O perfil desejado pelas empresas, para um profissional de determinada especialidade, muda conforme a época e de acordo com as características do cargo e da empresa.
Nestes tempos em que a única coisa garantida é o permanente processo de mudanças no mercado, nos clientes, nas empresas e na própria forma de gerir a carreira, todas as especialidades profissionais passam por alterações naquilo que se espera de um candidato a um emprego.
Mas poucas atividades foram tão intensamente impactadas na última década quanto a do profissional de marketing.
Todas as verdades absolutas, a respeito do que se deve esperar deste profissional, caíram por terra com a evolução da internet como novo meio de comunicação e do e-commerce como nova forma de negociar produtos e serviços.
No vídeo abaixo, o Diretor de Marketing e Comunicação da IBM, Mauro Segura, apresenta o que ele considera importante no perfil do novo profissional de marketing, numa explanação que torna difícil não concordar integralmente com ele:
Após assistir este vídeo, você ainda acredita que nossas universidades estão formando este profissional e entregando-o pronto ao mercado?
.