Entre tantos assuntos que aqueceram a Feira das Américas deste ano (alguns polêmicos, outros nem tanto), a decisão de fortalecer o Congresso foi, sem dúvida, a mais acertada.
Independentemente do resultado final desta ação, em termos da qualidade das palestras e da quantidade de participantes presentes, o grande fator foi justamente o passo dado no sentido da profissionalização do evento.
Antes que venham com o surrado discurso de que “a Feira da ABAV é só oba-oba”, lembro que toda feira de qualquer segmento econômico, em qualquer país, envolve relacionamentos, negócios e eventos complementares (= festas).
Se considerarmos então o espírito festivo do brasileiro, associado ao fato do turismo ser um segmento ligado à alegria, ao prazer e à felicidade, o “oba-oba” é perfeitamente aceitável, compreensível e até desejável.
Da mesma forma, incluir um congresso numa feira, com temas variados, debates importantes e bons palestrantes (novos e experientes), empresta ao evento a nota de capacitação, conhecimento e, no final das contas, de trabalho, que um evento corporativo deve ter.
Portanto, não tenho dúvida quanto ao acerto da decisão da ABAV em fortalecer o Congresso pois, como comentei no post do Artur, “atrair, motivar, estimular, incentivar, mandar buscar, trazer o agente de viagens é fundamental para a sobrevivência e crescimento do evento e da própria ABAV, pois feira e entidade são indissoluvelmente interdependentes.”
E a todos que me perguntam sobre a decisão de nossa empresa em produzir no Congresso da ABAV a 6a. edição anual de nosso workshop de tecnologia, informo que recebemos cerca de 450 pessoas, que assistiram e debateram nas 6 palestras ao longo de um dia inteiro de trabalho, superando nossas melhores expectativas.
Ou seja, apesar da incerteza que cercava esta iniciativa da ABAV, de um workshop privado dentro do Congresso, ela acabou revelando-se uma excelente oportunidade para todos, empresas, agentes e entidade, que deverão considerá-la nas próximas edições do Congresso.
A novidade, que gerou estranheza em alguns, também provocou curiosidade em muitos, que lá estiveram para presenciar “in loco” a inovação (ver fotos abaixo), um novo conceito que difere da feira e seus estandes (também privados), apenas nos objetivos da ação de marketing.
Afinal, os expositores investem na Feira da ABAV há anos e, agora, nada impede que o façam também no Congresso da ABAV, ajudando a levar ao nosso maior evento, um mix homogêneo de:
– Exposição de produtos, reuniões, network, negócios (na Feira)
– Treinamento, debates e conhecimento (no Congresso)
– Festas, jantares e comemorações (nos eventos complementares)
Acredito que quando conseguirmos a dosagem ideal entre esses componentes, a Feira e o Congresso, juntos, terão sido transformados no Evento da ABAV, verdadeiramente o acontecimento corporativo mais desejado do turismo.
Seguem algumas fotos dos visitantes e palestrantes do 6o. Workshop de Tecnologia Reserve, realizado dentro do 39o. Congresso Brasileiro de Agências de Viagens:












Caro Luís!
Muito bom seu post! Concordo em gênero, número e grau!
Parabéns pela iniciativa, inovação e fortalecimento de capacitação para os agentes, bem como da própria Feira!
Só pude passar pela manhã no Workshop, mas foi muito interessante e válido!
Infelizmente, pela correria de todos, e como já estava dando a hora de minha palestra, ainda não foi dessa vez que trocamos um bate papo e informações além do mundo virtual dos blogs! rs
Grande abraço!
Realmente, Marcelo,
Não foi dessa vez que batemos um papo sobre nosso mercado.
Mas teremos chance, tão logo o Artur e a Helô promovam o próximo Encontro dos Blogueiros Panrotas.
Obrigado pela presença no workshop.
[]’s
Luís Vabo