Tenho escrito sobre isso desde o LACTE7, em fevereiro de 2012, quando lançamos o conceito do Reserve Expense Manager, que evoluímos em outubro de 2012 na ABAV, com o Reserve Travel&Expense.
De lá pra cá, muita coisa aconteceu, empresas nacionais passaram a desenvolver suas ferramentas, empresas multinacionais planejam oferecer aqui seus produtos e novos sistemas híbridos também podem aparecer em nosso mercado.
Considero tudo isso muito bom e tenho que admitir um certo “déjà vu” com o que ocorreu no Brasil, quando lançamos o self-booking, a partir de 2004.
O mais fantástico é o novo mercado que está sendo criado, não somente para as empresas de tecnologia, mas principalmente para as TMCs (ou agências de viagens corporativas), que terão uma nova especialidade em seu portfolio de serviços de consultoria.
Sim, é isso mesmo.
Diferentemente (outra vez) do que acontece no exterior, em que os sistemas de “expense management” são contratados diretamente pelas empresas, o modelo de implantação no Brasil tende a ocorrer também através das TMCs, exatamente como ocorreu (e ainda ocorre) com os “self-booking tools”.
Daí a extraordinária oportunidade para os agentes de viagens que saíram na frente e já estão implantando o primeiro sistema de “expense manager” desenvolvido no Brasil.
Para conhecer de perto os sistemas e aplicativos de controle de despesas já lançados (alguns nesta semana) no Brasil, venha ao LACTE8, de 24 a 26 de fevereiro, no Grand Hyatt São Paulo.
Você terá a oportunidade de verificar as diferenças de conceito, de interface, de aderência e, principalmente, de tecnologia, entre aplicativo e sistema completo de controle de despesas integrado ao sistema de gestão de viagens corporativas.
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