Quando o Rubinho (Rubens Schwartzmann) lançou, em 2011, a proposta de um evento privado sobre gestão de viagens corporativas, muita gente considerou uma aposta arriscada fazê-lo fora da cidade de São Paulo e com aquela envergadura já na primeira edição.
Pois na 3a. feira da próxima semana, dia 21/05, a partir das 8:00h, acontecerá o 3o. Fórum Costa Brava de Gestão de Viagens Corporativas, um evento anual que já consta do calendário do segmento, este ano com mais que o dobro do tamanho daquela 1a. edição.
Como nos anos anteriores, o fórum acontecerá no Royal Palm Plaza em Campinas, este ano com a gestão educacional da Academia de Viagens, e apresentará debates e palestras de especialistas, que versarão sobre gestão de viagens, gestão de eventos, programa de parcerias, demandas do viajante corporativo e gestão de despesas de viagens, este tema a ser apresentado pela Solange Vabo, presidente de nossa empresa.
Um evento que promete discussões e muita interação com a plateia, com novas abordagens para temas do nosso dia-a-dia, mesclado com assuntos inovadores, atrairá gestores de viagens, gerentes de procurement e de contratos, além de profissionais do departamento financeiro, todos em busca de conhecimento e soluções para as demandas de suas empresas.
Para quem não puder comparecer ao fórum, recomendo acompanhar a cobertura do Portal Panrotas e aqui do Blog Distribuindo Viagens.
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Caro Vabo
Vou aproveitar do seu blog, para cumprimentar o Rubinho,pela coragem e empenho na costura desses encontros.
Devo porém registrar meu ponto de vista a respeito de tantos encontros, debates, palestras, parcerias etc.etc. todos muito bem intencionados, arquitetados e focados, mas no dia a dia não vejo mudança alguma, continuamos massacrados por todos os lados, por fornecedores, clientes e cias.aéreas.
Entendo também que não podemos nos colocar numa “zona de conforto” e ficarmos inertes, devemos mostrar nosso valor, mas que tenham retornos positivos para nosso trade.
Com nossa economia, de certa forma estavél NÃO CONSEGUIMOS SEQUER MUDAR PRAZOS DE PAGAMENTOS DE RELATORIOS !!!! sistema esse implantado numa época em que a inflação era vergonhosa, e já se vão mais de 15 anos.
Somos o unico segmento da economia, QUE NÃO PODEMOS ATRASAR UM DIA NOS PAGAMENTOS, que caso isso aconteça o crédito é cortado de imediato. Não creio seja necessário detalhar a todos os colegas que leem o blog, que se não houverem atitudes reais NADA MUDARÁ e com certeza poderemos ter um cenário pior ainda.
Bom encontro palestrante
Rocco,
Concordo com sua indignação a respeito de todos os itens levantados e ainda poderia acrescentar mais alguns, como a questão das ADMs, que voltou a ser abordada no Blog da Abracorp.
E embora eu também ache que somente escrever, blogar e comentar é insuficiente para buscarmos uma solução, considero esta uma forma legítima e eficaz de divulgar e debater os temas de interesse dos agentes de viagens.
Penso que cabe às entidades, enquanto representantes da classe, agir em defesa de nossas posições e contra as práticas lesivas dos fornecedores.
[]’s
Luís Vabo
Luís,
Fico muito feliz com seu blog. Realmente realizar uma 3a edição deste evento é algo muito desafiador. Estamos muito felizes com as mais de 200 empresas inscritas até o momento, que somado aos patrocinadores chegaremos há mais de 300 pessoas no evento. Isso mostra a referência que o evento se tornou e mostra que todos estão em busca de capacitação.
Não poupamos esforços para trazer o que há de melhor e mais moderno em termos de práticas de gestão de Viagens Corporativas e o evento promete ser um sucesso absoluto.
Quem ainda não se inscreveu, corra porque tivemos que limitar as vagas e devem se encerrar nesta sexta-feira!
Abraços,
Rubens
Rubens,
Escrevemos aqui o que vemos e acreditamos, sem receio de expressar nossa opinião.
O Fórum Costa Brava é mesmo uma referência de evento bem produzido, criativo e com conteúdo, item fundamental para um evento perpetuar-se.
Parabéns antecipado à família Schwartzmann, por tudo o que eu já soube que acontecerá na edição do evento este ano.
[]’s
Luís Vabo
Vabo, Rocco e Rubens
Rubens Parabéns pela iniciativa do evento…. acho de extrema importância, para o segmento de viagens corporativas….
Um fato interessante é demonstrar para todos eles, um pouco de como funciona a estrutura de uma agência de Turismo e Ressaltar os nossos prazos com fornecedores.
Alguns clientes ainda confundem agência de Turismo, com agência bancária, não respeitando nossos prazos de pagamentos e não querendo pagar juros dos seus atrasos. Rocco meus parabéns pela lucidez do comentário, estamos muito desfasados com os demais segmentos.
Mas podemos pensar e agir em algo novo, em pró do nosso segmento?
Abs Vabo e Rocco sou fã dos comentários de vocês
Obrigado, Fabrizio,
Junte-se a nós com seus comentários mais vezes.
[]’s
Luís Vabo
Vabo, Rocco e Rubens
Rubens Parabéns pela iniciativa do evento…. acho de extrema importância, para o segmento de viagens corporativas….
Um fato interessante é demonstrar para todos eles, um pouco de como funciona a estrutura de uma agência de Turismo e Ressaltar os nossos prazos com fornecedores.
Alguns clientes ainda confundem agência de Turismo, com agência bancária, não respeitando nossos prazos de pagamentos e não querendo pagar juros dos seus atrasos. Rocco meus parabéns pela lucidez do comentário, estamos muito desfasados com os demais segmentos.
Mas podemos pensar e agir em algo novo, em pró do nosso segmento?
Abs Vabo e Rocco sou fã dos comentários de vocês
Obrigado, Fabrizio,
Junte-se a nós com seus comentários mais vezes.
[]’s
Luís Vabo
Luís,
Bom lembrar de “gente que faz” como o Rubinho e a equipe da CostaBrava. Desejo muito sucesso no evento.
Rocco querido, acompanho com pesar esta “mesmice” das entidades que não tomam posição forte para defender seus interesses. Não consigo me conformar, e já vem de muitos anos…ao ver as agências corporativas sendo prensadas, como um queijo num sanduíche, por fornecedores e clientes, que não as respeitam e nem as reconhecem como elo importantíssimo da cadeia produtiva.
Se falamos do setor de viagens de lazer é um pouco diferente, com internet e todo o resto… Mas no corporativo, o trabalho da agência é imprescindível, importante e de grande valor econômico.
Já dei esta sugestão antes, boicotem fornecedores, não aceitem contas que exploram – daí veríamos alguma mudança de verdade.
Luís – desculpa ter fugido ao assunto, mas “jaque” estamos na chuva, vamos nos molhar né ?
bjs a todos (ao Fabrizio um especial…Golden boy !)
Querida Helô,
Bem diretas suas sugestões, mas não percebo, infelizmente, coesão suficiente em nossos empresários agentes de viagens, ao ponto de assumirem uma posição única em temas de relacionamento com fornecedores ou mesmo com clientes.
Provavelmente (e lamentavelmente), seriam muitos os que aproveitariam a oportunidade para se alinhar ainda mais a um fornecedor, ou ainda, para atender um desejo estapafúrdio de um cliente e, assim, conquistá-lo.
É dura a nossa realidade, mas temos que ter coragem de admitir isso…
[]’s
Luís Vabo
Luís,
Bom lembrar de “gente que faz” como o Rubinho e a equipe da CostaBrava. Desejo muito sucesso no evento.
Rocco querido, acompanho com pesar esta “mesmice” das entidades que não tomam posição forte para defender seus interesses. Não consigo me conformar, e já vem de muitos anos…ao ver as agências corporativas sendo prensadas, como um queijo num sanduíche, por fornecedores e clientes, que não as respeitam e nem as reconhecem como elo importantíssimo da cadeia produtiva.
Se falamos do setor de viagens de lazer é um pouco diferente, com internet e todo o resto… Mas no corporativo, o trabalho da agência é imprescindível, importante e de grande valor econômico.
Já dei esta sugestão antes, boicotem fornecedores, não aceitem contas que exploram – daí veríamos alguma mudança de verdade.
Luís – desculpa ter fugido ao assunto, mas “jaque” estamos na chuva, vamos nos molhar né ?
bjs a todos (ao Fabrizio um especial…Golden boy !)
Querida Helô,
Bem diretas suas sugestões, mas não percebo, infelizmente, coesão suficiente em nossos empresários agentes de viagens, ao ponto de assumirem uma posição única em temas de relacionamento com fornecedores ou mesmo com clientes.
Provavelmente (e lamentavelmente), seriam muitos os que aproveitariam a oportunidade para se alinhar ainda mais a um fornecedor, ou ainda, para atender um desejo estapafúrdio de um cliente e, assim, conquistá-lo.
É dura a nossa realidade, mas temos que ter coragem de admitir isso…
[]’s
Luís Vabo
Vabo, me perdoe se utilizo o espaco, e enorme minha satisfacao em tomar conhecimento que minhas contribuicoes ao seu blog, tem audiencia e registro meu obrigado ao Fabrizio Cavallini
Rocco,
Também fiquei feliz com a citação do Fabrizio.
Sinal de que vale a pena expor nossas opiniões abertamente.
[]’s
Luís Vabo
Vabo, me perdoe se utilizo o espaco, e enorme minha satisfacao em tomar conhecimento que minhas contribuicoes ao seu blog, tem audiencia e registro meu obrigado ao Fabrizio Cavallini
Rocco,
Também fiquei feliz com a citação do Fabrizio.
Sinal de que vale a pena expor nossas opiniões abertamente.
[]’s
Luís Vabo
Luis
Bom dia
É muito “legal” acompanhar de perto a evolução da Costa Brava no Mercado de Turismo Corporativo, atuando em todo Brasil com uma Equipe de Colaboradores extremamente qualificadas (Mar Azul), claro que além de nosso cliente Reserve e amigo da Família Schwartzmann ficamos felizes pelo profissionalismo do Querido Rubens e o grande Diretor de Marketing seu irmão Carlos, mais conhecido como Caca.
No evento, em conjunto com o nosso Diretor Comercial Ricardo Aly, estaremos com Standy Reserve apresentando e divulgando as nossas principais novidades, em destaque, o Expense Manager com uma característica inovadora no Brasil para atender as necessidades do mercado corporativo, onde aproveito (jabazinho…) para convidar os mais de 300 participantes a nos visitarem durante o 3º. Fórum Costa Brava e levar este legado para suas empresas como uma proposta eficaz no controle on line das despesas de viagens, totalmente integrado com os seus sistemas financeiros (ERP´s), SAP, ORACLE, TOTVS, Etc.
Família Schwartzmann, Rubinho e Caca,
Parabéns, até 3ª. Feira !!!!
Grande abraço
Amigo Bruno Ciancio
Jabazinho, Bruno?
Esse foi um jabazaço…!!!
[]’s
Luís Vabo
Luis
Bom dia
É muito “legal” acompanhar de perto a evolução da Costa Brava no Mercado de Turismo Corporativo, atuando em todo Brasil com uma Equipe de Colaboradores extremamente qualificadas (Mar Azul), claro que além de nosso cliente Reserve e amigo da Família Schwartzmann ficamos felizes pelo profissionalismo do Querido Rubens e o grande Diretor de Marketing seu irmão Carlos, mais conhecido como Caca.
No evento, em conjunto com o nosso Diretor Comercial Ricardo Aly, estaremos com Standy Reserve apresentando e divulgando as nossas principais novidades, em destaque, o Expense Manager com uma característica inovadora no Brasil para atender as necessidades do mercado corporativo, onde aproveito (jabazinho…) para convidar os mais de 300 participantes a nos visitarem durante o 3º. Fórum Costa Brava e levar este legado para suas empresas como uma proposta eficaz no controle on line das despesas de viagens, totalmente integrado com os seus sistemas financeiros (ERP´s), SAP, ORACLE, TOTVS, Etc.
Família Schwartzmann, Rubinho e Caca,
Parabéns, até 3ª. Feira !!!!
Grande abraço
Amigo Bruno Ciancio
Jabazinho, Bruno?
Esse foi um jabazaço…!!!
[]’s
Luís Vabo
Caro Vabo, bom dia!
Muito bom! Mudando um pouco o tema, observando outros mercados, vejo que em nosso mercado (Agências de Viagens) ainda é um grande tabu falar sobre margens (bruta e liquida). Ontem estava vendo uma revista do setor de construção e havia uma pagina inteira com as margens bruta e liquida de dezenas de empresas. É fato que nosso mercado é um mercado de baixas margens, o que para ser interessante é fundamental movimentar grandes volumes. Mas vendo nosso mercado, vemos milhares de pequenas agências… Estou me perguntando será que estes milhares de empresários analisam suas DRES, será observam suas margens, será que estão realmente focados na gestão de custos? Pois as vezes vemos nossos concorrentes fazendo FEES que sabemos não ser sustentável no longo prazo. Conta corporativa que compra 10 mil por mês com fee de 12 reais… sei lá, posso estar ficando doido mas não vejo sustentabilidade nisso. Será que uma agência desta sabe quanto custa uma visita de manutenção, de prospecção? Trago este tema pois creio que devemos levar isso de modo mais explicito para o Congresso da Abav. Temos que falar mais sobre margens, gestão de custos… Precisamos todos aprender mais sobre isso para que se evite a entrada de milhares de pequenos empresários dispostos a fazer qualquer coisa para ter um pequeno volume. (Neste caso eu sugeriria a este pequeno empresario a abrir uma franquia do setor de alimentação onde ele teria processos bem definidos, margens liquidas de 20 a 25% e evitaria assim o que temos vendo hoje em nosso mercado, muitos fazendo loucuras para sobreviver). Grande abraço e se concordar vamos levar isso a frente!
Oi, Daniel,
Conte comigo para promover e estimular este debate.
Penso que também tenho muito a colaborar para uma discussão racional sobre os rumos que nosso negócio vem tomando e tenho buscado fazê-lo aqui neste espaço.
[]’s
Luís Vabo
Caro Vabo, bom dia!
Muito bom! Mudando um pouco o tema, observando outros mercados, vejo que em nosso mercado (Agências de Viagens) ainda é um grande tabu falar sobre margens (bruta e liquida). Ontem estava vendo uma revista do setor de construção e havia uma pagina inteira com as margens bruta e liquida de dezenas de empresas. É fato que nosso mercado é um mercado de baixas margens, o que para ser interessante é fundamental movimentar grandes volumes. Mas vendo nosso mercado, vemos milhares de pequenas agências… Estou me perguntando será que estes milhares de empresários analisam suas DRES, será observam suas margens, será que estão realmente focados na gestão de custos? Pois as vezes vemos nossos concorrentes fazendo FEES que sabemos não ser sustentável no longo prazo. Conta corporativa que compra 10 mil por mês com fee de 12 reais… sei lá, posso estar ficando doido mas não vejo sustentabilidade nisso. Será que uma agência desta sabe quanto custa uma visita de manutenção, de prospecção? Trago este tema pois creio que devemos levar isso de modo mais explicito para o Congresso da Abav. Temos que falar mais sobre margens, gestão de custos… Precisamos todos aprender mais sobre isso para que se evite a entrada de milhares de pequenos empresários dispostos a fazer qualquer coisa para ter um pequeno volume. (Neste caso eu sugeriria a este pequeno empresario a abrir uma franquia do setor de alimentação onde ele teria processos bem definidos, margens liquidas de 20 a 25% e evitaria assim o que temos vendo hoje em nosso mercado, muitos fazendo loucuras para sobreviver). Grande abraço e se concordar vamos levar isso a frente!
Oi, Daniel,
Conte comigo para promover e estimular este debate.
Penso que também tenho muito a colaborar para uma discussão racional sobre os rumos que nosso negócio vem tomando e tenho buscado fazê-lo aqui neste espaço.
[]’s
Luís Vabo
Vabo,
Concordo com voce e fico feliz desta iniciativa dos meninos d Costa Brava, Rubinho e Carlos. O Brasil precisa deste crescimento, e é só com iniciativas assim que vamos chegar lá!
Helô,
Sempre colocações importantes, saudades!
Daniel,
Voce está muito correto, acabei de voltar de Brasilia e ver agencias com um fee de 0,001 nas licitações públicas é no minimo triste. Temos sim que ser transparentes e colocar isso tudo em discussão. Sugiro as associações de classe ABRACORP e ABAV qe discutam isso!
Vabo, nos vemos no Royal segunda, certo?
Oi, Viviânne,
Chegaremos à noite, em tempo de nos encontrar.
Bjs,
Luís Vabo
Vabo,
Concordo com voce e fico feliz desta iniciativa dos meninos d Costa Brava, Rubinho e Carlos. O Brasil precisa deste crescimento, e é só com iniciativas assim que vamos chegar lá!
Helô,
Sempre colocações importantes, saudades!
Daniel,
Voce está muito correto, acabei de voltar de Brasilia e ver agencias com um fee de 0,001 nas licitações públicas é no minimo triste. Temos sim que ser transparentes e colocar isso tudo em discussão. Sugiro as associações de classe ABRACORP e ABAV qe discutam isso!
Vabo, nos vemos no Royal segunda, certo?
Oi, Viviânne,
Chegaremos à noite, em tempo de nos encontrar.
Bjs,
Luís Vabo