Gramado está ainda mais linda com a Festa da Colônia

Oi gente! Nessa semana escolhi compartilhar com vocês um dos eventos mais bonitos que acontecem por aqui: a Festa da Colônia. Uma tradição há 28 anos em Gramado, esse evento tem uma representatividade muito forte, pois revela as origens da cidade formada por descendentes de alemães, italianos e portugueses.

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

São eles – os colonos – as grandes estrelas dessa festa. Durante 18 dias, as famílias que moram no interior de Gramado deixam suas propriedades e vêm para o centro da cidade, trazendo um pouco da sua vida. Seus sotaques carregados, sua simplicidade e alegria e tudo aquilo que produzem de mais saboroso são apresentados à comunidade e aos turistas (e são milhares!)  que passam pela festa.

Gastronomia

Recomendo ir com a família para passar algumas horas por lá sem pressa, pois tem muita coisa para aproveitar! Escolha um dos cardápios das cozinhas alemã ou italiana e saboreie a mais autêntica comida caseira, que permanece quentinha nas panelas de ferro que ficam sobre os fogões (fotos). Os cardápios valem para almoço e jantar. Se preferir apenas petiscar, então vá até o Bier Platz e peça pelo campeão de vendas: o bolinho de batata (foto). Se a ideia for manter a tradição, você pode beber um copo de vinho ou de spritzbier (uma cerveja sem álcool feita à base de gengibre). Outras delícias como bolinhos de aipim e pasteis também são servidas a todo o momento. Agora se você tem vontade de provar um autêntico café colonial deve ir direto para o Café Della Nonna (foto). Mas é bom ir com apetite! Pois uma mesa farta vai estar à sua espera com pães, cucas, biscoitos, geleias, doce de leite, schmiers, queijos, copas, além do chá e do café com leite quentinhos que estão sobre o fogão à lenha.

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação
Foto: Cleiton Thiele/Divulgação
Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

Feirinha de produtos coloniais

Não deixe de passear pelos standes da feirinha de produtos coloniais. Você vai se impressionar com a diversidade de produtos que estão à venda. Compotas, embutidos, chás, vinhos e cervejas. Facas artesanais, iogurte natural, artesanato, frutas cristalizadas e muitas outras gostosuras… (fotos) O que eu mais gosto é poder conversar direto com o agricultor na hora da compra, porque sempre tenho curiosidade em saber como aquele produto foi feito.

Foto: Divulgação Brocker Turismo

Atrações culturais

Uma das principais características da festa é a animação. A qualquer hora do dia – e também a noite – o palco está sempre ocupado. Bandinhas típicas alemãs, músicos gaúchos, corais de origem italiana e danças típicas alemãs se revezam, garantindo plateia e muitos aplausos.

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação
Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

45 anos de tradição

Uma das atrações de destaque da festa é a Banda Macega Show. O grupo exibe uma peça estranha chamado marimbau (espécie de instrumento de percussão feito artesanalmente – foto). Batizada de Margarida, a peça chama atenção graças a quantidade de penduricalhos que foram presos a tábua de madeira. Na maior disposição, aos 75 anos, seu José Henrique Barros é quem toca o instrumento que é um dos sucessos da Banda Macega Show. O grupo tem nada menos do que 45 anos e é a banda oficial de uma outra grande festa típica que acontece perto daqui: a Oktoberfest. Com oito componentes, a Macega Show anima festas e bailes comunitários. Eles também costumam se apresentar na Rua Coberta (Gramado) no restaurante Rasen Platz, todas as terças, quintas, sextas-feiras e sábados. Então se você estiver passeando por Gramado aproveite para conferir ade perto a animação dessa turma!

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação
Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

Festa dos espantalhos

A Festa dos Espantalhos surgiu há 4 anos com a intenção de aproximar o comércio local do evento. Os bonecos retratam um hábito antigo nas colônias, que até hoje ainda fazem uso de bonecos feitos de palha de milho para espantar as aves das plantações. Costuma se dizer também que os espantalhos representam a proteção divina e uma boa colheita. Foi pensando em preservar essa tradição que a Festa dos Espantalhos surgiu, deixando a principal avenida da cidade – a famosa Borges de Medeiros – cheia de cores e alegria.

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

Desfile de Carretas

E no próximo sábado acontece o primeiro Desfile da Festa da Colônia, momento muito aguardado da festa, que é quando as famílias dos agracultores desfilem pela Avenida Borges de Medeiros com suas carroças puxadas por bois, trazendo muitos elementos da vida no interior para serm exibidos com orgulho no centro da cidade. O desfile acontece às 16 horas e pode ser assistido de forma gratuita. A Festa da Colônia está acontecendo diariamente até o dia 6 de maio, das 9 às 21 horas, no Centro de Eventos Expogramado e tem entrada franca. O trio de soberanas, formado pela rainha Aline Rodrigues Wiltgen e princesas Giovana Evelin Marcon e Mariana Caroline Marcon, estará esperando por você!

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

Espero que eu tenha inspirado vocês a programarem um passeio pela Serra Gaúcha nos próximos dias para curtir a Festa da Colônia. Abraço e até a semana que vem!

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação
  • Conteúdo produzido em parceria com a jornalista Adriana Silveira (@buenaviagem)

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *