Interessante a mudança do nome da feira, uma busca da internacionalização (Exposition) sem perder suas origens (Exposição).
A ideia da Feira da ABAV sempre foi buscar o viajante de lazer, do Brasil e do exterior, resultado do quanto a ABAV é focada nas agências de viagens e turismo.
Por isso, nada mais natural (e até demorou a cair essa ficha) do espaço da Braztoa dentro da ABAV Expo, tudo a ver, economiza-se em eventos, fortalece-se o segmento e concentra-se esforços com prováveis melhores resultados.
Outro acerto tem sido a Ilha Corporativa da Abracorp (exceto o nome “ilha”, que denota separação, isolamento, o oposto da proposta de aproximação das TMCs – Travel Management Companies, do mercado), mas a ideia de um espaço dedicado à especialização da gestão de viagens corporativas, dentro da ABAV Expo, é mesmo vencedora, tamanha a quantidade de expositores interessados em participar do espaço, o que levou os organizadores a dobrar sua capacidade este ano.
A primeira edição, ainda no Riocentro em 2012, funcionou como um balão de ensaio, bem sucedido apesar da proposta de um ambiente fechado, exclusivo para os “hosted buyers” e associados Abracorp (talvez venha daí o nome “Ilha”), conceito devidamente revisado já no ano seguinte, no Anhembi em 2013, quando o espaço, aberto e democrático, foi um verdadeiro sucesso de expositores, de público e de negócios, sempre com o importante apoio e patrocínio da Gol.
Este ano, tudo indica que a Abracorp fará bonito outra vez, com prometidos 1.000 “hosted buyers” convidados das 32 agências de gestão de viagens corporativas associadas, que visitarão toda a ABAV Expo e, em especial, a “Ilha” Corporativa Abracorp, onde cerca de 30 expositores (cias. aéreas, hotéis e outros serviços, sobretudo os de tecnologia para gestão de viagens corporativas) mostrarão novidades e promoções exclusivas para a ABAV Expo.
A Vila do Saber é outra iniciativa que tem melhorado a cada ano e, nesta edição, convido-os a assistir ao painel:
Debate: Sustentabilidade, Certificações e o Agenciamento de Viagens
Quarta-Feira, 24/09/14, na Sala 06, das 10:30h às 12:00h
Debate sobre os reais resultados dos processos de certficação de qualidade e sustentabilidade para os agentes e seus clientes corporativos, moderado pelo maior especialista brasileiro no assunto, o João Carlos Noronha, com quem contribuirei como debatedor, baseado na trajetória da Solid Corporate Travel, certificada ISO 9001:2008 desde 2010, e que tem ZERO incidência de “Não Conformidades” em todas as Auditorias de recertificação.
Outro painel que destaco e indico na Vila do Saber:
Mobilidade & TI: Até que Ponto a Tecnologia é o Real Diferencial Competitivo?
Quinta-Feira, 25/09/14, na Sala 06, das 16:00h às 17:00h
Debate sobre a evolução tecnológica no setor, abordando os riscos e benefícios das inovações para TMCs e Clientes, moderado pelo Tadeu Cunha, Diretor de Negócios Travel do Reserve, Conselheiro da Alagev e Coordenador do Comitê de Tecnologia e Inovação da Abracorp e Alagev.
Meu resumo da ópera sobre o que será esta ABAV Expo: Braztoa, Abracorp, Vila do Saber e a participação ativa do Ministro do Turismo já valem o ingresso.
Última dica: não deixe de visitar a Ilha Corporativa Abracorp.
Boas novidades aguardam você lá.
.
“Outro acerto tem sido a Ilha Corporativa da Abracorp (exceto o nome “ilha”, que denota separação, isolamento, o oposto da proposta de aproximação das TMCs – Travel Management Companies, do mercado)” .
Adorei essa colocação, Luis! Sempre leio seu blog (apesar de raramente comentá-lo). Realmente a sinergia com o mercado que a ABRACORP demonstra não se traduz no nome “ilha”.
Como seu post coloca muito bem, a ABAV EXPO 2014 vale a visita e a passar na “ilha” corporativa é uma obrigatoriedade para quem quer se atualizar sobre o mercado corporativo.
Estarei lá e com certeza nos encontraremos
Grande abraço
A. Parazzoli
André,
Acho que expressei a opinião de muita gente.
Vamos lançar a campanha #ilhanao
[]’s
Luís Vabo