Nos 2 posts anteriores, QUAL SURPRESA AS CIAS. AÉREAS NOS RESERVAM PARA ESTA ABAV? e RESPOSTAS A UM AGENTE DE VIAGENS SEM ESPERANÇAS…, destaquei um comentário de um agente de viagens que, no meu entendimento, resumiu bem o sentimento de muitos agentes de viagens não associados à ABAV.
Este agente de viagens, o Gabriel, de Curitiba, refletiu sobre as mensagens postadas e teve a atitude, corajosa, de manifestar abertamente sua mudança de opinião, e de postura.
Segue abaixo, para reflexão do leitor, a mensagem do Gabriel Farah, que destaco outra vez, porque estou certo que esta resposta, juntamente com demais comentários nos 2 posts, motivou a manifestação formal da ABAV Nacional, que também reproduzo abaixo:
Comentário do Gabriel:
Prezado Luís Vabo,
Muito Obrigado pelas respostas as minhas perguntas. Foram respostas muito esclarecedoras com uma abordagem clara e ampla sobre o assunto. Pode ter certeza que foram respostas que ajudará aos agentes de viagens em sua gestão estratégica de seu negócio.
Pode ter certeza que a estratégia da minha empresa será ajustada.
Muito obrigado por repassar sua experiência para todos nós.
Sou franco em dizer aqui, que não sou abaviano, mas me tornarei a ser, certo de que esse é o único caminho para fortalecer a classe.
Quanto ao questionar todos os agentes de viagens, não foi essa isso que eu quis fazer. Não sou contra a Abav. Sei tb que a Abav tem sim um desafio enorme e em um futuro próximo. Torço para seu sucesso, pois será o nosso tb.
Vamos esperar os próximo capítulos.
Obrigado por clarear meus pensamentos e abrir minha cabeça com assuntos tão importantes.
Abraços
Comentário da ABAV Nacional:
Prezado Luís Vabo,
Em atenção às suas indagações e aos comentários veiculados nos dois últimos posts do Blog Distribuindo Viagens (BDV), esclarecemos que:
A atuação associativa dos dirigentes eleitos da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV é voluntária, desprovida de quaisquer ganhos ou privilégios de natureza pessoal e requer dedicação integral de seu Presidente, se sobrepondo às suas atividades familiares e empresariais.
Proprietário de uma pequena agência de viagens sediada em Curitiba (PR), o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, possui um vasto currículo de serviços associativos prestados na área de capacitação e qualificação profissional, tendo desenvolvido uma série de atividades e programas de treinamento à frente do Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV.
A entidade ratifica suas palavras de que “a ABAV somo nós”, aproveitando a oportunidade para reiterar o convite a todas as agências de viagens para que façam sua filiação, ampliando a força da associação e a sua influência para que juntos possamos resolver os 5 itens propostos pelo BDV, que certamente já compõem pauta priorizada na ativa atuação da atual diretoria.
As múltiplas atividades desenvolvidas pela ABAV nem sempre são visíveis e os prazos requeridos nos processos das negociações em curso com os diversos atores privados e públicos envolvidos superam, quase sempre, as nossas expectativas.
.
Prezado Luis,
Acredito que o caminho para a ABAV atender a todos os seus associados seria a criação de diretorias especificas, cada uma para atender um tipo de demanda (uma para o corporativo, outra para o lazer e outra para o governamental por exemplo).
Esse seria o inicio para o seu fortalecimento.
Alexander,
A ideia é boa e acredito que algo neste sentido envolveria as demais associações de agências especializadas, como a Abracorp, a Braztoa etc.
[]’s
Luís Vabo
Prezado Luís Vabo e Abav.
Gostaria de agradecer a atenção e reiterar minha certeza de que juntos todos podem fazer mais. Também gostaria de frisar que em nenhum momento pensei que algum diretor da Abav possui privilégios de natureza pessoal. Nós só não eramos afiliados por uma decisão estratégica dentro do nosso negócio. Situação que será mudada, logicamente com a aceitação da ABAV.
Entendo também que não podemos cobrar de nenhum órgão nenhuma posição efetiva se não fazemos parte do mesmo. Quando questionei o Luís Vabo, foi somente para tentar entender melhor o caminho que o Mercado de Turismo está seguindo, sabendo de sua experiência e conhecimento no Trade.
Mudei sim minha opinião sobre como me posicionar no Trade. Hoje já estamos em processo de afiliação da Abav, certo de poder ajudar com novas idéias para fortalecer cada vez mais as agências de viagens.
Obrigado Luís Vabo e Muito Obrigado Abav pela atenção.
Seja bem-vindo, Gabriel,
Mas mantenha o espírito crítico para buscar melhorar sempre.
[]’s
Luís Vabo