O melhor bar de hotel do mundo

A festejada fundação Tales of the Cocktail, organização americana sem fins lucrativos que apoia, incentiva e premia bares, elegeu um bar de hotel como melhor do mundo em 2018. Não por acaso, são também bares de hotéis que ocupam os quatro primeiros lugares da edição de 2018 da lista britânica The World’s 50 Best Bars. Os dois rankings têm endereços em comum, a começar pelo campeão. O melhor do mundo em ambas as seleções é o American Bar, do Savoy Hotel, em Londres.

Atualização: Em 2019, o American Bar foi eleito o quinto melhor do mundo pela World’s Best Bars. Em 2020, ficou na 20ª posição. O primeiro lugar é de outro bar de hotel de Londres, o Connaught (vice-campeão em 2019).

Prêmios em lugar de destaque no balcão do American Bar | Foto de Carla Lencastre

Um dos primeiros hotéis de luxo de Londres, inaugurado em 1889 entre a movimentada Strand e o Rio Tâmisa, o Savoy passou por uma reforma de 220 milhões de libras na primeira década século XXI. Reabriu em 2010 sem perder suas características originais e tem cinco estrelas no prestigioso Forbes Travel Guide.

O ambiente elegante com poltronas forradas em couro escuro, luzes indiretas, fotografias em preto e branco e espelhos, e uma carta impecável com clássicos e inovações justificam o merecido sucesso do American Bar, desde 1893 no térreo do hotel. Foi ali que Harry Craddock, lendário bartender da casa, reuniu uma centena de receitas de drinques para o Savoy Cocktail Book, em 1930. Reeditado até hoje, o livro é um ícone da coquetelaria. No American Bar, drinques convive bem com a carta de vinhos, que ostenta o Pol Roger Cuvée Sir Winston Churchill, champanhe criado em homenagem ao primeiro-ministro britânico.

Clique aqui para acompanhar nosso Instagram @HotelInspectors

Negronis no American Bar, no Savoy | Foto de Carla Lencastre

O Spirited Awards, nome do prêmio da TOTC, foi entregue no fim de julho na festeira Nova Orleans. The American Bar at The Savoy recebeu também os prêmios de melhor equipe de bar fora dos Estados Unidos e de melhor bar de hotel fora dos EUA. E ainda foi finalista de melhor carta de drinques em todo o mundo.

Leia mais: O Savoy é um dos hotéis mais mal assombrados da Inglaterra.

O primeiro lugar na categoria melhor menu na TOTC ficou com o Dandelyan, outro bar de hotel. No térreo do moderno Mondrian London, com vista para o Tâmisa, o concorrido Dandelyan é o segundo melhor do mundo no World’s 50 Best Bars (o ranking é uma versão etílica da lista The World’s 50 Best Restaurants).

Para mulheres viajando sozinha, bar de hotel é a quase certeza de poder tomar um drinque com o mesmo atendimento dedicado aos homens e sem ser importunada (programa testado e aprovado de Nova York a Tóquio, de Helsinki a Cidade do Cabo, incluindo cidades no Oriente Médio, como Dubai e Doha). Se a ideia for puxar papo, bar de hotel também é ótimo para isso.

Spencer Amereno Jr, head bartender do Frank Bar, em São Paulo | Foto de Carla Lencastre

Um bom bar atrai visitantes que estão em outros hotéis e podem conquistar moradores da cidade que ajudam a manter o movimento mesmo quando a taxa de ocupação está baixa. O campeão brasileiro nesta área em 2018 é o ótimo Frank Bar, no lobby do Maksoud Plaza, em São Paulo, comandado por Spencer Amereno Jr. e equipe. Inaugurado em 2015, o Frank estreou em 2017 na 66º posição na lista dos World’s Best Bars (foi o brasileiro mais bem colocado). Está também no recém-anunciado ranking dos dez melhores bares das Américas (fora dos EUA) do Tales of the Cocktail.

O outro bar de hotel no Brasil que faz parte do top ten Américas de 2018 do TOTC é o do Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (leia aqui sobre um dos restaurantes do hotel carioca).

Dandelyan, o premiado bar do Mondrian London | Foto de Carla Lencastre

Como as Inspectors são fãs de bons drinques, este é um assunto ao qual voltaremos outras vezes. Inclusive para contar como é o maior concorrente do American Bar. O Dandelyan, no Mondrian London, é em tudo diferente do bar do Savoy. E ainda assim com as mesmas características que fazem um bom bar em hotel ou não: clássicos perfeitos, receitas originais, equipe afinada, atmosfera envolvente…

Leia mais: Belmond Cadogan, hotel de luxo em Londres

Hotel Inspectors está também no Instagram @HotelInspectors, no facebook @HotelInspectorsBlog, no Twitter @InspectorsHotel e no LinkedIn @HotelInspectors

Published by

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Lencastre trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década e conquistou vários prêmios do setor. Em 2020 foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil pelo ranking Panrotas+Elo. Desde 2015 escreve para diversas publicações, entre elas O Globo, Panrotas e #Colabora, site de jornalismo independente voltado para o desenvolvimento sustentável, onde assina uma coluna sobre viagens do ponto de vista de diversidade, inclusão, regeneração e sustentabilidade. Ama viajar e anda mundo afora em busca de boas histórias desde sempre. É carioca de mar e bar. Gosta de dias nublados. Está no Instagram e no Twitter em @CarlaLencastre 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *