Destination ou destiny

DESTINATION, seu destino, o lugar aonde você está indo. Você sai de sua cidade de moradia para trabalhar, participar de um congresso ou feira, tirar férias, descansar, ficar com a família, ir à praia. Ou ainda, você faz um tratamento de saúde, uma peregrinação. Enfim, você sai de casa e vai ser um morador temporário em outra cidade ou país por diversos motivos. Você é um turista se dormir pelo menos 1 noite e até 1 ano nesse lugar.

DESTINY, o que vai acontecer no futuro com você, algo que você não controla ou que não pode mudar por vontade própria. Uns acreditam, outros menos… Seu destino é você que constrói também não? Suas atitudes, metas, planos, opções de vida. Afinal nem tudo é tão solto ou imprevisível se você traça rumos e faz opções baseadas em seus valores e desejos de estilo de vida.

Esse pequeno trocadilho é somente para uma reflexão. Será que estamos somente vendendo ou promovendo uma feira, uma praia, uma visita, um tour, um hotel, uma paisagem para uma fotografia ? Ou deveríamos vender tudo isso e ainda, um tempo com seus filhos, alguns dias de namoro com sua esposa ou com seu namorado, dias de sol que recarregam as energias, cachoeiras que limpam a alma, florestas que silenciam a alma, uma cultura muito diferente da nossa, uma experiência que vai me transformar ?

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

2 thoughts on “Destination ou destiny

  1. Legal esse estímulo à reflexão. Sem dúvida um pouco de sensibilidade e estratégia é capaz de humanizar e transformar em realização de desejos algo que muitas vezes é vendido apenas como um simples produto. O turismo é um agente de transformação, através do qual as pessoas vivem novas experiências, experimentam novas culturas e que permite agregar novos valores e hábitos ao cotidiano. Nesse contexto, existe uma fonte inesgotável de motivos para se fazer uma viagem.
    Faço parte do Passaporte Verde, campanha do Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente voltada à produção e consumo sustentável e que estimula, através do turismo, que as pessoas vivam experiências e assimilem hábitos mais sustentáveis. Um dos motes das campanha é “Eu cuido do meu destino”, exatamente no duplo sentido que a frase sugere!

    1. Aurélio, obrigada pelos importantes comentários. A provocação foi exatamente para ver se estamos diferenciando os produtos na hora da promoção, e também na hora da venda. Me parece que a promoção, os sites, os tipos de apelos de comunicação são muito parecidos, dificultando a decisão do cliente de acordo com suas expectativas e necessidades. No caso da venda, será que vale mesmo só o preço? Passagem, hotel, transfer e city tour são diferenciais ?
      Tenha um ótimo final de semana.
      Jeanine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *