VENCEMOS COM SEU VOTO. OBRIGADO !

Em 18 de junho, postei um texto pedindo votos para Luis Vabo, uma brincadeira para atrair meus amigos e leitores do Blog, para descobrirem em que eu estaria me candidatando…

Para aqueles que leram, sabem que o texto referia-se a um pedido de voto, pela internet, para meu filho Luís Vabo Júnior, que concorria com os maiores especialistas em varejo online do Brasil, ao Prêmio E-Commerce Brasil 2013, na categoria Inovação no E-Commerce.

A premiação aconteceu no sábado, 03/08/13, em São Paulo e seu apoio foi fundamental para a conquista deste prêmio.

Muito obrigado !

Troféu E-Commerce Brasil 2013
Troféu E-Commerce Brasil 2013

AA E TCU: PARECE QUE O ÓBVIO COMEÇA A VIR À TONA

Muita gente achou graça da frase inicial do post sobre “make up” de bilhetes, aquele trecho em que escrevi que… “Todo mundo sabe, as entidades sabem (ou deveriam saber, já que todos sabem), as cias. aéreas sabem (e fingem que não sabem), eu sei e você sabe…”
Pois parece-me que a AA reagiu, “após descobrir que o Decolar.com estava usando métodos de fixação de preços injustos e pouco claros”, segundo diz o comunidado da AA publicado pelo Panrotas.
No dia seguinte à esta corajosa decisão da AA, o TCU comprova que tão logo tomou conhecimento, reagiu com o acórdão em que, resumidamente, entre outras recomendações, “determina à ANAC que exija que as cias. aéreas façam constar de seus cartões de embarque o valor da tarifa paga, conferindo transparência às compras de passagens aéreas para o consumidor final”.
A questão fundamental começa a ser encarada, pelas cias. aéreas e pelos órgãos da administração pública federal, visando coibir práticas fraudulentas, que lesam o cliente e acabam por denegrir a atividade do agente de viagens, ao nivelar toda a categoria por baixo.
Esta determinação do TCU à ANAC tem força suficiente para iniciar o processo de moralização de nosso mercado de viagens e turismo, ao estimular melhores práticas comerciais e a profissionalização da atividade.
Algo como privilegiar a transparência, a ética e a responsabilidade…
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ABEAR: DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS?

Ao ler a notícia no Portal Panrotas Taxa de conexão será destacada no bilhete aéreo, não pude evitar a comparação com a remuneração do agente de viagens, que também é destacada da tarifa, mas não recebe o mesmo procedimento (exceto a Azul) de ter seu valor destacado no recibo (e no Boarding Pass).

Interessante também observar o reconhecimento, por parte da ABEAR, do valor dos serviços prestados pelas operadoras aeroportuárias (que mal chegaram e estão somente começando a trabalhar).

Penso que este mesmo reconhecimento do valor dos serviços, poderia e deveria ser utilizado com relação aos serviços prestados pelas agências de viagens, há muitos anos, como principal canal de distribuição das cias. aéreas associadas.

Da mesma forma, esta seria excelente oportunidade das companhias associadas à ABEAR passar a trazer discriminadamente no recibo do bilhete aéreo e outras vias de comunicação com os consumidores, os valores relativos à remuneração do agente de viagens, igualmente em respeito ao consumidor, desta forma coibindo a malfadada prática do “make up” de bilhete, como abordei aqui no Blog mês passado.

Por que a distinção de procedimento?

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