NEM COMPRA DIRETA NEM TRANSTORNO BIPOLAR

O título deste post não é um contraponto aos textos de meus amigos blogueiros Viviânne Martins e Edmar Bull, mas sim uma homenagem aos dois por trazerem, coincidentemente e de forma simultânea, dois assuntos que parecem vinculados.

Retorno ao tema por tratar-se de distribuição de viagens e para apresentar uma terceira visão sobre ambos os fenômenos citados, que embora parecidos, penso terem pouco a ver um com o outro.

A começar pelo fato de que o “transtorno bipolar”, a que se refere nosso presidente da Abracorp, existe há muitos anos, enquanto a “tendência à compra direta” de viagens pelas empresas, citada pela nossa conselheira da Alagev, é bem mais recente, mesmo nos EUA (onde já dá sinais de arrefecimento), tendo desembarcado por aqui no ano passado.

Tanto é que foi objeto de recente painel de debates na ABAV Expo 2014, com o intrigante título Self Booking X Open Booking (como se o open booking também não fosse self…), que tive a oportunidade de assistir.

Para as TMCs e gestores de viagens o conceito de “open booking” parece uma ameaça a assombrar o mercado de gestão de viagens corporativas.

Para os desenvolvedores e operadores de tecnologias de atendimento, reservas e gestão de viagens corporativas, o “open booking” é encarado como um desafio tecnológico, já resolvido através de “web crawlers” (similares aos utilizados sistemicamente pelo e-commerce de varejo), integrado ao “self-booking tool”.

A questão é que trata-se de tecnologia a ser aplicada tão somente se a tendência se confirmar vantajosa para as empresas consumidoras de viagens, ou seja, se significar efetivamente uma oportunidade de redução de custos, mantendo-se o controle da política de viagens, o fluxo de autorização, a gestão segura dos dados e a consolidação dos relatórios gerenciais.

Já o transtorno bipolar, como sabemos, decorre da velha fábula de Esopo (recriada por La Fontaine), A Cigarra e a Formiga.

A Cigarra e a Formiga
Enquanto a Cigarra canta e encanta com seus talentos, a Formiga trabalha e prepara-se para os tempos difíceis

Infelizmente nosso mercado é composto por Fornecedores-Cigarra, que cantam e encantam nos tempos bons, mas sempre buscando resultados de curto prazo, e se este resultado puder ser alcançado com menor custo de distribuição, eles seguirão por este caminho.

Nos tempos difíceis, batem à porta das Agências-Formiga, que seguem obstinadamente trabalhando, capacitando, atendendo e fidelizando os clientes, com quem desenvolvem uma relação de confiança no longo prazo, válida para os tempos bons e que persiste nos tempos difíceis.

A diferença desta realidade para a fábula, é que enquanto as Agências-Formiga também estiverem encantadas pelos Fornecedores-Cigarra, jamais lhes dirão, como na fábula original, quando batem à sua porta: “agora dancem”.

.

MAIS QUE UM TIMÃO, UM TIMAÇO !

11 atletas acordaram cedo na quinta-feira 20/11, dia amanhecendo, céu ensolarado com nuvens arrefecendo um pouco o calor que prenunciava o feriadão prolongado no fim de semana.

11 atletas dispostos a encarar 2 horas de viagem (que o trânsito transformou em 4 horas) para chegar à concentração, etapa preparatória para o importante jogo.

11 atletas dispostos e verdadeiramente motivados a vencer a partida, ganhar o turno e conquistar o campeonato.

11 atletas apoiados por uma equipe composta por mais de 50 profissionais, que não viajaram mas participaram de toda a preparação e seguem mantendo a equipe pronta para os próximos jogos, que não param de acontecer.

Foi nesse clima de motivação, companheirismo e amor à causa que nossa diretoria imergiu, durante 3 dias, com parte de nossa equipe gerencial, para o Planejamento Estratégico 2015 do Reserve.

Poucos times têm atletas tão diferentes, com características, preferências e talentos tão variados, mas poucos times têm tanta convergência de visão, de sonho grande, de determinação de conquistar e vontade de inovar e, no fundo, é isso que nos move…

Imersão do PE 2015
Diretoria e parte da equipe gerencial do Reserve durante Imersão do Planejamento Estratégico 2015

Análise do passado, questionamento do presente e antecipação do futuro determinaram a tônica daquilo que faremos, aonde queremos chegar, como e quando chegaremos lá e, principalmente, o por quê desejamos fazê-lo.

Inteligência emocional, experiência e auto-conhecimento foram os ingredientes principais de um total de 16 horas de debates abertos e transparentes, subsidiados por muitos estudos de tendências, de comportamento do consumidor e de práticas de gestão.

O resultado deste confinamento, que chamamos formalmente de imersão, norteará nossas ações de curto prazo (2015), nossa estratégia de médio prazo (2020) e nossa perspectiva de futuro (2030).

Pois é, nós acreditamos mesmo em relações duradouras…

.

ANTONIO AZEVEDO, LEONEL ROSSI E GISELE LIMA

Surpreendi-me com o convite, não tanto pelo inusitado pois conheço o espírito aberto do Antonio Azevedo, mas pela sua iniciativa de “ouvir pessoalmente as críticas e sugestões” sobre a ABAV Expo.

Inicialmente uma conversa a dois na sede da ABAV em São Paulo, transformou-se em reunião com a participação do Leonel Rossi, seguida de almoço com a Gisele Lima, no Círculo Italiano.

Mais ABAV, impossível…

Entendi que os textos que postei no Blog Distribuindo Viagens surtiram efeito, ou seja, chamaram a atenção da liderança da nossa associação, em especial de seu presidente, que demonstrou sensibilidade ao debater, junto com o diretor de relações internacionais e a organizadora do evento, cada uma das críticas que fiz e das sugestões que tenho a dar.

E foram 3 horas de conversa, aberta, franca, propositiva, visando somar para a próxima edição em 2015, sempre buscando os variados pontos de vista de quem faz a feira: agentes de viagens, operadoras, consolidadores, cias. aéreas, redes hoteleiras, locadoras e outros fornecedores, destinos, expositores em geral, palestrantes, visitantes, compradores, vendedores, etc. etc.

Conversa na ABAV
Leonel Rossi, Gisele Lima e Antonio Azevedo: abertura e interesse em ouvir críticas e debater sugestões para ABAV Expo 2015

Os temas varreram o Anhembi, a estrutura, montagem de estandes, largura dos corredores, iluminação, sinalização, painéis, programação, divulgação, tecnologia para mega eventos, mudanças de comportamento, expectativas, Abracorp, Braztoa, convention bureaus, imprensa, ministério e secretarias de turismo, “hosted e non-hosted buyers”, rodada de negócios, disciplina de horários, festas, relacionamento…

Nada (ou quase nada) escapou do “brainstorm”, um bate-papo livre, leve e solto, de 4 profissionais com algumas visões convergentes e outras divergentes, mas no fundo interessadas na mesma coisa: uma ABAV Expo cada vez melhor.

O resultado desta conversa poderá (ou não) ser visto na ABAV Expo 2015, uma feira que seguramente vem diferente, outra vez, como deve ser, a cada ano, de novo e de novo.

.