Carnaval à vista!

A 40 dias do Carnaval, trade turístico se prepara. (Foto: Divulgação)

Estamos na metade de janeiro e trade turístico brasileiro já está preparado para o primeiro grande evento de 2017: o Carnaval. A 40 dias da festa do Momo, cidades famosas por suas comemorações nessa época do ano se organizam para receber os turistas foliões.

Além de visitantes estrangeiros que vêm conhecer a festividade no Brasil, o Carnaval é ainda um período fundamental para o turismo nacional: é o principal produto de promoção de diversos destinos no Brasil e um dos feriados mais bem aproveitados para viagens de brasileiros, além de ser o primeiro “feriadão” do ano.

Segundo projeções oficiais, a cidade do Rio de Janeiro espera receber 1,1 milhão de turistas juntamente com a receita de aproximadamente R$ 3 bilhões, durante os 4 dias de festa. Para os desfiles das escolas cariocas, alguns lotes de reservas de ingressos já estão esgotados.

Salvador já comemora os 96% de ocupação da rede hoteleira para o Carnaval e aguarda ainda o aumento da procura até a data da festa. A promoção do evento para a cidade de Salvador é massiva e tem sido realizada desde o fim do ano passado.

Cidades como Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo e Recife têm também investido na divulgação de programações para a data, desde os primeiros dias de janeiro.

Para o turismo nacional, o momento é de aproveitamento de todas as oportunidades. A promoção para o Carnaval, assim como o investimento nos quesitos segurança, transporte e estruturas de apoio devem ser prioritários, considerando-se que a data é uma injeção de receita na economia do turismo para as cidades símbolo da festa e também para destinos que não possuem programações renomadas, os destinos de “descanso”.

O Carnaval do Brasil se difere de todos os outros carnavais mundo afora. É uma experiência cativante para muitos turistas que, não raro, adquirem a tradição de passar o período no mesmo destino, durante anos. A maior festa urbana do país, de cores vibrantes e ritmo contagiante, tem também a cara do povo brasileiro: ímpar, alegre e festiva como tem que ser.

Published by

Jeanine Pires

Professora e empresária, tem 19 anos de experiência em turismo e eventos. Diretora da Pires & Associados e da MATCHER Travel Business.Suas principais atividades são a realização de Planos de Marketing de Destinos Turísticos e palestras no Brasil e no exterior. Presidiu a EMBRATUR de 2006 a 2010, onde também foi Diretora de Turismo de Negócios e Eventos. Liderou o trabalho de promoção do Brasil como destino turístico no exterior, os programas de captação de eventos internacionais e a agenda de promoção do Brasil de 2003 a 2010. Participou da elaboração do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil em 2005 e também coordenou sua versão para 2020. Nos Convention & Visitors Bureaux de Maceió e Recife como diretora executiva, desenvolveu os programas de marketing de lazer e eventos para aquelas cidades entre 1997 a 2002. Esse blog reflete opiniões pessoais e não tem qualquer vínculo institucional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *