Ontem à noite, na pizzaria do Bráz da Barra da Tijuca (sim, temos Bráz no Rio de Janeiro), ouvi que “o Facebook anunciou hoje diversas novidades para enfrentar o Google+”.
Zuckerberg, que estaria tentando reproduzir o estilo despojado do prematuramente aposentado Steve Jobs, anunciou, entre outras novidades que, agora, o usuário do Facebook pode ouvir música de um seu “amigo”, tornando possível compartilhar uma música com alguém, sem estar junto dessa pessoa.
Deu-se um silêncio na mesa…
“Quem vai querer ouvir música com alguém que não está presente?”, perguntaram na mesa ao lado.
“Muita gente”, respondeu um fã do FB.
Independentemente do fato de se esta funcionalidade será do interesse das pessoas, essa história lembrou-me o que aconteceu com a cia. Gillette, quando do lançamento do aparelho de barbear descartável.
É conhecido “case” de marketing o fato de que o lançamento do primeiro aparelho de barbear com lâminas descartáveis, em 1901, foi um divisor de águas nessa indústria, tal o fator disruptivo que esta ideia provocou no comportamento do consumidor, habituado há séculos, a barbear-se com navalhas afiadas e reutilizadas.
O sucesso foi tamanho que a Gillette encontrou-se, em dado momento de sua trajetória (meados do século passado), com dificuldades em inovar o produto e, após 20 anos e milhões de dólares em P & D, a cia. promoveu uma grande campanha de marketing, em 1975, para anunciar uma grande inovação:
Colocara uma segunda lâmina, paralela à primeira.
O feito parecia pouco inovador (duas lâminas onde antes havia uma), mas os marketeiros imortalizaram o produto:
“A primeira faz tchan, a segunda faz tchun e, tchan, tchan, tchan, tchan…”
Apesar do estrondoso sucesso que o aparelho GII obteve, o mais inacreditável estava ainda por vir…
Em 1998, após anunciar investimentos de USD 750 milhões em P & D, a Gillette iniciou uma agressiva campanha de marketing em escala mundial, que custou mais de USD 300 milhões, para anunciar uma espetacular e inacreditável inovação neste produto vencedor:
Inseriu uma terceira lâmina entre as duas anteriores…
Chega um momento da vida de um produto que, para manter o frescor da novidade sem correr o risco de mexer muito no time que está vencendo, altera-se uma gota e divulga-se um oceano…
Exatamente como faz (como ninguém) a Apple com seu iPad 1, 2 e, breve, o 3 e seu iPhone 1, 2, 3, 4 e 5…
Coloca uma câmera a mais, afina o produto, melhora um pouco o processamento, a memória, o brilho da tela etc., mas o produto é o mesmíssimo e continua com a imagem de inovador…
Por isso, hoje, sou um tanto cético quando escuto que determinado produto é inovador, em especial quando este epíteto é dado pelo próprio produtor e seguido de variados adjetivos.
Para mim, inovação é uma palavra muito cara e penso que, em muitos casos, as empresas se apropriam dela de forma equivocada.
.
Prezado amigo e mentor,
Concordo que a palavra INOVAÇÂO tem sido usada de forma errada (lembro quando inovação nos carros na década de 80 era colocar frisos novos nos modelos de carros que nunca mudavam).
No entanto, entendo que inovação de verdade seja prestar serviços ou produzir coisas de forma completamente diferente. E para isso acontecer é necessário abrir mão dos hábitos e manias criados duante muito tempo.
Inovador é aquele que tem desapego. E no nosso mercado é alg muito raro…
Abraços
Professor e Conselheiro GS,
O fato é que tem muita gente maquiando produtos e/ou serviços e, após aplicar uma generosa camada de marketing, autoproclama essa pajelança como inovação.
[]’s
Luís Vabo
Prezado amigo e mentor,
Concordo que a palavra INOVAÇÂO tem sido usada de forma errada (lembro quando inovação nos carros na década de 80 era colocar frisos novos nos modelos de carros que nunca mudavam).
No entanto, entendo que inovação de verdade seja prestar serviços ou produzir coisas de forma completamente diferente. E para isso acontecer é necessário abrir mão dos hábitos e manias criados duante muito tempo.
Inovador é aquele que tem desapego. E no nosso mercado é alg muito raro…
Abraços
Professor e Conselheiro GS,
O fato é que tem muita gente maquiando produtos e/ou serviços e, após aplicar uma generosa camada de marketing, autoproclama essa pajelança como inovação.
[]’s
Luís Vabo
Caro Vabo, ja aviso que este não é o meu pensamento, mas um amigo meu, ai do Rio, dizia de forma muita sabia, que tecnologia e inovação, vem para solucionar problemas que nós não tínhamos… já quanto a “ouvir musica com alguém que não está presente”, eu tenho uma: os iPAD’s, BlackBerrys, iPHONE’s da vida, afastam os que estão próximos e aproximam os que estão distantes…qtas vezes vemos grupos de pessoas reunidas, que não se falam, com os seus aparelhinhos “falando” com quem esta em outro lugar e com outro aparelhinho e provavelmente com um outro grupo de pessoas… abraços e parabéns pelo post
Paulo,
Postei sobre isso em Epidemia Social, onde expus esse quadro de inversão de valores, no uso dos smartphones…
Coisa de doido…
[]’s
Luís Vabo
Caro Vabo, ja aviso que este não é o meu pensamento, mas um amigo meu, ai do Rio, dizia de forma muita sabia, que tecnologia e inovação, vem para solucionar problemas que nós não tínhamos… já quanto a “ouvir musica com alguém que não está presente”, eu tenho uma: os iPAD’s, BlackBerrys, iPHONE’s da vida, afastam os que estão próximos e aproximam os que estão distantes…qtas vezes vemos grupos de pessoas reunidas, que não se falam, com os seus aparelhinhos “falando” com quem esta em outro lugar e com outro aparelhinho e provavelmente com um outro grupo de pessoas… abraços e parabéns pelo post
Paulo,
Postei sobre isso em Epidemia Social, onde expus esse quadro de inversão de valores, no uso dos smartphones…
Coisa de doido…
[]’s
Luís Vabo
Um importante GDS atrapalhou milhares de agentes de viagem no mundo todo, desde o inicio da manhã até o inicio da tarde, com uma pane terrível.
Não havia plano B.
Meu pensamento é como o do G.S, Não se deve pensar em inovação quando a lição de casa não é feita com confiabilidade e seriedade, como a PSNETWORK com a Sony e os milhões de dados roubados recentemente.
Caramba, Tiago,
Não fiquei sabendo desse caso de hoje, não…
Vou assuntar para saber o que houve.
[]’s
Luís Vabo
Um importante GDS atrapalhou milhares de agentes de viagem no mundo todo, desde o inicio da manhã até o inicio da tarde, com uma pane terrível.
Não havia plano B.
Meu pensamento é como o do G.S, Não se deve pensar em inovação quando a lição de casa não é feita com confiabilidade e seriedade, como a PSNETWORK com a Sony e os milhões de dados roubados recentemente.
Caramba, Tiago,
Não fiquei sabendo desse caso de hoje, não…
Vou assuntar para saber o que houve.
[]’s
Luís Vabo
[…] INCRÍVEL INOVAÇÃO […]
[…] INCRÍVEL INOVAÇÃO […]
As inovações muitas em muitas vezes não são tão úteis como se parace, por exemplo. antes de aparecer o aparelho da gillete GII, nós nos barbeávamos de forma excelente, até que apareceram os tais GII e GIII.
Dessa forma, podemos colocar que o marketing foi fundamental para o sucesso do produto, e vem sendo importantíssimo para vendas de várias outros produtos, o marketing continua sendo um filão com exploração ainda a ser melhor utilizada.
As inovações muitas em muitas vezes não são tão úteis como se parace, por exemplo. antes de aparecer o aparelho da gillete GII, nós nos barbeávamos de forma excelente, até que apareceram os tais GII e GIII.
Dessa forma, podemos colocar que o marketing foi fundamental para o sucesso do produto, e vem sendo importantíssimo para vendas de várias outros produtos, o marketing continua sendo um filão com exploração ainda a ser melhor utilizada.
Luis, bem legal seu post. Curti 🙂
Ontem mandei lá no meu mural (no facebook, rs) esse artigo aqui:
http://www.datamation.com/feature/why-facebook-is-the-new-yahoo-1.html
Vale a pena dar uma lida…em síntese mostra que o FB vem tentando inovar já faz algum tempo e diversas tentativas fracassadas pois suas inovações não são tão “novas” assim tão pouco engajadoras…
Take a look 🙂
Abs!
Leo
Luis, bem legal seu post. Curti 🙂
Ontem mandei lá no meu mural (no facebook, rs) esse artigo aqui:
http://www.datamation.com/feature/why-facebook-is-the-new-yahoo-1.html
Vale a pena dar uma lida…em síntese mostra que o FB vem tentando inovar já faz algum tempo e diversas tentativas fracassadas pois suas inovações não são tão “novas” assim tão pouco engajadoras…
Take a look 🙂
Abs!
Leo