AINDA ESTÃO ROLANDO OS DADOS

O primeiro semestre se foi e quem sobreviveu passa a régua, cata os cacos e faz o balanço…

Estou há muitos anos nesse negócio, já estive outros muitos anos em outros mercados, mas sempre atuei como negociador, gerente comercial, coordenador comercial, chefe de departamento comercial, diretor comercial, sempre juntando as pontas entre partes interessadas.

Pois afirmo que há muito tempo não percebo um mercado tão inquieto, preocupado, nervoso, com executivos metendo os pés pelas mãos, empreendedores segurando o ímpeto e empresários falando em corte de custos, de despesas, de pessoal.

Neste meio de ano, o que eu vejo é o futuro repetir o passado, mas o segundo semestre parece estar começando um pouco pior do que o primeiro (não estou aqui para esconder fatos nem percepções), ou seja, o cenário é mesmo sombrio, requer muitos cuidados, além da velha ladainha de sempre (aproveitar oportunidades onde tantos vêm ameaças, usar a criatividade para superar desafios, adaptar-se a mudanças, reinventar-se etc).

Mas, de qualquer forma, se há algo positivo em ambientes de negócios críticos como o atual, é algo que costumamos negligenciar durante os períodos de bonança, que é a busca incessante da eficácia, a eliminação do desperdício, o fazer cada vez mais com cada vez menos.

E isso está ocorrendo com velocidade e pressão incríveis, nas empresas antenadas de todos os portes, aquelas que costumam sair na frente, que percebem o caminho por onde seguir e não têm receio de inovar.

Pessoalmente, dedico este segundo semestre a estas empresas, grandes ou pequenas, S.As. ou limitadas, brasileiras ou não, que estão empenhadas em virar o jogo, em sobreviver saudáveis, em sair melhor desta crise.

Graças a esse crescente contingente de profissionais visionários, muitos prestadores de serviços podem afirmar, em plena crise econômica e sem medo de ser feliz: dias sim, dias não, vamos sobrevivendo sem um arranhão.

Mas o fato é que o tempo não pára…

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

3 thoughts on “AINDA ESTÃO ROLANDO OS DADOS

  1. Oi Luis , Concordo com você em Partes , cara e impossível esconder a emoção que agente vivi , tipo primeiro semestre pra min foi sensacional poderia ser melhor , mais não tenho algo a reclamar porem eu lembro um mês como marco no auge da crise , Dollar disparando , lembro de dias que fiquei com medo , porem foi o melhor mês desse semestre em vendas ,…..são coisas do dia dia , confesso pra vc que inicio de junho os primeiros 10 dias na minha empresa o telefone quase não tocava , o povo tava com receio depois da quebra de uma operadora ai ….em fim todo dia temos que matar uma meia duzia de Leãoes , mais temos que ir pra acima , e vamos vencer , não temos outra solução …

    cara confesso que to ficando longe de gente negativa , o mercado sempre foi dificiu , olha ontem reportagem do Jornal da Noite da Globo falando que esse ano o turismo nacional vai crescer 40% , que o inter vai cair pro Dollar, confesso que na minha operadora te sendo completamente o contrario devido que faço promoções coisas que não existe porque temos que vencer , temos que fazer o impossível pro cara comprar não ter desculpa pro cara não viajar ….

    Desculpa se to um pouco emocionado hoje , mais a verdade e essa vamos ser positivos e correr atrás que as coisas vem …

    ano passado eu vi fiquei desesperado o ano todo e no final cresci tenho que correr atrás como sempre ….temos outra solução?

    tudo mundo fala em cortar custos , eu falo corta custo mais investe em marketing ….

    1. Blz, Mohammed,

      Li a matéria no Panrotas sobre o crescimento da Egípcia Tours no 1o. semestre, que confirma o que tenho dito: vamos trabalhar mais e reclamar menos.

      Mas isso não significa fingir que não há problema, que não há crise.

      A primeira providência para resolver um problema é reconhecer que ele existe.

      Quem fez isso há mais tempo, preparou-se melhor para enfrenta-lo e está colhendo os frutos.

      Parabéns uma vez mais !

      []’s

      Luís Vabo

      1. Oi Luis, eu reconheco que tem crise….mais o povo ta reclamando demais demais , nao aguento mais kkkkkkk ……

        antes o negocio era dificiu mais vc fazia propaganda tinha mais retorno, hoje você tem menos , não ta fácil, ta muito mais dificiu mais acho que não tem outra solução sera pra essa crise estamos um ano e meio nisso já , precisamos passar essa fase, não vejo a hora de olhar pra atras e dizer “Ufa superamos essa fase agora e só alegria …mais mesmo assim vai ser menos dificiu “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *