72 pessoas acordaram numa manhã de sábado de sol de verão, pegaram seus carros ou foram de taxi, alguns haviam voado de outras cidades na véspera, para entrar em um grande salão, onde permaneceram fechadas, das 9:00h às 17:00h, quase sem contato com o mundo exterior.
Não, não era um “reality show”, era “reality life”…
72 voluntários dedicaram um dia inteiro em prol do aprimoramento do mercado em que atuam, a indústria de eventos e viagens corporativas.
72 profissionais que assistiram e participaram, debateram e refletiram, ensinaram e aprenderam, compartilharam conhecimentos de forma focada e descontraída ao mesmo tempo.
Segmentados em 11 comitês, 72 clientes (gestores de viagens), agentes de viagens (TMCs), cias. aéreas, hotéis, locadoras e transportadores terrestres, sistemas integradores, de gestão de viagens (SGVC) e de distribuição global (GDS), especialistas em eventos, incentivos, meios de pagamento, consultores, outros profissionais e associações da indústria de eventos e viagens corporativas, estavam juntos com a mesma motivação.
Ali, naquele 02/02/2013, esses 72 profissionais, de todas as idades, com diferentes experiências e variadas opiniões, assinaram a ata de constituição de uma nova associação internacional e, assim, tornaram-se fundadores da ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativos.
Durante o coffee-break, observei aquelas pessoas e imaginei como era extraordinário participar de tudo aquilo, daquela motivação, daquela certeza de fazer algo positivo por um propósito comum, sem interesses pessoais ou objetivos comerciais, apenas “por acreditar na causa”.
Eu estava mesmo imerso nesses pensamentos, quando a Patrícia aproximou-se e murmurou baixinho: “É quase uma seita…”
É isso, uma seita, mas não uma seita secreta. Bem ao contrário, a ALAGEV é uma seita aberta, transparentemente escancarada a todos que comungarem com os princípios do voluntariado, da integridade e da paixão por gestão de eventos e viagens corporativas.
Durante o almoço, fiquei pensando no privilégio de participar da diretoria executiva de uma associação com essas características e, em especial, na responsabilidade de ser o seu primeiro vice-presidente, tendo Viviânne Martins como presidente e Alexandre Pinto como diretor financeiro.
E lembrei de como os conselheiros Ana Panneitz, Patricia Thomas, Eliane Taunay, Eduardo Murad, Rodrigo Cezar, Walter Teixeira, João Bueno e Paulo Daniel, também fazem o possível e o impossível, para multiplicar seu tempo para apoiar a Aline Bueno e o Paulo Amorim, incansáveis na missão de gerenciar (e realizar) a associação, junto com toda a equipe.
Neste momento, fui surpreendido por uma fotógrafa, que apontou seu mini-iPad na direção de nossa mesa e dirigiu a foto, pedindo que todos sorrissem, “pois o dia estava lindo lá fora…”
Era Chieko Aoki, que veio ver de perto o que acontecia por ali, no Villa Noah, e aproveitou para registrar (foto abaixo) aquele momento, enquanto almoçava conosco.
O voluntariado tem disso, atrai, contagia e congrega…
.
Vabo, sem duvida seu talento em documentar o que vai em nossos corações e impecável! Adorei o post! Revela exatamente o que sentíamos naquele sábado: orgulho de fazer parte da historia da ALAGEV!
Eliane,
Procuro retratar o que sinto e fico feliz quando o texto reflete o mesmo que sentem aqueles que participaram daquele momento.
Para mim, isso atesta que estamos no caminho certo.
[]’s
Luís Vabo
Parabéns pela iniciativa e meus votos para que façam um excelente trabalho em prol do setor. Com esse timaço não será muito difícil. Nossas entidades carecem de líderes que acreditem mais na Causa do que na causa própria.
Um abraço.
Rui,
Agradeço os comentários e os votos, mas gostaria mesmo é de agregá-lo ao time 🙂
[]’s
Luís Vabo
LV,
Caso entenda que posso contribuir de alguma forma, estou à disposição. É só me avisar.
Um abraço.
Endosso as palavras do nobre conselheiro. É muito bom poder colaborar e trocar conhecimentos num setor vital como o de viagens corporativas.
Aproveito para convidar outras cias. aéreas, hotéis, locadoras, organizadores de eventos, meios de pagamento, para que participem da ALAGEV, tanto aqui quanto na Argentina. Vamos fazer uma corrente pra frente, para termos mais relevancia e influenciar nosso setor.
Walter,
Acho que esté é o caminho: agregar mais e mais adeptos à causa.
[]’s
Luís Vabo
P.S.: “Vamos fazer uma corrente pra frente” você puxou lá do fundo do baú…
Caro VP, mais uma vez você foi perfeito, conseguindo colocar no papel toda emoção por nós sentida!!!!!!! Só quem participa sabe e consegue entender tamanha euforia e felicidade, por nestes 10 anos de trabalho voluntário, conseguir enxergar um mercado de VC e EC mais amadurecido, preparado e consciente de seu papel na grande cadeia do turismo…Que venham mais anos de novos desafios, e que venham também novos voluntários com energia e crença nesta nossa SEITA do bem…..forte abraço
Essa é a ideia, Consejero Juan Bueño,
E tudo isso agora também no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Mexico…
[]’s
Luís Vabo
Luís,
boa tarde. Realmente não é fácil abrir mão de compromissos pessoais em um sábado, mas me surpreendi muito com o encontro.
Faço parte do CAC há poucos meses e essa experiência me serviu para ter a dimensão da grandeza da Alagev e de seus participantes. Além de reabastecer as energias para seguir adiante.
Realmente foi um encontro marcante.
Contem comigo!!
Caro Vabo
Realmente para um carioca, com um dia lindo, dedicar o sabado integral a ALAGEV suponho que tenha sido bem empregado esse empenho. É notorio que quando voce abraça uma causa, é participativo e atuante.
Portanto qualquer associação de que voce participe, será sempre uma celula de luta com gloria ou ingloria o que vale é a dedicação sempre na busca de melhorar nosso trade.
Vá em frente caro LV, conte sempre com nosso apoio.
abç
Agradeço a generosidade de seu comentário, amigo Rocco,
Penso que só vale participar se for de corpo e alma, embora nem sempre as poucas 24 horas do dia permitam…
O legal é perceber que centenas de pessoas de nossa indústria pensam e agem da mesma forma.
72 dessas pessoas estavam lá naquele sábado 02/02/13.
[]’s
Luís Vabo
Oi Luis,
É exatamente isso!
Paixão, acreditar na causa, doação de tempo e conhecimento!
Pra mim então, mais que especial! Convivo com estes profissionais, pessoas brilhantes, de inúmeras habilidades, experiências, x, é sensacional!
Parabéns a todos que saíram de lá com aquela sensação de quero fazer mais!
Bjs
Blz, Aline,
Sensação de “quero mais” é mesmo o que nos motiva a seguir em frente.
[]’s
Luís Vabo
Fico feliz pelo sucesso do evento, pela disposição de todos e sinto por não poder participar!
abs,
Alexandre,
Você participou de tudo, mesmo não podendo estar presente pessoalmente.
Como diretor financeiro da ALAGEV, sua participação aconteceu antes e, principalmente, daqui pra frente…
[]’s
Luís Vabo
Obrigado Luiz, forte abraço….
Povo alageviano !
Admiro todos os voluntários por princípio, seja qual for a causa. E vocês, a maioria grandes amigos, admiro em dobro, pois sei como são todos atarefados e mesmo assim se juntam, movimentam o mercado.
Sou feliz triplamente por vocês serem meus amigos e aplaudo ! clapclapclapclap….
Posso sempre dar aquele apoio moral e braçal…
bjs
Helô,
Você, seu apoio e suas ideias são sempre muito bem-vindas.
Apareça mais na ALAGEV.
Bjs,
Luís Vabo