O BAIXO DESEMPENHO DO SERVIÇO PÚBLICO

Nunca esqueço um diálogo que tive com um servidor do congresso nacional sobre o baixo desempenho do serviço público e, diante de minha pergunta sobre tantas regalias, ausências ao trabalho e altas remunerações com recursos públicos, sua resposta foi:

– “Tem que ser assim mesmo, afinal, o dinheiro público é nosso. Nós somos o público…”

Esses mais de 30 anos de carreira, sendo 10 anos em empresa estatal, me forjaram alguns conceitos (e seguramente também alguns preconceitos) sobre eficácia, desempenho e resultado do trabalho, seja de um indivíduo ou de um grupo de pessoas.

Aprendi que trabalhar com baixa eficiência e pouco, ou nenhum, comprometimento é comum aos funcionários públicos, porque eles não têm pelo menos 3 características comuns aos profissionais de empresas privadas:

1 – Compromisso com o que fazem.
Motivo: não dependem de seu desempenho ou de apresentar resultados para manter seus empregos e ascender na carreira.

2 – Ambição profissional.
Motivo: sua ascensão na carreira independe do quanto desejam e trabalham para chegar a alguma posição na hierarquia do serviço público.

3 – Preocupação com o emprego.
Motivo: dispoem de uma inexplicável estabilidade de emprego (herança dos difíceis tempos de ditadura), que explica seu baixo desempenho, baixo comprometimento e baixos resultados.

Após passar num concurso público, acreditam genuinamente que são especiais, acima da média da população, quase ungidos por Deus e, portanto, têm direito às regalias (alto salário, baixa disponibilidade, pouco resultado) e mordomias patrocinadas pelos seus clientes, a população brasileira.

Uma fórmula como esta não poderia mesmo resultar em coisa boa…

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

One thought on “O BAIXO DESEMPENHO DO SERVIÇO PÚBLICO

  1. Caro Luis, esperar competência, meritocracia e modernidade no país do assistencialismo eleitoral beira à utopia e/ou inocência.
    Sonho de qualquer cidadão é ver a máquina pública trabalhar como uma empresa focada em resultados!
    Abs, Depret

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *