MIAMI, DILSON, BOEING 777, COPA X NBA

Muitos brasileiros fugiram da Copa do Mundo do Brasil.

Alguns foram pra Europa, muitos foram para os EUA (Miami e New York à frente) e outros poucos tentam evitar a Copa, mesmo ficando no Brasil.

Nós aproveitamos a redução no movimento corporativo, proveniente da farra de feriados no Rio acrescida dos expedientes prejudicados pelos jogos do Brasil, e resolvemos passear na casa de amigos em Miami (mas sempre de olho nas transmissões dos jogos ao vivo).

Grata surpresa logo na sala da AA no GIG, encontramos Dilson Verçosa, amigo há mais de 30 anos, e botamos a conversa em dia, um papo solto e agradável, que incluiu turismo, agências de viagens, estratégias de distribuição, concorrência, gente, mercado, família, netos (atuais e futuros), amigos verdadeiros, passado, presente e um pouco de futuro.

Encontrar Dilson foi um prenúncio de que a viagem prometia, e viajar no Boeing 777 foi a confirmação de um voo tranquilo e confortável.

Aqui na Florida, a Copa só existe porque as principais cidades são ocupadas por brasileiros, entre turistas, residentes e “second home owners” (os autodenominados “brazucas” de Miami e Orlando, principalmente).

Nos restaurantes de Miami, de cada 4 TVs gigantes nas paredes, 1 está ligada em jogos da Copa ou em reportagens sobre o assunto, o que já é uma baita evolução em relação a quando o noticiário esportivo por aqui concentrava-se em baseball e basketball, “no matter” o que está acontecendo no resto do mundo.

Só pra contrariar meu espírito 100% brasileiro, fomos a um dos jogos das finais da NBA, entre o Miami Heat e o San Antonio Spurs, um espetáculo de organização (o trânsito nem percebeu o evento), conforto (arena com assentos acolchoados), comodidade (snack bars sem filas e com produtos de qualidade), segurança (nenhuma preocupação com tumultos ou brigas de torcida).

Mas o mais evidente é o genuíno respeito com o consumidor, desde a facilidade de acesso ao estádio, a rápida inspeção de segurança na entrada, a gentileza dos orientadores de plateia que indicam o melhor acesso ao assento pré-marcado, o brinde de uma camiseta do time aguardando o torcedor em cada assento, as pequenas atrações e brincadeiras durante os intervalos do jogo e até durante os time outs (pedidos de tempo), tudo conspira para devolver qualidade de serviço por cada dollar gasto no ingresso.

Exatamente como esperamos que o turista estrangeiro sinta-se após assistir aos jogos da Copa do Mundo nos estádios do Brasil…

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Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

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