PÉROLAS DO PRIMEIRO DIA DA ABAV

Essa ABAV Expo promete.

Já no primeiro dia, uma diversidade de sentimentos e opiniões, certezas e sensações.

Pensei em como refletir aqui, num texto curto (o leitor não tem tempo para textos longos…), o que vi e o que percebi daquilo que ouvi, neste primeiro dia.

Seguem algumas pérolas trocadas entre duplas na ABAV Expo ontem:

Amigo 1: Quando comecei no turismo, o melhor argumento de venda do agente de viagens era: “Faço todo esse serviço pra você sem cobrar nada”.

Amigo 2: Pois é, deu no que deu…

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Amigo A: As OTAs e as Operadoras são igual a bicicleta, tem que continuar girando sem parar, senão cai.

Amigo B: Ué?! Só as OTAs e Operadoras?

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Amigo 1: Tenho viajado muito atrás de clientes corporativos para crescer o meu negócio.

Amigo 2: Não seriam seus clientes que deveriam viajar?

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Amigo A: A Ilha Corporativa está crescendo mais do que a própria ABAV Expo.

Amigo B: Normal, já que as viagens corporativas representam 2/3 do total.

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Amigo 1: Por que o Decolar e a Booking.com estão grudados na feira?

Amigo 2: Depende do ponto de vista, para mim um está de costas para o outro.

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Amigo A: Você não acha que a feira está mais vazia esse ano?

Amigo B: Só se for no seu estande, pois o meu lotou…

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Amigo 1: Não entendo por que as agências de viagens não podem ser expositoras na feira da sua associação.

Amigo 2: Deixa quieto, esse assunto é igual tartaruga em cima da árvore…

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Hoje tem mais ABAV Expo e amanhã já poderemos apontar alguns pontos fortes desta edição e também algumas “oportunidades de melhoria”…

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COMPRAR PARA SER COMPRADO…

É interessante a terminologia rebuscada utilizada por essa turma de M&A (Merge & Acquisition), uma tribo responsável por assessorar empresários compradores e/ou vendedores de empresas.

A começar pelo termo “compra”, expressão muito comum e, por isso, referido sempre como “aquisição” ou “acquisition”, mais bonito e pomposo, o que valoriza a negociação realizada frente ao mercado e aos potenciais futuros interessados, afinal quem compra empresas hoje, valoriza-se para ser comprado amanhã…

Outro termo interessante é “up front”, nada mais do que o valor pago de “entrada”, sendo as demais parcelas condicionadas à empresa entregar determinados resultados acordados, durante os exercícios seguintes à transação, período em que os vendedores permanecem responsáveis pelas operações da empresa adquirida.

Entregando esses resultados, geralmente medidos pelo faturamento bruto ou pelo ebitda, o vendedor, ou “seller”, faz juz a receber o “earn out”, mais conhecido como “ganho de saída”.

Alguém pode perguntar de onde saiu esse assunto, aparentemente tão fora de propósito nesta semana de ABAV Expo, com todo mundo voltado para divulgação de seus produtos e serviços e focado em marketing e vendas.

Será…?

Este tema surgiu após o anúncio do New York Times que, na sua forma clássica e objetiva, publicou em 18/09 matéria sobre uma transação bilionária de M&A, entre dois gigantes da tecnologia, da forma mais simples e direta: “SAP Buys Concur Technologies for $8.3 Billion”.

Aqui no Brasil, neste exato instante em que você lê esse texto, empresas que participam de nosso mercado de viagens e turismo, exibem-se, atraem, seduzem e negociam com outras empresas.

Algumas são compradoras (que poderão ser compradas), outras são vendedoras, e tudo isso faz parte do jogo…

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O QUE RECOMENDO NA ABAV EXPO…

Interessante a mudança do nome da feira, uma busca da internacionalização (Exposition) sem perder suas origens (Exposição).

A ideia da Feira da ABAV sempre foi buscar o viajante de lazer, do Brasil e do exterior, resultado do quanto a ABAV é focada nas agências de viagens e turismo.

Por isso, nada mais natural (e até demorou a cair essa ficha) do espaço da Braztoa dentro da ABAV Expo, tudo a ver, economiza-se em eventos, fortalece-se o segmento e concentra-se esforços com prováveis melhores resultados.

Outro acerto tem sido a Ilha Corporativa da Abracorp (exceto o nome “ilha”, que denota separação, isolamento, o oposto da proposta de aproximação das TMCs – Travel Management Companies, do mercado), mas a ideia de um espaço dedicado à especialização da gestão de viagens corporativas, dentro da ABAV Expo, é mesmo vencedora, tamanha a quantidade de expositores interessados em participar do espaço, o que levou os organizadores a dobrar sua capacidade este ano.

A primeira edição, ainda no Riocentro em 2012, funcionou como um balão de ensaio, bem sucedido apesar da proposta de um ambiente fechado, exclusivo para os “hosted buyers” e associados Abracorp (talvez venha daí o nome “Ilha”), conceito devidamente revisado já no ano seguinte, no Anhembi em 2013, quando o espaço, aberto e democrático, foi um verdadeiro sucesso de expositores, de público e de negócios, sempre com o importante apoio e patrocínio da Gol.

Este ano, tudo indica que a Abracorp fará bonito outra vez, com prometidos 1.000 “hosted buyers” convidados das 32 agências de gestão de viagens corporativas associadas, que visitarão toda a ABAV Expo e, em especial, a “Ilha” Corporativa Abracorp, onde cerca de 30 expositores (cias. aéreas, hotéis e outros serviços, sobretudo os de tecnologia para gestão de viagens corporativas) mostrarão novidades e promoções exclusivas para a ABAV Expo.

A Vila do Saber é outra iniciativa que tem melhorado a cada ano e, nesta edição, convido-os a assistir ao painel:

Debate: Sustentabilidade, Certificações e o Agenciamento de Viagens

Quarta-Feira, 24/09/14, na Sala 06, das 10:30h às 12:00h

Debate sobre os reais resultados dos processos de certficação de qualidade e sustentabilidade para os agentes e seus clientes corporativos, moderado pelo maior especialista brasileiro no assunto, o João Carlos Noronha, com quem contribuirei como debatedor, baseado na trajetória da Solid Corporate Travel, certificada ISO 9001:2008 desde 2010, e que tem ZERO incidência de “Não Conformidades” em todas as Auditorias de recertificação.

Outro painel que destaco e indico na Vila do Saber:

Mobilidade & TI: Até que Ponto a Tecnologia é o Real Diferencial Competitivo?

Quinta-Feira, 25/09/14, na Sala 06, das 16:00h às 17:00h

Debate sobre a evolução tecnológica no setor, abordando os riscos e benefícios das inovações para TMCs e Clientes, moderado pelo Tadeu Cunha, Diretor de Negócios Travel do Reserve, Conselheiro da Alagev e Coordenador do Comitê de Tecnologia e Inovação da Abracorp e Alagev.

Meu resumo da ópera sobre o que será esta ABAV Expo: Braztoa, Abracorp, Vila do Saber e a participação ativa do Ministro do Turismo já valem o ingresso.

Última dica: não deixe de visitar a Ilha Corporativa Abracorp.

Boas novidades aguardam você lá.

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