500 POSTS EM 6 ANOS. HORA DE RENOVAR !

Já é uma história de vida…

Atendendo a gentil convite do Panrotas, desde março de 2010 escrevo aqui sobre o que vejo, ouço, leio e experimento no mercado de viagens e turismo.

O título do Blog – Distribuindo Viagens – foi a inspiração para a maioria dos textos publicados, mas seguramente escrevi sobre muitos outros assuntos, incluindo temas de fora de nosso mercado, sempre com a estimulante participação e comentários dos leitores.

Durante esses 6 anos, foram 500 textos e mais de 4.100 comentários (incluindo minhas respostas), fazendo a média de 7 posts (quase 2 por semana) e 57 comentários por mês, o que me deixou surpreso que tenha havido mesmo tanto assunto assim…

A média de 5.000 “page views” por mês (dados de 2015) eleva esses dados a 360.000 leituras, uma baita responsabilidade considerando a alta qualidade dos leitores e dos comentários postados.

A média aproximada de 3 minutos de leitura por texto (medido e reportado pelo WordPress), faz com que mais de 1 milhão de minutos tenham sido dedicados à leitura dos posts, tempo equivalente a 2.250 dias úteis, ou ainda, a 10 anos !

Sinto enorme gratidão por esta legião de leitores, interessantes e interessados, todos muito generosos, pois valioso é o tempo que uma pessoa oferece para ouvi-lo, para lê-lo, para compreendê-lo, tão valioso que custa um pedaço da vida desta pessoa.

Muito obrigado !

Alguém me perguntou, durante o Panrotas Next no Rio de Janeiro: “Qual o segredo para manter o interesse dos leitores num tema técnico durante tanto tempo?”

Respondi com a mesma objetividade com que procuro desenvolver cada texto: “Nunca me limitei ao tema do Blog, escrevo sobre tudo um pouco, da forma que vejo e percebo os fatos, sem inventar estilo nem preocupar-me com o que vão pensar, busco escrever a verdade, nem que seja a minha verdade”.

Não é tão fácil discorrer, de forma recorrente, sobre o mercado em que atuamos, sem correr o risco de incomodar ou desagradar algumas pessoas, mas o fato é que apesar de eu nunca ter buscado polêmica, admito que a encontrei algumas vezes…

Ser blogueiro independente é mesmo uma missão, pois a exposição gerada por 2 textos por semana, num portal com a visibilidade do Panrotas, acaba por provocar um sem número de reações dos leitores, geralmente profissionais do mesmo mercado em que atuo.

Já me chamaram de petista, mais recentemente de anti-petista, já fui tachado de vaidoso, de ficar em cima do muro, de polêmico, e até o Artur um dia me rotulou como lobista, carinhosamente complementado com lobista “do bem”, referindo-se à minha saga de evangelização, há 16 anos, sobre os benefícios da tecnologia para o mercado de viagens e turismo.

Como diria o poeta, tudo isso “faz parte do meu show” e esses 6 anos de articulista (ok, blogueiro) me ensinaram que escrever sobre distribuição de viagens é apenas uma pequena parte da riqueza de conteúdo que podemos abordar por aqui.

Por isso, e com o beneplácito do chefe Artur e dos queridos Alcorta, é hora de mudar, de dar outra abrangência a este blog, e vamos começar batizando-o com outro título, algo que represente o rumo que os negócios no mercado de viagens e turismo estão tomando, independentemente do segmento.

O nome do novo Blog que assinaremos será conhecido após o carnaval, ou até fevereiro, ou até o Forum Parotas, ou durante o Forum Panrotas, é o Artur quem decide como e quando…

Até lá, estaremos fechados para balanço, um balanço desses 500 Posts publicados (e 1 que jamais foi publicado)…

Tchau e até já !

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

25 thoughts on “500 POSTS EM 6 ANOS. HORA DE RENOVAR !

  1. Excelente trabalho nesses 6 anos de escrita no “Distribuindo Viagens”, assim como tudo que você faz, parabéns!!!
    Não precisa publicar esse comentário.

    1. Obrigado, Mohammed,

      Sua participação frequente contribui para o sucesso deste Blog.

      Quanto à gestão do Blog Distribuindo Viagens (atualização, diversidade e oportunidade de conteúdo, frequência e regularidade de publicação etc), confesso que recebo ajuda da tecnologia business to business…

      []’s

      Luís Vabo

  2. Luis
    Boas…
    Ja tivemos a oportunidade de falar a respeito, agora vou registra por aki, considerando os diversos temas, e com ideias sem duvida algumas polemicas (saudavel e respeitamos todas…), como as de Brasília, penso que merece 1 livro, não ?

    Vou arriscar o nome…”Luis Vabo e os 500 Post Distribundo Viagens”, se sair…#vamosquevamos#…$$$$.

    Até Breve !!

    Abraços

  3. Luis
    Boas…
    Ja tivemos a oportunidade de falar pessoalmente a respeito, agora vou registra por aki, considerando os diversos temas, e com ideias sem duvida algumas polemicas (saudavel e respeitamos todas…), como as de Brasília, penso que merece 1 livro, não ?

    Vou arriscar o nome…”Luis Vabo e os 500 Post Distribuindo Viagens”, se sair…#vamosquevamos#…$$$$.

    Até Breve !!

    Abraços

    1. Poxa, Bruno,

      Revelou um projeto interessante, sobre o qual estamos amadurecendo, quem sabe?

      O que falta hoje é tempo para abraçar tantas oportunidades, nos negócios, nas associações e na vida particular…

      []’s

      Luís Vabo

  4. Continue assim, meu prezado Vabo… Os números respondem! Parabenizei também pelo aniversário da Reserve no site. Vocês são vencedores! Bênçãos do Senhor e meu abraço a todos vocês por aí.

  5. PARABENS PARABENS PARABENS, SEIS VECES PARABENS

    Prezado Sr. Luis, os seus Post sempre foram lidos por mim e com certeza por todos aqueles que amam o turismo, como profissão e como ideologia.
    Continue por favor, seja lá o nome que escolha, será sempre bemvindo !!

    E que o sucesso continue por muitos outros seis anos !!!

    Cordialmente
    Raul Sardon
    Rio de Janeiro

    1. Poxa, Sardon,

      Seu comentário me emocionou…

      Muito bom saber que temos contribuído com a exposição de ideias e estímulo ao debate aqui neste espaço, que é o propósito deste Blog.

      Obrigado !

      []’s

      Luís Vabo

  6. Nando,

    Confesso que cheguei a ter ciúmes desse Blog!

    Parabéns! Conseguir completar 500 posts é realmente digno de muitos parabénsssss!

    Não apenas pela quantidade mas pela qualidade, pela forma, pelo esmero, pela seriedade, pela responsabilidade e até pela paciência que você tem em buscar, tratar, pesquisar, escrever, responder assuntos.

    Assuntos diversos, atuais, antigos, corriqueiros, importantes, polêmicos, pessoais, todos de uma forma direta, firme, sem firula, às vezes longas (que eu sempre reclamo)…

    Sim, confesso que cheguei a ter ciúmes desse Blog!

    Mas a cada novo post fui percebendo que você tinha e tem tanto prazer em escrever e responder os leitores que passei a admirá-lo ainda mais por conseguir fazer mais uma tarefa dentre tantas que já faz sem comprometer nada… você arruma tempo! Não sei como ! (claro que sei, pois estou sempre grudada em você!)

    Você se descobriu como escritor! Então que venha o próximo Blog! Continuarei aqui grudada ao seu lado, te apoiando sempre!

    Amo tudo que você faz! Te amo, te amo muito!

  7. Luís.
    Independente de polêmicos ou não, os assuntos sempre são do nosso interesse, por isso o sucesso do blog. Sua forma de escrever é leve e o raciocínio ao discorrer mostra todo o seu conhecimento do nosso mercado.
    Parabéns, ficamos aguardando a novidade.
    Abraço.
    CP.

  8. Prezado Sr. LUIS

    Sei que o Senhor tem mil coisas para se preocupar.
    Hoje 11/Fev. 16.55 h, ninguem comenta mais nada sobre
    IRRF dos 25%

    Sabe se temos alguma noticia do Ministro ??

    Espero os seus bons comentarios !!

    Raul Sardon
    Agente de Viagens (hoje Autonomo)
    75 anos de idade
    55 anos dedicados ininterruptamente ao turismo
    E, como a Arara Azul e o Lobo Guará, em vias de extinção
    =

    1. Prezado Raul,

      Acompanho os esforços da ABAV Nacional e demais entidades junto aos ministérios em Brasília, que continuam, embora sem alarde.

      Entendo que todos estamos no mesmo barco, incluindo nossos representantes nas entidades, pois somos todos agentes de viagens, todos impactados por essa medida equivocada de política econômica.

      Eu continuo acreditando numa solução, sem a qual o lobo guará e a arara azul deixarão definitivamente de existir.

      Não acho que nosso fim será tão melancólico, acho que encontraremos meios de resistir a esta loucura e sobreviveremos…

      []’s

      Luís Vabo

  9. Parabéns Luís.

    Sou leitor assíduo do blog e um fã dos seus textos…

    Tenha a certeza de que cada um destes 500 posts inspirou, informou, educou e até mesmo mudou pra melhor muita gente… Sei disso pois comigo foi assim…

    É muito bom poder contar com a experiência e conhecimento de pessoas como você que de outra forma eu não teria acesso… Este canal é essencial… Espero que nos presenteie com outros 500, 1000, 1500 posts….

    Abraços e sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *