Como iniciado no Post para Planejar 2013, que teve sequência no post Problema: Identificando uma Oportunidade, segue abaixo a Fase 2 dos meus conceitos de criação e montagem de um novo negócio, resumidos em “apenas” 40 palavras:
Fase 2: O PROJETO (a organização da ideia)
Uma vez identificada a oportunidade para resolver um PROBLEMA, a elaboração do PROJETO é atividade básica para deslanchar o empreendimento.
Aqui, a aplicação de PESQUISAS sobre a aderência da ideia em diferentes públicos ajuda a preparar o produto ou serviço que será oferecido ao mercado consumidor, reduzindo-se o risco da tentativa/erro e direcionando esforços para o que realmente importa, na visão do futuro consumidor.
A identificação da PRAÇA ou ambiente de negócios (marketplace) ideal para sua comercialização, seja loja, sala comercial, shopping, website, central telefônica, porta-a-porta, ou um conjunto desses, é importante para definir as estratégias comerciais e de marketing a serem aplicadas.
De posse do resultado das pesquisas e da identificação da praça, pode-se ter uma noção do POTENCIAL do futuro negócio, sua abrangência, tamanho, escalabilidade e capacidade de crescimento, o que já poderá ser uma amostra de até onde o empreendedor pode almejar chegar.
Definir, desde esta fase, a PROPOSTA DE VALOR a ser apresentada como característica principal da sua ideia, desde que seja autêntica, compreensível e mensurável, dará a personalidade necessária ao produto ou serviço a ser desenvolvido, sua verdadeira identidade.
Nem sempre é o caso, mas a eventualidade de você ser o PRIMEIRO a desenvolver a ideia, deve ser adequadamente valorizada, de modo a deixar, no produto ou serviço em desenvolvimento, a marca da inovação como característica do empreendimento.
A garantia de PROPRIEDADE de uma ideia está muito mais vinculada ao eficaz lançamento do produto ou serviço e sua automática identificação com a empresa que o lançou, do que com registros formais de marcas.
Já o registro da PATENTE de um novo produto ou serviço, desde que realmente inédito e que reúna os requisitos para ser patenteado, é estratégia importante e deve ser considerada para a salvaguarda dos interesses do empreendedor.
Caso você esteja interessado (ou curioso) em seguir em frente, aguarde a Fase 3: PLANEJAMENTO (a elaboração do plano de negócios), assunto que será objeto de um próximo post.
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Luis,
Mais uma vez parabéns, uma excelente e proveitosa aula para quem se interessa pelo assunto. (Todos deveriam interessar-se, claro!).
Aguardo a próxima etapa (planejamento) com curiosidade.
Abraço.
Rui,
Trata-se de um exercício de planejamento estratégico e de semântica, já que a ideia é abraçar o assunto Empreendedorismo com 40 palavras que iniciam com a letar P…
Isso, sem cair no “nonsense” e mantendo uma coerência com alguma que experiência que reuni sobre o tema.
[]’s
Luís Vabo
Luis,
Mais uma vez parabéns, uma excelente e proveitosa aula para quem se interessa pelo assunto. (Todos deveriam interessar-se, claro!).
Aguardo a próxima etapa (planejamento) com curiosidade.
Abraço.
Rui,
Trata-se de um exercício de planejamento estratégico e de semântica, já que a ideia é abraçar o assunto Empreendedorismo com 40 palavras que iniciam com a letar P…
Isso, sem cair no “nonsense” e mantendo uma coerência com alguma que experiência que reuni sobre o tema.
[]’s
Luís Vabo