O Brasil está repleto de empresas e empresários atentos às boas práticas de gestão e de planejamento estratégico, que buscam efetivamente administrar o seu negócio baseado nas metodologias e procedimentos largamente utilizados em todo o mundo. A essas empresas, chamaremos de empresas Tipo A.
Mas há também aquelas empresas que são tocadas baseadas, quase unicamente, no instinto do(s) dono(s), sem qualquer embasamento teórico ou científico, o que não representa propriamente um problema, mas costuma limitar seu crescimento. São as empresas Tipo B.
Um pouco mais complicado, um terceiro grande grupo de empresas brasileiras acredita que basta disseminar a imagem de gestão profissional, de técnicas de gerenciamento corporativo e de práticas de administração da empresa moderna, para obterem os resultados esperados, mesmo sem efetivamente seguirem estes conceitos. Este grupo é composto pelas empresas Tipo C.
No fundo, as empresas Tipo C acabam por enganar a si e ao mercado, ao agirem de forma completamente oposta à imagem que divulgam:
– O planejamento estratégico inicia pela tradicional análise FOFA, de “Fiz Outrora, Faço Agora”, típico das empresas que buscam resultados diferentes, mesmo fazendo sempre igual.
– Quando questionados sobre a aplicação de Acordos de Nível de Serviço, apresentam seu particular conceito sobre SLA, de “Sabe-se Lá Aonde”.
– A gestão dos prazos de entrega é objeto permanente de melhoria contínua baseada no tradicional PDCA, de “Promete, Depois Corre Atrás”.
– Os cronogramas são elaborados de acordo com o indefectível método “Cálculo Hipotético Universal de Tempo Estimado”, mais comumente referido pela sua sigla…
– As convenções internas são utilizadas para divulgar as “boas práticas de gestão” da companhia, em detrimento do real objetivo de cada evento.
No cenário de incertezas da economia brasileira, especialmente para os próximos dois anos, não há espaço para este tipo de empresário, nem para este tipo de empresa, as margens estão cada vez mais disputadas, a imagem é cada vez mais efêmera e, apesar de tudo o que se divulga, a verdade sempre acaba prevalecendo.
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