No post anterior QUAL SURPRESA AS CIAS. AÉREAS NOS RESERVAM PARA ESTA ABAV?, o agente de viagens Gabriel Farah postou um comentário desesperançoso em relação ao papel da ABAV, que terminava com 2 perguntas, as quais achei melhor responder neste novo post:
Pergunta do Gabriel No. 1 –> Qual desses cinco questionamentos que vc fez, vc imagina que possa virar realidade?
Resposta do Blog –> Comento abaixo o que penso sobre a possibilidade de cada uma dessas 5 demandas virar realidade:
1 – (Falta de) política clara e negociada para emissão de ADM’s
BDV –> Acho mesmo que a ABAV tem boas chances de conseguir estabelecer, com as cias. aéreas, uma metodogia padronizada de medição e cobrança de ADMs. É uma questão de coerência, negociação e tempo, e a probabilidade disso acontecer é de 70%
2 – (Falta de) cumprimento do prazo para pagamento de reembolso
BDV –> Esta é um assunto que remete ao código de defesa do consumidor, pois trata-se de tema claramente regulado e, atualmente, objeto de nova legislação já aprovada no Senado, ora dependendo de aprovação final na Câmara. Portanto, penso que a probabilidade disso acontecer é de 80%
3 – (Falta de) valor do bilhete no cartão de embarque
BDV –> Não tenho a menor dúvida de que a determinação do TCU à ANAC, de cobrar que as cias. aéreas cumpram a resolução da própria ANAC (o cartão de embarque deve apresentar impresso o valor de emissão do bilhete), será finalmente cumprida ainda este ano. Estou certo que a probabilidade disso acontecer é de 90%
4 – (Falta de) auditoria nos sistemas de distribuição
BDV –> Aqui é uma questão natural, que tem tudo a ver com o item anterior. Através de um processo de auditoria regular, para renovação da homologação dos sistemas de distribuição, as cias. aéreas conseguiriam coibir que um sistema de reserva permita (e estimule) o processo de maquiagem de bilhete. A ocorrência do item anterior tornaria menos necessária esta medida e, por isso, a probabilidade disso acontecer é de 50%
5 – (Falta de) taxa de emissão nos sites das cias. aéreas
BDV –> Esse é o item mais difícil de acontecer, mas não é impossível, uma vez que esta iniciativa tem o potencial de re-equilibrar as condições comerciais entre cias. aéreas e agências de viagens, ao mesmo tempo em que trará uma importante receita adicional para o caixa das cias. aéreas. Apesar de todos esses argumentos favoráveis, esta medida conflita frontalmente com a estratégia da desintermediação, tão cara a todos os fornecedores de serviços (de todos os segmentos econômicos), que identificaram na internet o meio pelo qual podem acessar o consumidor diretamente, o que reduz a probabilidade disso acontecer a cerca de 30%
Pergunta do Gabriel No. 2 –> Qual realmente é a força e influência da Abav, no sentido de fazer esses pontos virarem realidade.
BDV –> A ABAV é, seguramente, a entidade mais importante, mais forte e mais influente entre todas as relacionadas ao mercado de viagens e turismo, o que significa dizer que se a ABAV não tiver êxito nos objetivos dos seus associados, dificilmente outra entidade terá.
A questão é que a ABAV representa um contingente muito grande e muito diversificado de empresários e, por conseguinte, de interesses diferentes (alguns diametralmente opostos), o que, apesar de natural num ambiente de negócios plural e democrático, denota uma enorme complexidade para a sua liderança.
Some a tudo isso, uma quantidade de conselheiros incompatível com a agilidade que uma associação moderna requer, além das infactíveis vaidades de alguns associados e pouco desapego ao poder de outros, e você perceberá o tamanho do desafio que o Antônio Azevedo e o Edmar Bull enfrentam atualmente.
Apesar dessas dificuldades, acredito firmemente que a ABAV somos todos nós, e que, ao questionar o seu papel e sua força, de certa forma você está questionando toda a categoria dos agentes de viagens (abavianos ou não), incluindo a nossa tão decantada desunião.
Mas pense bem: existe forma melhor para unir cerca de 10 mil empresários de um mesmo segmento econômico, do que através de uma associação? Portanto, penso que o primeiro passo para melhorar a ABAV é associar-se a ela.
Por isso, antes de tentar responder qual a força e influência da ABAV para resolver esses 5 itens, devemos procurar saber em qual nível de prioridade esses itens estão na agenda da ABAV, envolvida com projetos tão importantes como a profissionalização da atividade de agente de viagens e a realização da maior feira e congresso de turismo da América Latina, entre outros.
Para que a resposta tenha algum sentido prático, acredito que esta segunda pergunta teria que ser respondida pela própria ABAV…
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