DESATEM OS CINTOS: SEU MERCADO PODE DOBRAR DE TAMANHO !

A atividade de agenciamento de viagens sempre foi confundida com intermediação de serviços de viagens.

“Ora, mas é isso mesmo, qual a novidade?”, dirão os conservadores.

Quando entrei neste mercado, há 20 anos, sempre questionei o fato de apresentarmos uma proposta comercial para uma empresa contratar os serviços de nossa agência de viagens, sem incluir nessa proposta o preço por estes serviços.

Estava claro que prestávamos serviço de agenciamento e, por isso, éramos remunerados pelas cias. aéreas, hotéis e demais fornecedores, através de um comissionamento, mas isto sempre me incomodou, pois no fundo sempre desejei ser remunerado pelo cliente a quem prestei o serviço (não pelo fornecedor de quem vendi um serviço).

O conceito de TMC (Travel Management Company), trazido ao Brasil pelas multinacionais norteamericanas, que contratam aqui as mesmas agências de gestão de viagens corporativas que as atendem em suas matrizes, trouxe também o modelo de precificação de taxa por transação (o hoje manjado “transaction fee”), cuja principal justificativa é a utilização de tarifa acordo ou diária de hospedagem negociada diretamente entre o fornecedor e a empresa cliente, pelo preço líquido, não comissionado portanto.

No Brasil, a precificação por “transaction fee” coexistiu durante muitos anos (e ainda coexiste) com o comissionamento, até que a ABAV e as cias. aéreas criaram a DU, em que a empresa cliente remunera o serviço da agência de viagens através do bilhete aéreo e, a partir daí, qualquer uma dessas 3 modalidades, e suas diversas variações, pode ser utilizada, desde que acordado de forma transparente entre a agência e a empresa cliente.

O objetivo deste post não é tratar do modelo de negócios das agências de viagens brasileiras, mas, a partir desse modelo, analisar a tendência, que não inventamos, das agências de gestão de viagens migrarem para uma oferta mais completa de consultoria e gerenciamento de despesas corporativas.

Sobre este tema, lembro-me de um cliente, fidelizado à nossa agência, que certa vez disse-me:

– Vabo, acho importante esta gestão de viagens que a Solid faz para nossa empresa, vejo mesmo valor nisso, mas as providências para a viagem de um colaborador não se encerram na reserva e emissão do bilhete aéreo, ou na reserva do hotel ou na locação do carro…

A frase soou um tanto óbvia, mas a revelação seguinte mudou completamente a forma como passei a enxergar o serviço que prestávamos à empresa deste cliente:

– Como minha diretoria engloba o administrativo, financeiro e RH, somos responsáveis por tudo o que acontece com este colaborador durante esta viagem, ou mesmo durante um simples deslocamento na cidade, desde o momento que ele sai de casa ou da empresa.

A evolução do discurso entregava um pouco do que viria a seguir, mas eu continuava atento:

– Até que ele retorne da viagem ou do deslocamento pela cidade, preciso suprir tudo o que esse funcionário vai precisar para cumprir seu objetivo, incluindo seus gastos, e nossa equipe está bem menos preocupada se uma determinada despesa será de R$ 50,00 ou R$ 100,00, pois o que nos importa é se o propósito da viagem será atendido.

“Bingo ! É aqui que a demanda gera a oportunidade”, pensei. E o executivo concluiu:

– Nada pode dar errado, pois custa muito mais caro ele não cumprir o objetivo da viagem, considerando que o respeito à nossa política de viagens e despesas é mandatório.

Estava dado o caminho: a gestão de viagens precisava ser elevada a um novo patamar, o de gestão de despesas corporativas, afinal os serviços de viagens são apenas parte das despesas associadas aos deslocamentos dos funcionários de uma empresa.

Aéreo, hotel, carro e seguro viagem são os serviços usualmente oferecidos às empresas pelas agências de viagens corporativas, mas esta oferta não é mais suficiente para resolver o problema do cliente corporativo.

As empresas precisam de uma abordagem completa das demandas dos colaboradores em seus deslocamentos, que agregue aos tradicionais serviços de viagens, também a consultoria em gestão das outras despesas necessárias ao objetivo de cada deslocamento, como taxi, metrô, ônibus, combustível, pedágio, estacionamento, kilometro rodado, restaurante, treinamento, ingresso, assinatura, evento, equipamento, material, serviço, comunicação etc. etc.

Por tudo isso, afirmo que a agência de gestão de viagens se transformará numa consultora de despesas corporativas e existem vários motivos que tornam esta tendência irreversível, mas destaco aqui apenas três, para sua reflexão:

1) Os novos serviços a serem geridos representam um volume de negócios entre 80% e 100% do volume dos tradicionais serviços de viagens, um potencial gigante de incremento nos negócios.

2) Assim como a gestão de viagens corporativas baseia-se nas tecnologias desenvolvidas para este fim, a consultoria em gestão de despesas seguirá caminho análogo, apoiando-se em tecnologias especialmente desenhadas e que fogem ao pesado modelo dominante de gestão financeira/contábil dos ERPs.

3) Quando o cliente corporativo demanda, existem duas alternativas: ou a sua agência atende ou o seu concorrente o fará.

Por isso, prepare sua cabeça, adapte sua agência, capacite sua equipe e seja bem-vindo a um novo mercado corporativo, que além de desatendido, tem potencial para dobrar o seu negócio.

Pense nisso com muito carinho, pois não é todo dia que uma oportunidade dessas aparece na nossa frente.

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

7 thoughts on “DESATEM OS CINTOS: SEU MERCADO PODE DOBRAR DE TAMANHO !

  1. Oi Vabo , Bom Dia!!
    Estamos de volta ( para os comentários , pois a leitura dos posts não parou jamais !!
    …..E de volta para 1- Dar os PARABÉNS pelo post e , 2- Obrigado pela consultoria !!

    Abs,

    Hélio Rheinfranck

    1. Olá, Helio,

      Seja muito bem-vindo de volta aos comentários.

      Não há o que agradecer, pois trata-se do que realmente acredito, tanto que montamos uma nova empresa para trabalhar melhor este conceito, como o Panrotas abordou em nota ontem.

      Como diria o Artur, eu transformo minhas convicções em “lobby do bem”…

      []’s

      Luís Vabo

  2. Realmente, conhecer e aproveitar as oportunidades do mercado é importantíssimo para o sucesso. Adaptar-se as mudanças é fundamental!

  3. Realmente, conhecer e aproveitar as oportunidades do mercado é importantíssimo para o sucesso. Adaptar-se as mudanças é fundamental!

  4. O desafio está lançado, entendo que a novas (velhas) oportunidades (velhas porque sempre estiveram aí) irão realmente alavancar as Agências que seguirem pôr essa via.

  5. Realmente um dos nossos Grandes desafio deste e próximos seculos, será a capacidade de nos readaptar a mudanças. Não temos que ficar receosos com as Megas Empresas que estão no mercado, e tão pouco com as OTA – Agencias Onlines. Mas sim teremos que nos Especializar em um Nicho. E se tornar verdadeiros Especialistas, e reconquistar o relacionamento com o usuário de Agencia de Viagens.

    Até para quem desejar conhecer essa forma de pensar, estou a frente de um Congresso focado somente para os Agentes de Viagens, e agenciadores de viagens. Que é o CONAV – Congresso Nacional de Agencia de Viagens… Aproveite e se inscreva já, 100% Gratuito e Limitado!

  6. Realmente um dos nossos Grandes desafio deste e próximos seculos, será a capacidade de nos readaptar a mudanças. Não temos que ficar receosos com as Megas Empresas que estão no mercado, e tão pouco com as OTA – Agencias Onlines. Mas sim teremos que nos Especializar em um Nicho. E se tornar verdadeiros Especialistas, e reconquistar o relacionamento com o usuário de Agencia de Viagens.

    Até para quem desejar conhecer essa forma de pensar, estou a frente de um Congresso focado somente para os Agentes de Viagens, e agenciadores de viagens. Que é o CONAV – Congresso Nacional de Agencia de Viagens… Aproveite e se inscreva já, 100% Gratuito e Limitado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *