demais para navegar)?

O ideal parece mesmo ser um tablet pequeno como o iPad mini, mas com todas as funcionalidades do smartphone, algo que a Apple ainda não fez…

Já a Samsung conseguiu colocar tudo isso, com alta qualidade, num espaço um pouco menor (5,5 pol) no Samsung Note 2, um sucesso de público e de crítica, em especial nos sites especializados em comparações (tente: iPad mini x Notes 2 x Nexus 7).

Como falamos cada vez menos e usamos o SMS cada vez mais, assim como proliferam os What’s App, Voxer, Viber, Skype etc, penso que, para chegarmos muito próximos da convergência total, bastará aumentar um pouquinho a tela do Samsung Notes 2 (de 5,5 para 7,0 pol) e o povo habituar-se a fazer e receber chamadas com o rosto encostado num mini tablet, aparelho um pouco maior que um iPhone 5, por exemplo.

Aliás, exatamente como os japoneses e coreanos já estão fazendo há algum tempo.

.

P.S: Feliz 2013 aos leitores do Blog Distribuindo Viagens !

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *