Ronaldinho X BBB X R$

A repatriação de jogadores (ou ex-craques) de futebol brasileiros tem sido a tônica de nossos times de futebol, já há algumas temporadas.

Adrianos, Ronaldos e Ronaldinhos, entre outros, vem fazer aqui aquilo que já não conseguem fazer com tanta eficácia no exterior: ganhar dinheiro.

E ganham mesmo, muito, demais, rios de dinheiro…

Os torcedores dos times para os quais eles vem jogar, animam-se e fazem o que se espera dos torcedores: comparecem aos jogos para empurrar seus “novos” ídolos (ingressos), usam com orgulho as novas camisas com seus nomes (material esportivo), assistem todos os jogos de seu time (“pay-per-view”) em suas novas TVs planas (eletrônicos), brindam suas vitórias e afogam suas derrotas (cerveja)…

Ah, e defendem os milionários jogadores contra opiniões como esta, contrárias a essa estratégia de muito marketing e pouca esportividade.

Os especialistas de marketing explicam que Ronaldo fez muito bem ao Corinthians e Ronaldinho valerá cada Real do 1 milhão deles que receberá por mês, retornando o investimento ao Flamengo e aos patrocinadores, ao longo do contrato.

Pode ser…, mas penso que essa fórmula é boa para toda a indústria de marketing e seus clientes, mas nada boa para a evolução e o desenvolvimento da atividade esportiva, que deveria ter uma política de investimento na base, visando os megaeventos esportivos de 2014 e 2016.

De qualquer forma, se for para ganhar dinheiro com celebridades, como defendem os teóricos do marketing, então palmas para a Rede Globo, que consegue reunir um grupo de anônimos em um local onde permanecem por 3 meses, num confinamento sem qualquer contato com o mundo exterior, transforma-os em celebridades temporárias, gerando enormes receitas de publicidade, merchandising etc. para o dono da casa, o qual lhes oferece comida, bebida, diversão e hospedagem, como remuneração pelos 3 meses de “trabalho” (bem mais barato que o cachê de artistas de verdade).

E para estimular o investimento de marketing, existe ainda a possibilidade de um dos “artistas” do grupo receber um bom valor de cachê ao final do período laboral, sendo que os demais nada receberão.

Isso sim é saber ganhar dinheiro com mão-de-obra barata…

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Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

30 thoughts on “Ronaldinho X BBB X R$

  1. Caro Luijino
    Confesso que meu conteúdo nesse debate/matéria é muito pobre para poder opinar, mas uma coisa voce disse com muita propriedade, nosso país está se tornando (alias já se tornou), uma industria do futebol, de onde de repente surgem do anonimato, personagens que se tornam idolos milionarios, alguns sem mesmo terem chegado ao segundo grau de ensino, mas como rende muito dinheiro e coloca o Brasil numa mídia que poderia ser melhor diversificada, afinal não “fabricamos” somente jogadores de fotebol.
    Mas vamos nos “traslocar” ao nosso mundo economico/empresarial e politico , quantas foram as vezes que vimos serem agraciadas (sei lá onde viram qualidades), personagens que não possuiam nenhum contéudo nem ético, educacional e experiencia…não vamos esquecer alguns dos recados não distantes dado a população que sempre é a que paga todas as contas…..lembra do RELAXA E GOZA….!!! mas é uma pena que nós TRISTEMENTE NÃO TEMOS MEMÓRIA e ainda vemos esses personagens retornarem no nosso dia a dia.
    E agora já no inicio do ano, temos que “digerir” um BBB 11 (BOM, BESTA, BABOSEIRA 2011), que damos tanta mídia a um roteiro já programado desde o primeiro dia até o seu desfecho…..e povo brasileiro como é passivel e já se apronta a “aplaudir” esse teatro do absurdo!…mas repare bem quando fazem as entrevistas no decorrer do programa….nem é necessário mencionar o nivel !!!! e o gozado disso tudo, que nem todos sabem OS MILHÕES que isso rende aos organizadores, POIS NÃO SÃO ELES QUE PAGAM AS CONTAS DOS TELEFONES (que não leem nas entrelinhas que será cobrada e quanto a sua ignota participação), com tandos destinos mais NECESSITADOS QUE ESSE DINHEIRO TERIA UM APROVEITAMENTO MAIS HUMANITARIO….é o nosso circo Carnavalesco que não dura somente de sexta a quarta feira mas de Janeiro a Dezembro, ano após ano.
    Me manifestei nesse blog, pois acredito que talvez ajude um pouco em “abrir os olhos” de muitos ingenuos.
    Agora vamos para a nossa área, li superficialmente ainda não me inteirei ao todo da nova polemica AMERICAN AIRLINES X SABRE – já vai longe o critério comportamental da AA para com os agentes de viagens (que para eles são totalmente descartaveis), eles demonstraram isso diversas vezes ao longo dos anos, mas não vou me aprofundar mais pois quero estar mais interado com essa ação inciada pela AA,
    Por enquanto uma boa noite

  2. Luiz,
    A falta de exemplos de homens e mulheres com verdadeiros valores, dignidade e moral leva as pessoas a se ligarem em “ìdolos” de barro.
    Se existe em nós o desejo de olhar para cima e nos inspirar para seguir em frente e se não achamos cientistas, políticos, professores, guarda da esquina e às vezes até pai e mãe que representam para nós (humanidade) exemplos a seguir, vamos torcer por jogadores – tanto no campo esportivo como no BBB – onde o importante é dar drilhe no outro. Ser mais esperto – levar vantagem em tudo.
    Precisamos repensar o que estamos passando para as novas gerações.

    1. Pois é, Simone,

      Também percebo a lei de Gerson nisso e este continua sendo um de nossos maiores problemas.

      Nós brasileiros recebemos exemplos diários de que “o direito do outro começa somente quando acaba o meu”…

      []’s

      Luís Vabo

  3. Traduzindo e simplificando todas as estratégias usadas, aprendidas habilmente, ainda na antiguidade, no tempo do glorioso Império Romano: “Panis et Circenses”. É preciso falar / escrever mais alguma coisa?…
    Abs.

  4. Bom… isso e puro marketing. Na verdade a Traffic vai ganhar mais do que o Flamengo com a publicidade que o Ronaldinho vai gerar. E se efetivamente o Ronaldinho aumentar o lucro do Flamengo de 28 milhoes de Reais para 56 milhoes de Reais (dados do jornal O Globo), nao vejo nenhum problema em o Ronaldinho ganhar 1 milhao por mes (totalizando 12 milhoes no ano). Se eu tiver que pagar um funcionario 50 mil reais por mes e ele gerar 100 mil por mes de lucro eu pagaria, mesmo sabendo que vou (bem) fora do valor de mercado para turismo. O Ronaldinho simplesmente ganha isso pois da retorno. O mesmo com o Ronaldo e qualquer outro jogador que esta voltando da Europa.
    Vale lembrar que esse raciocinio vale para qualquer esporte, qualquer atividade, em qualquer pais. Nao e exclusividade do Brasil. Isso e capitalismo.
    Sobre BBB, realmente parabens a Globo. Para reunir um grupo de anonimos confinados em um lugar fechado e ter um lucro de 55 milhes de reais (BBB 2010)… devo dar parabens a Globo.
    Agora… em relacao a eu pessoalmente assistir ao BBB, e outra historia… sugiro simplesmente apagar a TV, pois entre BBB, Zorra Total, Novela das 6,7,8,9, seriados da Record… esta bem feia a programacao da TV aberta no Brasil. Sugiro a todos um 2011 de otimos livros e muita leitura!

    1. Ricardo,

      Sem dúvida que trata-se do mais puro conceito de marketing, como a divulgação das virtudes de candidatos a cargos políticos (falsas) ou a propaganda de bebidas alcoolicas (prejudiciais) e de remédios (automedicação) ou cigarro (veneno).

      Tudo puro marketing…

      []’s

      Luís Vabo

  5. Luís, o assunto abordado é tão importante (dentro de seu contexto) que abre um leque para demais exemplos deste nosso país.

    Jogadores que não jogam mais, ficam descansando e em constante trabalho físico, por outro lado, continuam fora de forma, sem ganhar nenhum campeonato ou prêmios, somente dinheiro a custas dos outros.

    A gente pode observar pela Marta que com 24 anos (jurava que ela tinha muuuito mais) ganhou 5 prêmios, mas não consegue aparecer jogando em seu país o “machista” do futebol e tem seu reconhecimento somente fora do país.

    BBB, dispenso, acredito que programas com mais esforço pessoal vale mais do que o ócio. Fico com as temporadas de So you think you can dance, Dance with the stars (vale ver os vídeos do Hélio Castroneves, um show a parte) e Idols. Todos importados, pois não conseguimos nem mesmo copiar a receita do bolo com sucesso.

  6. Bem, me permita começar com um lugar comum, “enquanto alguns choram, outros vendem lenços”

    Claro que essse volume todo de dinheiro poderia ser melhor aproveitado numa ação humanitária, o mundo está cada vez mais clamando por isso e o próprio F. Kotler já fala disso em Marketing 3.0 um livro recomendado até para quem não é estritamente da area como eu.

    Mas é preciso enchergar oportunidades de negócio quando outros preferem criticar, pois muitos viram a maça cair antes de Newton, mas apenas ele enchergou que existia ali uma força agindo e assim entrou para os anáis da Ciência. Eu particularmente poderia fazer uma longa lista de críticas a vinda de Ronaldinho e todo o circo que foi criado em torno disso, assim como também ao BBB (muito mais críticas nesse caso). No ponto de vista do marketing, sobram elogios, já do ponto de vista socio-politico e humanitário são críticas sem fim, tudo depente do ânglo o qual você analisa a questão, mas você tem de tomar uma posição.

    Como profissional do turismo encherguei esse caso como uma ótima oportunidade de negócios, vejo como negativo do ponto de vista cultural o fanatismo que a maioria dos torcedores do nordeste tem por clubes como Flamengo e cia, mas isso me fez perceber que haverá um grande interesse por parte dos mais apaixonados (palmas a Globo novamente) em assistir a estreia de Ronaldinho no Flamengo. A procura já é relativamente boa, o suficiente para entender que esta é uma viagem comercialmente rentável, e ainda é possível agregar uma seria de serviços e consequêntemente “vender meus lenços”.

    PS. FAÇAMOS NOSSA PARTE PARA AJUDAR AS VITIMAS DO DESASTRE NATURAL NA REGIÃO SERRANA DO RIO.

    1. Miguel,

      Não há dúvida de que se trata exatamente de uma oportunidade de marketing e não há nada de errado nisso.

      Bem ao contrário, estão certíssimos os profissionais de marketing que a aproveitam (e bem).

      O que se aborda aqui, de forma bem superficial, é o comportamento das massas.

      []’s

      Luís Vabo

  7. Bem, me permita começar com um lugar comum, “enquanto alguns choram, outros vendem lenços”

    Claro que essse volume todo de dinheiro poderia ser melhor aproveitado numa ação humanitária, o mundo está cada vez mais clamando por isso e o próprio F. Kotler já fala disso em Marketing 3.0 um livro recomendado até para quem não é estritamente da area como eu.

    Mas é preciso enchergar oportunidades de negócio quando outros preferem criticar, pois muitos viram a maça cair antes de Newton, mas apenas ele enchergou que existia ali uma força agindo e assim entrou para os anáis da Ciência. Eu particularmente poderia fazer uma longa lista de críticas a vinda de Ronaldinho e todo o circo que foi criado em torno disso, assim como também ao BBB (muito mais críticas nesse caso). No ponto de vista do marketing, sobram elogios, já do ponto de vista socio-politico e humanitário são críticas sem fim, tudo depente do ânglo o qual você analisa a questão, mas você tem de tomar uma posição.

    Como profissional do turismo encherguei esse caso como uma ótima oportunidade de negócios, vejo como negativo do ponto de vista cultural o fanatismo que a maioria dos torcedores do nordeste tem por clubes como Flamengo e cia, mas isso me fez perceber que haverá um grande interesse por parte dos mais apaixonados (palmas a Globo novamente) em assistir a estreia de Ronaldinho no Flamengo. A procura já é relativamente boa, o suficiente para entender que esta é uma viagem comercialmente rentável, e ainda é possível agregar uma seria de serviços e consequêntemente “vender meus lenços”.

    PS. FAÇAMOS NOSSA PARTE PARA AJUDAR AS VITIMAS DO DESASTRE NATURAL NA REGIÃO SERRANA DO RIO.

    1. Miguel,

      Não há dúvida de que se trata exatamente de uma oportunidade de marketing e não há nada de errado nisso.

      Bem ao contrário, estão certíssimos os profissionais de marketing que a aproveitam (e bem).

      O que se aborda aqui, de forma bem superficial, é o comportamento das massas.

      []’s

      Luís Vabo

  8. BBB um lixo de programa, nao sei quem são mais ridiculos, quem produzem, quem participa ou quem assisit…. um programa vazio, sem conteúdo, ridiculo… Vejo as pessoas comentando na hora do almoço em lanchonetes, um assunto futil….

    agora futebol… pior ainda, somente no Brasil que empresas fecham ou dispensam seus funcionarios mais cedo para assistir uma copa…. ( se pelo menos ganhassem… mas nem isso fazem, aliás, a única coisa que sabem fazer realmente é administrar suas contas bancarias em Euros,

    Realmente o Brasil ” dorme em berço esplêndido “

    1. Bem, Daniela,

      Sua visão sobre tudo isso é ainda mais crítica do que a minha.

      Ainda bem que temos o controle remoto na mão e assistimos apenas o que nos interessa, não é?

      []’s

      Luís Vabo

  9. Bom dia, Vabo.

    Este seu post me remete a outro intitulado “Brasil na grande rota dos shows internacionais”, postado em 30/08/2010, quando você abordou de forma bem isenta o fato dos artistas que entram na curva descendente, ou que já se encontram no ostracismo, passarem a enxergar o Brasil, dentre outros países, como um grande mercado para faturar alguns milhões de dólares em final de carreira, sem quaisquer novidades a seres mostradas.

    No futebol isso também não é diferente e não acontece somente no Brasil, haja vista que os EUA, particularmente, têm se mostrado o destino de muitos craques em final de carreira, vide o Cosmos, de Nova Iorque e o Galaxy, de Los Angeles, recheados de ex-craques, quase aposentados e que já não estão mais sob os holofotes da fama. Seria inimaginável todo o aparato de marketing e a impressionante manifestação popular que envolveu a vinda de Ronaldinho para o Flamengo ocorrer num mercado tão competitivo como o europeu, tudo em função de um jogador (muito bom, por sinal) em fase final de carreira. As “feras” do marketing sabem exatamente aonde podem e devem abrir seus tentáculos.

    Por outro lado, acho totalmente desprovidas de sentido comparações do tipo: “Como pode um jogador de futebol no Brasil ganhar um salário de 1 milhão e duzentos mil reais, quando os médicos e professores ganham salários miseráveis.” Pura hipocrisia. Quando os médico realiza uma cirurgia ou o professor se encontra lecionando, no centro cirúrgico ou na sala de aula não estão presentes 40 ou 50 mil pessoas que pagaram ingressos (em média R$ 30,00) para vê-los trabalhando. Muito menos as cirurgias e as aulas são trasmitidas ao vivo para todo o Brasil e até mesmo para o exterior, com todas aquelas cotas de patrocínio e a presença de forte merchandising. Enfim, independentemente da formação, origem ou conteúdo da celebridade, o que importa é o quanto ela vale.

    Agora, cá prá nós, como torcedor rubro-negro que sou, pouco me importa quanto o Ronaldinho receberá no Flamengo ou o que ele fará na noite carioca. O que eu quero ver é o Ronaldinho dando bastante trabalho aos goleiros adversários apanhando a “maricota” no fundo das redes. Forte abraço.

    Rubens

  10. Bom dia, Vabo.

    Este seu post me remete a outro intitulado “Brasil na grande rota dos shows internacionais”, postado em 30/08/2010, quando você abordou de forma bem isenta o fato dos artistas que entram na curva descendente, ou que já se encontram no ostracismo, passarem a enxergar o Brasil, dentre outros países, como um grande mercado para faturar alguns milhões de dólares em final de carreira, sem quaisquer novidades a seres mostradas.

    No futebol isso também não é diferente e não acontece somente no Brasil, haja vista que os EUA, particularmente, têm se mostrado o destino de muitos craques em final de carreira, vide o Cosmos, de Nova Iorque e o Galaxy, de Los Angeles, recheados de ex-craques, quase aposentados e que já não estão mais sob os holofotes da fama. Seria inimaginável todo o aparato de marketing e a impressionante manifestação popular que envolveu a vinda de Ronaldinho para o Flamengo ocorrer num mercado tão competitivo como o europeu, tudo em função de um jogador (muito bom, por sinal) em fase final de carreira. As “feras” do marketing sabem exatamente aonde podem e devem abrir seus tentáculos.

    Por outro lado, acho totalmente desprovidas de sentido comparações do tipo: “Como pode um jogador de futebol no Brasil ganhar um salário de 1 milhão e duzentos mil reais, quando os médicos e professores ganham salários miseráveis.” Pura hipocrisia. Quando os médico realiza uma cirurgia ou o professor se encontra lecionando, no centro cirúrgico ou na sala de aula não estão presentes 40 ou 50 mil pessoas que pagaram ingressos (em média R$ 30,00) para vê-los trabalhando. Muito menos as cirurgias e as aulas são trasmitidas ao vivo para todo o Brasil e até mesmo para o exterior, com todas aquelas cotas de patrocínio e a presença de forte merchandising. Enfim, independentemente da formação, origem ou conteúdo da celebridade, o que importa é o quanto ela vale.

    Agora, cá prá nós, como torcedor rubro-negro que sou, pouco me importa quanto o Ronaldinho receberá no Flamengo ou o que ele fará na noite carioca. O que eu quero ver é o Ronaldinho dando bastante trabalho aos goleiros adversários apanhando a “maricota” no fundo das redes. Forte abraço.

    Rubens

  11. Olá, concordo com o que diz respeito ao BBB. Eu nao o assisto, acho perda de tempo, prefiro ficar no computador pesquisando, pois acredito que quando tiver algum concurso publico caira alguma pergunta sobre o pre-sal sobre a crise politica do egito, de honduras e dificilmente quem ganhou tal edição do BBB.
    Sobre o futebol eu discordo concordando, no exterior é assim que acontece, o Barcelona nunca teve um patrocinador master, e se nao fizermos como o flamengo, santos e corinthians fizeram os jogadores vao sair muito mais rapido do q imaginamos. Eu entendo q mta gente tem raiva por jogadores de futebol ganharem milhoes pra praticar um “lazer” a maioria das equipes de futebol sao patrocinadas por empresas privadas o governo patrocina outros esportes atraves de estatais que nenhuma empresa privada patrocina. apesar de achar q o ronaldinho, ronaldo, neymar, ganham muito, prefiro te-lo me meu time pra gerar mais marketing do q nao te-los.

  12. Olá, concordo com o que diz respeito ao BBB. Eu nao o assisto, acho perda de tempo, prefiro ficar no computador pesquisando, pois acredito que quando tiver algum concurso publico caira alguma pergunta sobre o pre-sal sobre a crise politica do egito, de honduras e dificilmente quem ganhou tal edição do BBB.
    Sobre o futebol eu discordo concordando, no exterior é assim que acontece, o Barcelona nunca teve um patrocinador master, e se nao fizermos como o flamengo, santos e corinthians fizeram os jogadores vao sair muito mais rapido do q imaginamos. Eu entendo q mta gente tem raiva por jogadores de futebol ganharem milhoes pra praticar um “lazer” a maioria das equipes de futebol sao patrocinadas por empresas privadas o governo patrocina outros esportes atraves de estatais que nenhuma empresa privada patrocina. apesar de achar q o ronaldinho, ronaldo, neymar, ganham muito, prefiro te-lo me meu time pra gerar mais marketing do q nao te-los.

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