Tudo bem que muitas eleições para as ABAVs estaduais sejam decididas sem disputa de chapa, já vimos isso inúmeras vezes, seja por desinteresse dos associados em contribuir mais diretamente com a entidade ou, no outro extremo, por convergência de ideias em torno de um mesmo candidato.
Chapa única faz parte do processo eleitoral e funciona bem quando a candidatura única efetivamente congrega os diversos setores e os interesses legítimos dos associados.
Mas legal mesmo é quando há disputa eleitoral, como bem postou o Professor Mauricio Werner sobre a eleição para a direção da ABAV/RJ, que seria disputada por duas chapas com propostas bem distintas, até que uma das chapas desistiu, frustrando a expectativa de um debate entre ideias divergentes, visões e experiências diferentes.
Gosto de ter opções quando sou chamado a escolher alguma coisa no voto e, neste caso da eleição para diretoria da ABAV/RJ (em que participo como candidato a membro do Conselho Deliberativo), acredito que a disputa seria mais interessante para o processo de escolha dos dirigentes da entidade, pois seria uma bela chance de confrontar ideias e conceitos dos candidatos, o que confirmaria, de forma inquestionável, o real propósito de uma associação de agências de viagens, qual seja, o de representar os diversos segmentos dos agentes de viagens e não especificamente um ou outro setor.
De qualquer forma, com disputa no voto ou não, a chapa What’s Up? ABAV FUTURO me conquistou por duas características, à primeira vista antagônicas, mas que se integram de uma forma bastante clara:
1) Reúne empresários sérios e experientes, atuantes em suas agências de viagens, uma chapa composta por gente que faz, e
2) Apresenta ideias e propostas antenadas, sintonizadas com a atualidade, com foco voltado para o futuro da nossa atividade.
Como todos sabem, a Cristina Fritsch da Carnaval Turismo, é a cabeça desta chapa, que tem representantes de diversos segmentos, tanto na Diretoria Executiva, quanto no Conselho Deliberativo, Comissão de Ética e Conselho Fiscal.
Este grupo heterogêneo, com visões diferenciadas sobre o agenciamento de viagens, turismo, corporativo, receptivo, operação, eventos, transportes, internet, nichos, segmentos, consolidação, grupos, incentivos, intercâmbio etc etc trará à ABAV/RJ a diversidade de conteúdo e experiência proporcionais à abrangência de uma associação multidisciplinar, que deve estimular o desenvolvimento, de forma equilibrada, de todas as áreas da atividade de agenciamento de viagens e turismo.
Por tudo isso (mesmo sem disputa) eu convido você, agente de viagens do estado do Rio de Janeiro, a comparecer à sede da ABAV/RJ, no dia 05/10/15, segunda-feira, para contribuir com a construção de uma entidade mais forte, mais eficaz e mais representativa dos seus associados.
Nos vemos lá.
.
Published by