Barcos em Cannes

Rosewood São Paulo anuncia abertura

Cannes, uma das mais glamourosas cidades da Riviera Francesa, sediou semana passada a principal edição do ano da feira International Luxury Travel Market (ILTM Cannes 2019). Realizado no Palais des Festivals et des Congrès, o maior evento de viagens de luxo do mundo chegou aos 18 anos. Ao longo de quatro dias ensolarados e intensos, o centro de convenções na Croisette, avenida à beira-mar da cidade no Sul da França, banhada pelo Mediterrâneo, recebeu seis mil pessoas de todo o mundo, entre expositores, compradores e jornalistas. Todos tiveram que exercitar a ubiquidade para estar ao mesmo tempo nas reuniões de trabalho e nos eventos paralelos, onde também são fechados diversos negócios. Transformação constante é uma característica do mercado de viagens de luxo. Novidade não falta, ainda que produtos brasileiros luxuosos tenham presença tímida no evento. Entre as muitas novidades apresentadas durante os quatro dias do evento, me chamou a atenção uma que diz respeito ao Brasil. A Rosewood Hotels & Resorts anunciou a abertura do Rosewood São Paulo, o primeiro da rede na América do Sul, para o segundo semestre de 2020.

Atualização: No início do ano, no site da Rosewood Hotels, a inauguração do hotel de São Paulo já constava mais uma vez como adiada. A abertura agora está prevista para 2021.

Leia também: Novos hotéis de luxo previstos para abrir em 2021

Inspiração & informação: acompanhe @HotelInspectors no Instagram

Rosewood São Paulo: Tricia Rosentreter, da Rosewood Hotels, na ILTM Cannes
Tricia Rosentreter, da Rosewood, na ILTM Cannes | Foto de Carla Lencastre

Rosewood São Paulo já foi adiado outras vezes

Inicialmente previsto para 2018 e depois 2019, o hotel paulistano do grupo americano baseado em Hong Kong, hoje com 28 propriedades em todo o mundo (como The Carlyle, em Nova York, e Hôtel de Crillon, em Paris), foi a estrela da apresentação para a imprensa de Tricia Rosentreter, diretora corporativa de Comunicação de Marcas para Américas e Europa.

“É um projeto muito especial, em uma maternidade onde vários paulistanos nasceram. Serão 274 acomodações, incluindo suítes particulares, seis restaurantes e bares, e oito espaços para eventos”, destacou Tricia.

A Maternidade Matarazzo ocupava uma construção de 1943 em um complexo de prédios do início do século 20, nos arredores da Avenida Paulista, hoje restaurado. Entre os arquitetos e designers envolvidos na Cidade Matarazzo estão os franceses Jean Nouvel, vencedor do prêmio Pritzker e pela primeira vez participando de um projeto na América Latina, e Philippe Starck. Os dois, em uma parceria inédita, assinam as residências. Com dimensões entre 100 e 450 metros quadrados e de um a três quartos, vão oferecer todos os serviços do hotel, inclusive concierge.

O Rosewood terá duas piscinas e spa com seis salas de tratamento. A área de eventos de quase dez mil metros quadrados inclui a quase centenária Capela Santa Luzia. Preservada graças a uma complexa obra de engenharia, voltará a receber casamentos e missas.

Leia também: É seguro usar piscina de hotel durante a pandemia?

Rosewood São Paulo: fachada do Palais des Festivals, o endereço da ILTM Cannes
Palais des Festivals, o endereço da ILTM Cannes | Foto de Carla Lencastre

Anantara Maraú foi novamente adiado

Outro projeto importante para o mercado de luxo brasileiro, ainda que em menor escala, é o Anantara Maraú Bahia Resort. Com inauguração para 2018 e depois 2019, não foi mencionado na ILTM pela marca de luxo, parte do gigante grupo asiático baseado em Bangcoc Minor Hotels (que também administra a bandeira Tivoli). Na Península de Maraú, o Anantara seria o primeiro hotel da bandeira tailandesa no Brasil, já presente nos spas do Tivoli Mofarrej, em São Paulo, e do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, na Bahia.

Leia também: Hotel carbono neutro, a hospedagem que não deixa pegadas

O Anantara Maraú ocuparia as instalações do Kiaroa Eco-Luxury Resort, reformadas e ampliadas (originalmente eram 30 villas). A rede reúne hoje 530 hotéis em 53 países e está em expansão para a Europa e as Américas.

“Não desistimos do projeto de ter um resort Anantara na Bahia. Mas realmente a reforma da propriedade está demorando muito mais do que esperávamos. No momento, não temos nenhuma data prevista para a abertura”, disse em Cannes ao Hotel Inspectors Marion Walsh Hédouin, vice-presidente de Relações Públicas e Comunicações da Minor Hotels.

Leia também: Como é o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, o primeiro da marca na América do Sul, aberto no segundo semestre de 2019

Hotel Inspectors está no Instagram @HotelInspectors, no facebook @HotelInspectors, no Twitter @HotelInspectors e no LinkedIn @HotelInspectors

Published by

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década e conquistou vários prêmios do setor. Em 2020 foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil pelo ranking Panrotas+Elo. Desde 2015 escreve para diversas publicações, entre elas O Globo e #Colabora, site de jornalismo independente voltado para o desenvolvimento sustentável. Ama viajar e anda mundo afora em busca de boas histórias desde sempre. É carioca de mar e bar. Gosta de dias nublados. Está no Instagram e no Twitter em @CarlaLencastre 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *