Quem é você avaliando a nova marca da Decolar?


No começo do mês, a Decolar, maior distribuidora de viagens da América Latina, divulgou o resultado de uma mudança parcial em sua marca, por enquanto foi divulgada uma identidade visual e um novo slogan, visando deixar a marca mais moderna e próxima do público. E como era de se esperar, a mudança gerou uma verdadeira enxurrada de opiniões dos fãs e críticos, que se dividiram entre declarações positivas, apoiando o progresso da empresa, e negativas, com uma espécie de saudosismo e apego ao antigo formato. E é com a indagação do título que começo essa meu artigo. Quem é você avaliando a nova marca da Decolar?

Antes, é importante contextualizá-los do que levou a empresa a mudar sua “cara”.  A Decolar é a filial brasileira da empresa argentina Despegar, que está há 20 anos no mercado, tendo um expressivo crescimento, principalmente na última década. Essa mudança de marca vem para determinar um marco para a instituição depois dessas duas décadas e prepará-la para o futuro.

Para me ajudar a responder a pergunta do título, eu conversei muito com a especialista em branding, minha amiga/sócia no portal Mochilaí, Dani Biondi, que fez uma análise muito sensata. “A  Decolar apareceu com uma cara mais moderna, se desprendendo de todos os aspectos antigos que carregava visualmente, desde das cores até os elementos do avião e a campainha. A tipografia também foi modificada, juntamente com a retirada do ‘.com’, uma estratégia bem pensada, já que hoje temos outras plataformas de vendas. Com isso, a marca ganhou um tom mais genérico, o que facilita sua aplicação nos meios de comunicação, mas tira toda a lembrança de viagem que levava no logo antigo, o que nos dá a sensação de ser igual as outras marcas que também fizeram seu redesign recentemente.

Eles ainda prometem mais novidades nos próximos meses, mas no site, já conseguimos ver uma melhoria tanto visualmente como na navegação, que ficou mais intuitiva e agradável” .

Enfim, depois de pesquisar e pensar muito,  vejo que na “fila do pão” dos que avaliam a mudança eu sou o “progressista”, quem já via a necessidade de uma mudança que realmente transmitisse a imagem de uma empresa do tamanho que é, mas, acima de tudo, que dialogasse com seu público, se aproximando e fazendo aquilo que tem vocação, que é muito mais do que oferecer tudo para a sua viagem (como dizia o antigo slogan), mas dar condições para seu público viver viajando e ter experiências positivas no mundo (assim como o atual se coloca), pois é com essa mentalidade que você consolida uma grande marca junto ao mercado, junto aos seus fãs.

Hoje, vejo que as mudanças, se bem aplicadas (pois não adianta nada criar atributos e identidade com significados lindos e não vivê-los no dia a dia), creditam a Decolar para não só manter sua ascensão como business, mas também tornar-se uma brandlove.

E você, é o progressista ou o saudosista na “fila do pão” dos que avaliam a nova marca da Decolar?

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Gustavo Ellero

Gustavo Ellero é Jornalista, especialista em Branded Content pela ESPM e acumula experiências em Marketing, Branding e Empreendedorismo. Fundou sua primeira empresa no ramo da comunicação em 2009, atualmente é co-fundador da INSANE Estratégia e Comunicação e co-fundador do portal de turismo Mochilaí. Em 2015, foi eleito o melhor profissional de conteúdo e o mais votado do Prêmio ABC da Comunicação.

4 thoughts on “Quem é você avaliando a nova marca da Decolar?

  1. uma empresa que nao respeita as agencias de viagens
    o tratamento e horrivel
    pelo menos era quando a nossa agencia operava com eles ( deve ter mais ou menos uns 3 anos atras)
    e nos sem dever absolutamente nada para eles , e eles sim devia para nos uma comissao
    simplesmente bloqueou o nosso portal
    bem vou para por aqui

    1. Olá, pelo jeito você teve uma péssima experiência com a Decolar. É muito complicado quando as empresas não aplicam o que realmente mostram em seus atributos de marca. Continue acompanhando a coluna, espero que tenha sucesso em sua jornada. Att Gustavo Ellero

    1. Muito bem apontado, Rhuan. Referências são sempre bem-vindas na hora da criação de uma marca. Porém, fica aí dúvida levantada. Obrigado pela interação. Continue acompanhando a coluna. Abs. Gustavo Ellero.

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