Nada como a virada do ano para ampliar nossa sensibilidade para aquilo que está por vir, para o ano que entra, para o futuro logo ali.
Muitos concordam, muitos outros discordam de minhas opiniões sobre o mercado, mas elas estão aí…, sobre cada um dos principais segmentos, incluindo o corporativo em que atuamos, bem como os demais que acompanhamos de perto:
1 – Viagens de Lazer
Não posso deixar de analisar a opinião do maior especialista brasileiro no assunto, a respeito do impacto da Copa na venda de pacotes turísticos.
Valter Patriani comentou, durante painel em evento de hotelaria do Panrotas, promovido no Rio de Janeiro, que “o brasileiro não gosta de concorrência com suas férias, um evento importante em sua vida, pelo qual ele trabalha o ano inteiro”.
Todos sabemos que o ano não será fácil para as viagens de turismo, em especial para as empresas dedicadas exclusivamente a este segmento, um posicionamento estratégico que deixa em vantagem os grupos que atuam de forma diversificada, no lazer, no corporativo e na consolidação, os 3 motores do negócio viagens e turismo.
2 – Viagens Corporativas
Penso um pouco na contra-mão do senso comum e acho que 2014 será um bom ano para o mercado corporativo, menos por eu ser um otimista incorrigível e mais por perceber que as empresas precisam viajar mais ainda quando há qualquer sinal de desaquecimento econômico.
Não se trata propriamente do “quanto pior, melhor”, mas de uma certeza: as agências brasileiras especializadas em gestão de viagens corporativas estão se preparando para expandir sua oferta de serviços para as empresas, seus clientes.
A diversificação também apresenta-se como a melhor estratégia de longo prazo para o corporativo, sendo, neste caso, prestar um novo serviço para o mesmo mercado, carente de gestão de despesas.
3 – Consolidação
Mercado de intermediação clássica, baseado na concessão de crédito, segue firme e forte em 2014, com mais gestão, mais tecnologia, mais poder.
Poder do relacionamento comercial com as cias. aéreas, da capilaridade que oferecem e que as cias. aéreas não têm, do profundo conhecimento do mercado, das agências e dos produtos que distribui.
Diversificar também? Talvez, embora eu não tenho percebido mais nenhum movimento expressivo de consolidadoras na direção de agregar a oferta de outros produtos que não bilhete aéreo, afinal consolidação de hotéis é um outro negócio, também especializado, já disputado por muitos e com pouca barreira de entrada para novos “players”.
“E as OTA’s?” Alguém pode perguntar…
Cabe o mesmíssimo raciocínio do item 1 – Viagens de Lazer, já que as Online Travel Agencies nada mais são que agências operadoras de viagens de lazer que usam a internet como principal canal de atendimento.
Para maiores detalhes sobre a realidade das OTA’s no Brasil e no mundo, sugiro revisitar o post OTA: A FESTA ACABOU?, que continua atualíssimo…
Resumindo, com ou sem desaquecimento econômico, que venha 2014, com bons negócios, muita saúde, muita paz e sucesso, para você, leitor do Blog Distribuindo Viagens, e toda sua família.
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