RODOVIÁRIAS DE AVIÃO

Acabo de chegar de Ilhéus, cidade onde se pega um transfer para o pier de embarque para a ilha onde fica o fantástico resort Transamerica Comandatuba.

Tudo no Transamerica é grande, inclusive o empenho da equipe em transformar seu fim de semana prolongado em uma experiência única. Sempre conseguem…

O que mais impressiona é o tamanho do investimento, que além de um mega-hotel praiano de luxo, com 21 km de praia privativa, inclui o novíssimo centro de convenções para até 1.800 pessoas, 3 balsas de 10 a 80 Pax para levar os hóspedes à ilha, 2 balsas para transporte de carga pesada (carretas, geradores etc.) e o maior investimento de todos: um aeroporto privado.

O aeroporto do Transamerica Comandatuba tem capacidade para receber Boeing e Airbus, que chegam em voos fretados e o Grupo Alfa, proprietário do hotel e do aeroporto, pretende investir ainda mais no terminal, após autorização do poder concedente.

Quem conhece o aeroporto de Ilhéus, vai entender o título deste post, que peguei emprestado de um menino de 6 anos que, diante do tumulto do checkin, do calor na sala de embarque, do aperto dos acessos, do estado dos WCs e da falta de serviços razoáveis, perguntou à mãe:

– Estamos na rodoviária, mamãe?

– Não, filho. Estamos no aeroporto de Ilhéus – disse a mãe.

– Aeroporto é uma rodoviária de avião? – insistiu o menino.

– No Brasil, sim… – respondeu a mãe encerrando o assunto.

Ao ouvir a expressão, que remete ao padrão de rodoviária aplicado a um aeroporto, pensei o quão injusto era o termo, se considerarmos alguns terminais rodoviários modernizados, em geral privatizados, como a Rodoviária Novo Rio, no Rio de Janeiro, padrão de qualidade muito superior ao aeroporto de Ilhéus e mesmo ao de Brasília, outra vergonha nacional…

Aliás, se BSB, cujos passageiros são os donos do poder, tem um aeroporto de péssima qualidade até hoje, quando Ilhéus poderá sonhar com algo melhor?

Melhor descer no aeroporto do Transamerica Comandatuba…

.

O LADO OBSCURO DAS REDES SOCIAIS

Pode parecer estranho eu abordar este assunto, especialmente sob este ponto de vista, poucos dias após eu moderar um painel sobre mídias sociais, entre dois dos maiores especialistas brasileiros no tema, durante a ABAV 2012.

O fato é que sempre buscamos, aqui no Blog Distribuindo Viagens, apresentar as vantagens e as desvantagens, os prós e os contras, bem como pontos de vistas diferentes sobre determinados assuntos, independentemente da minha (ou de qualquer outra) opinião a respeito.

O propósito aqui é estimular o debate e oferecer ao leitor algumas informações, para ajudá-lo a formar sua própria opinião, principalmente sobre as “verdades absolutas” aceitas e praticadas pela sociedade.

Portanto, antes de responder à pergunta no final do texto, recomendo assistir ao vídeo abaixo e imaginá-lo aplicado à sua realidade como usuário:

.

Agora responda para você mesmo:

Você tem sido cuidadoso ao usar as redes sociais?

.

P.S.: O excelente post do Artur sobre excesso de exposição nas redes sociais e a matéria da Agência Brasil “Crianças expõem suas vidas nas redes sociais”, publicada no Panrotas, anteciparam este post, que escrevi no feriado, 02/11, e pretendia publicar no próximo fim de semana.

.

TUDO NOVO: MISSÃO, VALORES E VISÃO

“Post escrito em conjunto com o Conselho da ABGEV – ALAGEV”

Um novo rearranjo econômico global mostrou ao mundo um novo continente latinoamericano, onde um novo mercado consumidor de viagens corporativas demanda uma nova associação.

Este é o momento de escrever um novo estatuto, que incorpore todas as mudanças que o ambiente expandido impõe, não mais somente Brasil, mas toda a América Latina.

Por isso, o conselho diretor da ABGEV reuniu-se, este fim de semana, para analisar o texto do novo estatuto da nova ALAGEV, no fantástico novo Centro de Convenções do Transamerica, na Ilha de Comandatuba.

Conselho da ABGEV
Conselho ABGEV - ALAGEV: Walter Teixeira, Eduardo Murad, Eliane Taunay, Alexandre Pinto, Luís Vabo, Viviânne Martins, Paulo Daniel, Aline Bueno, Rodrigo Cezar, Patrícia Thomas, Ana Panneitz, João Bueno

Antes disso, o “brainstorm” acerca dos novos Lema, Missão, Valores e Visão da ALAGEV merecia ser filmado, de tão comprometidos, participativos e motivados estavam os membros do conselho, durante o trabalho de instropecção e análise da identidade e do futuro da ALAGEV.

8 conselheiros, mais a presidente, o vice, o diretor financeiro e a gerente geral, formam o conselho da ABGEV, que debateu e aprovou a nova abordagem da nova associação, que segue abaixo em primeira mão:

Lema
Conectamos o mercado de eventos e viagens corporativos.

Missão
Conectar o mercado de eventos e viagens corporativos na América Latina, com foco do cliente, compartilhando as melhores práticas e promovendo a capacitação e o desenvolvimento da indústria.

Valores
Integridade, Voluntariado e Paixão.

Visão
Até 2020 ser referência regional, ser reconhecida globalmente e conquistar o orgulho de ser ALAGEV.

Se você, sua empresa ou agência se identifica com estes conceitos, com esta filosofia, contacte a Aline Bueno e associe-se à ALAGEV.

Seja mais um voluntário, compartilhe e conecte-se ao mercado de eventos e viagens corporativos no Brasil e agora também na América Latina.

Parceria Educacional
Alexandre Pinto e Luís Vabo, da ABGEV, assinam Contrato de Parceria Educacional com a Academia de Viagens, de Patrícia Thomas

.