A ARTE DE VENDER

Estou parado no trânsito paulista da Barra da Tijuca e observo a movimentação dos vendedores de sinal (farol em SP).

Devem existir poucos lugares onde a arte de vender é colocada tão à prova, quanto o “ambiente de negócios” dos vendedores de sinal, tantas e tamanha as dificuldades para converter uma venda.

O sujeito está debaixo do sol (às vezes da chuva), oferecendo sabe-se-lá-o-quê para potenciais compradores que ele mal enxerga, porque estão:
– dentro do carro fechado com janelas fechadas e vidros escuros.
– distraídos, olhando para a frente, para o painel ou para baixo (futucando o celular).
– desinteressados em ouvir o argumento de venda do produto.
– ansiosos ou angustiados demais para decidir uma compra em 30 segundos.

Além disso, há um obstáculo quase intransponível entre o vendedor e o comprador: não é o vidro da janela do carro em si (este pode ser abaixado), mas é justamente o receio em abaixar o vidro.

Ou seja, o vendedor mal enxerga o comprador, não consegue ser ouvido, tem que sorrir, apregoar a mercadoria, manter um olho no cliente (que abriu uma brecha da janela), outro olho no sinal (que já vai abrir), um terceiro olho nas motos (que avançam entre os carros), um quarto olho no rapa (que pode por tudo a perder) e, caso consiga fechar a venda, tem que entregar o produto, receber o pagamento e devolver o troco em menos de 20 segundos…

Quando não consegue fazer tudo isso no tempo certo, recebe um sonoro buzinaço, que transforma o efêmero sucesso de uma venda convertida, em mais uma irritação de um dia naturalmente difícil.

Eu sempre observei os profissionais de vendas como virtuosos na arte da argumentação.

Ok, os advogados também são especialistas em argumentar, contra-argumentar, convencer, provar e comprovar, mas você compraria um produto de um advogado?

O argumento de venda é aquele pedaço de informação que é entregue ao cliente, embalado no que eu chamo de “encanto da verdade”.

Sim, porque nada pior do que um vendedor que não acredita no produto que vende e, por isso, interpreta na frente do comprador (como se este não fosse perceber o factóide).

Vender exige talento e vender bem exige verdade.

Vender muito bem exige talento e verdade.

Quando o vendedor é talentoso, ele pode vender muito, mas ele só vende bem quando é verdadeiro e, para isso, ele tem que genuinamente acreditar na qualidade daquilo que está vendendo (ou seja, o produto tem que ser bom de verdade).

Vendedor com brilho nos olhos é aquele que é tão seguro da excelência do seu produto, que a sua capacidade de argumentação torna-se imbatível, justamente porque o seu produto é mesmo o melhor e ele, mais do que ninguém, sabe disso, se orgulha disso e vende isso.

Pra fechar o post eu pergunto: quantos profissionais de vendas você conhece com essas características?

.

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Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

18 thoughts on “A ARTE DE VENDER

  1. Adorei essa reportagem! eu mi vi um pouco nela, pois eu adoro vender, e vendo com brilho nos olhos, pois acredito no produto.
    Quanto aos vendedores de sinal fica uma reflexão, pois eles tem que fazer uma venda com tantas dificuldades e em pouco tempo.

  2. Adorei essa reportagem! eu mi vi um pouco nela, pois eu adoro vender, e vendo com brilho nos olhos, pois acredito no produto.
    Quanto aos vendedores de sinal fica uma reflexão, pois eles tem que fazer uma venda com tantas dificuldades e em pouco tempo.

  3. Vabo,

    Com toda a certeza o vendedor de sinal é um ser especial. Muitas vezes me pergunto como é que alguém pode aguentar tantas dificuldades e ainda sorrir, mas sei que a necessidade é um poderoso motivador. Também admiro os vendedores de espaço publicitário, principalmente aqueles que vendem anúncios em veículos ainda não lançados, ou seja, vendem apenas um projeto, uma ideia. Enfim, se a intenção do seu texto era provocar reflexão, acredite, eu reflito muito toda as vezes em que estou parado no sinal e vejo aqueles abnegados enfrentando toda a sorte de dificuldades. Às vezes me pergunto: será que eu conseguiria fazer esse trabalho, mesmo confrontado com a necessidade? É essa a reflexão maior. Perante ela, normalmente abaixo um pouco o vidro e respondo educadamente a eles: “hoje não, obrigado.” É o mínimo que posso fazer.

    Um abraço.

    1. Sim, Rui,

      A intenção do texto era compartilhar a reflexão que fiz e suscitar novas reflexões sobre o tema.

      Naturalmente a necessidade nos impõe capacidades que muitas vezes julgamos não dispor.

      É a conhecida história: “o sapo pula conforme o tamanho da poça…”

      []’s

      Luís Vabo

  4. Vabo,

    Com toda a certeza o vendedor de sinal é um ser especial. Muitas vezes me pergunto como é que alguém pode aguentar tantas dificuldades e ainda sorrir, mas sei que a necessidade é um poderoso motivador. Também admiro os vendedores de espaço publicitário, principalmente aqueles que vendem anúncios em veículos ainda não lançados, ou seja, vendem apenas um projeto, uma ideia. Enfim, se a intenção do seu texto era provocar reflexão, acredite, eu reflito muito toda as vezes em que estou parado no sinal e vejo aqueles abnegados enfrentando toda a sorte de dificuldades. Às vezes me pergunto: será que eu conseguiria fazer esse trabalho, mesmo confrontado com a necessidade? É essa a reflexão maior. Perante ela, normalmente abaixo um pouco o vidro e respondo educadamente a eles: “hoje não, obrigado.” É o mínimo que posso fazer.

    Um abraço.

    1. Sim, Rui,

      A intenção do texto era compartilhar a reflexão que fiz e suscitar novas reflexões sobre o tema.

      Naturalmente a necessidade nos impõe capacidades que muitas vezes julgamos não dispor.

      É a conhecida história: “o sapo pula conforme o tamanho da poça…”

      []’s

      Luís Vabo

  5. Luis Vabo
    Ótimo seu artigo a “Arte de Vender”
    Vendedor de verdade, nasce, o conhecimento o aperfeiçoa, a capacidade de exercer sua paixão com sucesso o mantem vivo.

  6. Luis Vabo
    Ótimo seu artigo a “Arte de Vender”
    Vendedor de verdade, nasce, o conhecimento o aperfeiçoa, a capacidade de exercer sua paixão com sucesso o mantem vivo.

  7. Luis olá:
    Ótimo seu artigo a “Arte de Vender”
    Vendedor de verdade, nasce, o conhecimento o aperfeiçoa, a capacidade de exercer sua paixão com sucesso o mantem vivo.

  8. Luis olá:
    Ótimo seu artigo a “Arte de Vender”
    Vendedor de verdade, nasce, o conhecimento o aperfeiçoa, a capacidade de exercer sua paixão com sucesso o mantem vivo.

  9. OI Amigo…. vender tenque tar no Sangue mesmo…. tenho orgulho de dizer que trabalhei vendendo no Farol balas….ganhava pra caramba…alias a margem era mais doque o turismo te garanto kkkk ….vc conseguia conhecer muita gente pobre , rica , tudo que e’ tipo com um simples sorrizo, vc nao pagava impostos….via um carinho da pessoa quando abaixava o vidro no meio da chuva pra te deixar umas moedas….ou deixar um lanche pra vc comer…as vezes notas boas 10-20 reais , muitas moedas …a unica coisa que eu tinha que me mudar de ponto em ponto pois os pontos sao marcados por donos ” Do morro ” ai eu ficava com medo alguem mexer comigo de vez em quando alguem aparecia, mais eu vendia muito bem…ate um dia um senhor de bom coracao me conheceu no farol e soube da minha dificuldade e me ajudou….em fim ….e uma historia longa

    Vender e algo que temos que gostar…dificiulmente voce acha vendedores hoje no Mercado, maioria e tirador de pedido , a differenca e muito grande, de quebrar o gelo, conquistar o cliente pela simpatia, convencer o cliente que e uma opurtunidade e reverter a situacao pra ele fechar o negocio ….

    e nunca tenha vergonha de vender ….pra muitos vender e problema
    mais pra nos vender e prazer…..

    1. Prezado Mohammed,

      Também acho que vender é muito mais do que trocar um produto ou serviço por uma quantidade de dinheiro.

      Vender é atrair, seduzir e conquistar.

      Isso é o que faz brilhar os olhos de um bom vendedor.

      []’s

      Luís Vabo

  10. OI Amigo…. vender tenque tar no Sangue mesmo…. tenho orgulho de dizer que trabalhei vendendo no Farol balas….ganhava pra caramba…alias a margem era mais doque o turismo te garanto kkkk ….vc conseguia conhecer muita gente pobre , rica , tudo que e’ tipo com um simples sorrizo, vc nao pagava impostos….via um carinho da pessoa quando abaixava o vidro no meio da chuva pra te deixar umas moedas….ou deixar um lanche pra vc comer…as vezes notas boas 10-20 reais , muitas moedas …a unica coisa que eu tinha que me mudar de ponto em ponto pois os pontos sao marcados por donos ” Do morro ” ai eu ficava com medo alguem mexer comigo de vez em quando alguem aparecia, mais eu vendia muito bem…ate um dia um senhor de bom coracao me conheceu no farol e soube da minha dificuldade e me ajudou….em fim ….e uma historia longa

    Vender e algo que temos que gostar…dificiulmente voce acha vendedores hoje no Mercado, maioria e tirador de pedido , a differenca e muito grande, de quebrar o gelo, conquistar o cliente pela simpatia, convencer o cliente que e uma opurtunidade e reverter a situacao pra ele fechar o negocio ….

    e nunca tenha vergonha de vender ….pra muitos vender e problema
    mais pra nos vender e prazer…..

    1. Prezado Mohammed,

      Também acho que vender é muito mais do que trocar um produto ou serviço por uma quantidade de dinheiro.

      Vender é atrair, seduzir e conquistar.

      Isso é o que faz brilhar os olhos de um bom vendedor.

      []’s

      Luís Vabo

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