Como todos devem lembrar, a ABRACORP – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas nasceu da união entre os associados de duas outras entidades congêneres, o FAVECC – Forum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais e o TMC Brasil – Travel Management Companies do Brasil, ambas extintas.
Embora esta união parecesse óbvia ao mercado, já que ambas as entidades possuíam objetivos, conceitos e características muito parecidos, sua realização demandou grande esforço de um grupo de associados, capitaneado pelos ex-presidentes do Conselho de Administração da ABRACORP, Francisco Leme e Edmar Bull, um trabalho cuidadoso, abrangente e detalhista, dada a diversidade de tamanhos e a acirrada competição comercial entre todas as agências associadas, características preservadas até hoje.
Diferentemente do que é comum imaginar, as agências ABRACORP não são todas necessariamente mega TMCs (para usar o anglicismo que se tornou jargão de mercado), mas agências de gestão de viagens corporativas grandes, médias e pequenas (classificadas segundo seu faturamento no ano anterior), que preenchem uma série de requisitos específicos que a tornam elegíveis a participar da entidade.
Todos esses requisitos constam do Estatuto Social da ABRACORP, um documento público acessável no site da associação, de cuja leitura depreende-se qual o real espírito do associado ABRACORP, as linhas mestras que o regem, seu propósito no mais alto nível, conceitos recentemente ampliados e ainda melhor detalhados nos documentos revisados, criados e aprovados no final da gestão Rubens Schwartzmann:
Código de Ética e Conduta
Princípios de Valor do Associado
Guia de Boas Práticas do Fornecedor
Guia de Boas Práticas do Cliente
Balizadores dos procedimentos de cada associada, além de recomendações de procedimentos aos fornecedores e clientes, são justamente esses novos documentos que norterão a gestão do novo presidente do Conselho de Administração Carlos Prado, recém iniciada, de quem tive a confiança de ser escolhido vice-presidente.
Durante 8 anos, Leme, Bull e Schwartzmann ajudaram a criar, manter saudável e em permanente evolução, a entidade referência do mercado de gestão de viagens corporativas no Brasil.
Cabe agora ao novo Conselho de Administração (Carlos Prado, Eduardo Vasconcelos, Joaquim Cruz, Luís Vabo, Marianno Santos, Regis Abreu e Reifer Souza) liderar o processo de consolidação das boas práticas da associação que representa 50% dos negócios de viagens corporativas no Brasil ou 1/3 de todos os negócios de agências de viagens brasileiras.
Quando a responsabilidade é grande, o melhor é começar logo a trabalhar.
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