E tem gente que ainda pensa o contrário.
Há os que pensam que basta montar uma cia. aérea e um site de venda direta ao passageiro para reduzir o que chamam “custo de comercialização”.
E também os que imaginam que se um maga resort contiver toda aquela infraestrutura de lazer, uma boa assessoria de imprensa e plano de marketing, possa abrir mão dessa força única de vendas que é o agente de viagens.
O Top TAM Regional Sudeste, dia 06/05, no Iberostar Praia do Forte, reconfirmou o que todos sabíamos: o turismo precisa do agente de viagens.
1/3 das vendas da TAM de toda Região Sudeste (seguramente a que mais vende a cia. aérea no Brasil) passa pelas 62 agências que foram agraciadas com o Top TAM Regional nesta 6a. feira, sendo os outros 2/3 vendidos pelas Top TAM Nacional e demais agências da região.
Não é por acaso que o Klaus sente-se cada vez mais à vontade entre os agentes de viagens, circulando com desenvoltura entre os principais distribuidores do produto da cia. que dirige e atuando com autenticidade no palco, junto com sua equipe.
Uma festa bonita, oferecida por uma grande empresa para os parceiros de sua cadeia capilar de vendas, em que o relacionamento teve destaque como sua principal estratégia comercial.
Ao conhecer o Iberostar Praia do Forte, tentando encontrar o apartamento por seus intermináveis corredores (verdadeiro labirinto da arquitetura do turismo de massa), caminhar pelos acessos à praia, piscinas, restaurantes, lojas e áreas de lazer (sim, tudo no plural), presenciar o entra-e-sai ininterrupto de hóspedes de lazer e de eventos numa estrutura gigantesca, fica evidente uma vez mais, que este e outros empreendimentos somente são economicamente viáveis graças aos agentes de viagens, sem os quais seria impossível lotar (sim, estava lotado) o resort ou sequer ocupá-lo minimamente.
Alguns dirão que a internet permitiu que a cia. aérea e o hotel vendam diretamente ao cliente final.
Mas eu pergunto: e daí?
Afinal, é a mesma internet que tem permitido que os agentes de viagens vendam cada vez mais e com mais produtividade, através de seus portais, ao cliente final, seja viagem de turismo ou corporativa.
Também a internet permitiu que os principais fornecedores (cias. aéreas e grandes resorts entre eles) desenvolvessem canais privilegiados de reservas e vendas com seus principais revendedores, os agentes de viagens.
Tudo normal, dentro do esperado, seguindo a evolução do mercado, do progresso tecnológico e do crescimento da população economicamente ativa, com seu correspondente incremento da demanda, que exige novos serviços, novas soluções de distribuição e renovados agentes de viagens, para atender um novo consumidor.
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Luis,
Em 2004, numa palestra que proferi no Senac em Campinas, perguntaram-me se a internet não iria acabar com o agente de viagens. Na época, à falta de melhores argumentos, respondi que só acabaria com aqueles que não conseguissem usá-la a seu favor, tornando-a uma ferramenta importante nos seus negócios. Pelo visto, acho que hoje eu poderia dar a mesma resposta sem medo de errar. Que bom que a maior parte do mercado já entendeu que o inimigo não é a internet, mas a má gestão e seus modelos de negócio ultrapassados. Parabéns à TAM e a toda a comunidade de agentes de viagem, pois sem eles não há mercado de turismo que se preze.
Abraço
Exatamente, Rui,
A internet é um meio através do qual os negócios são feitos com mais rapidez, produtividade e escala, devido à sua capilaridade.
Sabendo usar, é sucesso na certa.
[]’s
Luís Vabo
PARABENS !! Vabo !!!
Mais uma vez, voce acertou na veia !!!
O mercado precisa de agentes de viagem qualificado e pronto para atender !!
Agora o que falta é o empresário do segmento de turismo se consientizar e pagar melhor para este profissional.
Esta semana ví um anuncio no Panrotas de uma grande locadora de carros procurando um profissional para sua area comercial .
Até aí normal.
Porém muitas exigências com um salário baixíssimo !!!
Assim não dá !!!
Vabo o que está acontecendo com o mercado se salários do trade??? Estão abaixando ao invés de pelo menos manter os salários !!!
Aí o resultado é: Poucas agencias ganhando premios de vendas e muitos bons profissionais trocando de ramo ou desempregados .
Um forte abraço !!
Boa semana
Joao Martins
João,
Assim como as agências de viagens estão tendo que se reinventar, adequando-se às novas tecnologias, aos novos fornecedores de serviços de viagens e ao novo consumidor, os profissionais também estão sendo demandados a passar por esta fase de transformação.
Profissional valorizado é aquele que conhece as novas formas de distribuição, seja de hotelaria, cia. aérea ou outros serviços, pois não há mais espaço para o profissional que, há bem pouco tempo, se vangloriava em dizer “esse negócio de tecnologia não é para mim”…
As novas formas de fazer negócios, seja em nosso mercado de turismo ou em qualquer outro, exigem aderência a uma nova realidade, na qual existem outros objetivos na relação capital/trabalho.
Os antigos profissionais desejam salário e benefícios.
Os novos profissionais desejam desafios, metas, plano de crescimento, planejamento de carreira, entre outras motivações e a remuneração é somente uma consequência disso.
Garanto que, para aqueles que entenderam e se adaptaram, o mercado está promissor, com remuneração adequada, pacote de benefícios atraente, programa de treinamento, ambiente motivador, plano de carreira e futuro promissor.
A geração atual de profissionais passa por uma fase de transição e, para os que desejam salário, encontrarão somente isso.
[]’s
Luís Vabo
Luís Vabo,
Vou generalizar um poucos os seus dois últimos tópicos “Liberdade de expressão e Top TAM: O turismo precisa do agente de viagens”
Concordo com suas análises, porém em minha mera opinião expressada aqui eu recolocaria a frase dessa forma: “A TAM precisa do agente de viagens”.
Eu como operadora entendo dessa maneira, para a TAM o mais interessante é o contado direto com o passageiro ou agência de viagens sem uma operadora mediando às vendas com classes e contratos com valores reduzidos, após sua reestruturação como novas ferramentas de reservas portal E-TAM, redução do número de classes operadoras, redução de over e condições de tarifas faciais e etc. Ficou difícil trabalhar com a mesma facilidade que tínhamos a dois ou três anos atrás. Vieram com uma nova proposta de que, devido á redução de classes operadoras as tarifas faciais ofereciam um desconto e a possibilidade da junção de classes operação x faciais incentivando vender as tarifas de sistema o que é pra mim uma desculpa.
Apenas me manifestei sobre isso, pois trabalhamos com inúmeras CIAS aéreas e temos grandes facilidades em trabalhar com as Americanas, européias e entre outras más fico triste em saber que uma companhia brasileira seja tão complicada de trabalhar no destino Internacional já não posso dizer que para a TAM VIAGENS as coisas sejam tão complicadas assim.
Esse seu parágrafo diz tudo.
“Tudo normal, dentro do esperado, seguindo a evolução do mercado, do progresso tecnológico e do crescimento da população economicamente ativa, com seu correspondente incremento da demanda, que exige novos serviços, novas soluções de distribuição e renovados agentes de viagens, para atender um novo consumidor”.
Obrigado.
Exato, Fernando,
O título poderia perfeitamente ser “A TAM precisa do agente de viagens” ou “As cias. aéreas precisam do agente de viagens” ou ainda “Os hotéis e as cias. aéreas precisam do agente de viagens”.
Porcurei simplificar, agregando o conceito de que também o consumidor se beneficia do agente de viagens e por isso optei por “O turismo precisa do agente de viagens”.
[]’s
Luís Vabo
A razão do meu email.,nao sei se estou falando para canal certo,más minha intenção e trabalhar direto com a TAM , vendendo passagens aereas,pois tenho uma Agencia de Viagens(Ben Brasil viagens),em Sao Paulo/Capital, Ru Dr.Luiz Migliano972( Morunbi)
tel:(11)3743-4305
Tel:(11)2589-5007
Tel:(11)97535-6828
A razão do meu email.,nao sei se estou falando para canal certo,más minha intenção e trabalhar direto com a TAM , vendendo passagens aereas,pois tenho uma Agencia de Viagens(Ben Brasil viagens),em Sao Paulo/Capital, Ru Dr.Luiz Migliano972( Morunbi)
tel:(11)3743-4305
Tel:(11)2589-5007
Tel:(11)97535-6828