Todo ano é a mesma coisa: os expositores tradicionais reclamarão dos preços e dos resultados da edição do ano passado, mas estarão todos, firmes e fortes, com seus stands na Feira das Américas 2012, de 24 a 26 de outubro, no Riocentro.
O trade de turismo muda literalmente para o Rio de Janeiro nesta semana de outubro, esperando ver novidades, encontrar todo mundo, conhecer novos produtos, inspirar-se com novas ideias, e se possível, abrir portas para alguns bons negócios, que serão fechados ao longo dos meses seguintes, pois como é senso comum, “ninguém fecha negócio dentro da Abav”.
Será mesmo?
Tenho uma experiência muito particular no relacionamento com a Feira das Américas, pois mesmo sendo realizada há 10 anos no Rio de Janeiro, cidade sede de nossa empresa, sempre promovemos eventos paralelos, em horários não conflitantes com a feira, com o duplo objetivo de aproveitar o fluxo natural de agentes de viagens que vêm ao Rio e o de atrair para a feira aqueles agentes que, por qualquer motivo, não viriam.
Nessa linha, buscando unir capacitação e confraternização, realizamos um workshop anual de tecnologia e uma grande festa para brindar o ano com nossos clientes (nas últimas 3 edições com nosso parceiro Panrotas como coanfitrião), coincidentemente no mesmo período em que desapareceram as grandes festas promovidas pelas cias. aéreas durante a ABAV, o que gerava alguma diferenciação em nossa ação de marketing.
Esta nossa estratégia era motivada pelo fato de que a Feira das Américas sempre focou, quase que exclusivamente, o segmento de viagens de turismo e lazer, enquanto nossa empresa fornece tecnologia para gestão de viagens corporativas.
Mas e agora? Como destacar uma empresa num cenário sempre igual, ano após ano?
Para ser justo, temos que reconhecer que a ABAV vem passando por importantes ajustes e, atendendo à demanda (e pressão) do mercado, a Feira das Américas finalmente começou a mudar, primeiro em 2011, com a valorização do Congresso, e agora em 2012, com a segmentação do mercado corporativo, iniciativa que ganhará mais força ainda em 2013, quando a feira acontecer em São Paulo, berço natural do mercado de viagens corporativas da América Latina.
Este ano, cias. aéreas nacionais e internacionais, redes hoteleiras, locadoras de carros, fornecedores de tecnologia, operadoras turísticas, agências consolidadoras, cias. de cruzeiros marítimos, secretarias de turismo dos estados, convention bureaus, etc. etc. encherão 2 pavilhões que, desta vez, finalmente mesclarão viagens de turismo, o carro chefe da ABAV, com viagens corporativas, provavelmente seu futuro maior negócio, uma especialidade pela primeira vez exposta de forma dedicada na feira da ABAV, num mega espaço promovido pela ABRACORP, com apoio da GOL.
Em 2011, buscando acompanhar essas mudanças, o 6o. Workshop Reserve de Tecnologia integrou a programação do Congresso da ABAV, no Riocentro, uma edição do evento que valorizou o educacional, a capacitação, a difusão do conhecimento.
Em 2012, no lugar de nossa tradicional festa à noite, receberemos clientes, parceiros e amigos em 2 locações dentro da Feira das Américas, uma no Espaço Corporativo ABRACORP e outra no Business Center ABAV PANROTAS, tradicionais parceiros de nossa empresa.
Com essas alterações estratégicas, de conteúdo e de foco, promovidas pela ABAV, chegamos à conclusão que para fazer bonito na Feira das Américas, basta fazer o clássico dever de casa: expor, convidar clientes, prospects, parceiros e buscar a diferenciação no conteúdo, ou seja, naquilo que será apresentado no seu stand.
Afinal, como bem sinalizou o Artur, não faz mais sentido esse papo de expor somente para marcar presença …
Este ano, o Reserve será expositor na Feira das Américas, por acreditarmos no potencial do evento como propulsor de negócios.
Para quem, na altura do campeonato, ainda não se decidiu, sugiro correr, que a Feira das Américas será daqui a 45 dias e ainda dá tempo de ser criativo, preparar o melhor conteúdo de seu produto e apresentá-lo com exclusividade na maior feira de turismo da América Latina.
.