O Brasil como destino

Como tratar o 5º maior país do mundo em área e 6º em população, como um destino único?

Abrigamos a maior biodiversidade do planeta e mais de duas mil praias espalhadas por 7,5 mil km de litoral. Também estão aqui a maior planície alagável do mundo, o maior rio do mundo, a maior floresta do mundo, além de cânions, cachoeiras, chapadas, cidades pulsantes, ícones da arquitetura mundial e tantos outros atrativos únicos. Somos, geograficamente, o país mais diverso do planeta.

Mesmo com tantas belezas superlativas, é legítimo dizer que o maior patrimônio nacional é nosso povo. Plural, complexo e autêntico.

A soma desses fatores leva a uma pergunta óbvia: com tudo isso, por que não somos uma potência turística mundial?

O objetivo deste espaço é navegar pelas nuances desse negócio: Quais são as nossas forças e fraquezas? Nossos principais destinos e seus diferenciais? O que falta para sermos competitivos de verdade? Estamos no caminho certo?

Por que um viajante internacional, seja ele de Londres, de Santiago ou de Tóquio, decide vir ao Brasil e não a outro país? O que esse viajante privilegia e do que ele abre mão? O que temos que não é possível achar em outro lugar?

E – tão ou mais importante que isso – em que medida entregamos o que era esperado?

Ao fazer esse exercício é preciso partir de uma ótica diferente, assumindo o olhar de um viajante estrangeiro planejando uma viagem a um destino tido como exótico – o que nem sempre é tarefa fácil.

Convido todos a dividir opiniões, sugestões e ideias a respeito deste tema aqui neste espaço. Será um prazer.

Até breve.

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2 thoughts on “O Brasil como destino

  1. Pedro Treacher!! É com muito orgulho que leio seu blog falando do potencial do Brasil em termos de turismo. Temos tudo para sermos os maiores e principalmente com profissionais como você liderando este movimento. Parabéns e ficamos torcendo pelo seu sucesso nesta bela empreitada pelo Brasil afora.
    Alix e Bartô Berkes

  2. Acredito que as belezas naturais do Brasil e os seus principais destinos não são divulgados de forma individual no exterior como deveriam. Dessa forma, muitos pontos com potencial acabam recebendo menos visitantes do exterior do que poderiam. Assim, os visitantes estrangeiros acabam visitando os lugares mais conhecidos internacionalmente, como o Rio de Janeiro e as Cataratas do Iguaçu, por exemplo.

    Além disso, falta estrutura tanto no destino como no transporte em boa parte dos destinos brasileiros.

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