Dica de maio: 10 lugares para casar em Gramado!

Oi gente! Tudo bem? Maio mantém uma tradição que faz o coração da gente vibrar. Considerado o Mês das Noivas, é uma época do ano que costuma ter um número maior de bodas acontecendo. E quem nunca sonhou com aquele dia perfeito do seu casamento?  Por isso, aproveitando o mês de maio vou falar hoje sobre o Destination Wedding, que é uma forma de tornar o dia do casamento inesquecível, realizando-o num local onde os noivos não residem. Neste formato, familiares e amigos embarcam com o casal em uma viagem para um destino especial onde será realizado o casamento. Pensando nisso, estou trazendo aqui algumas sugestões de lugares – incríveis!!! – para quem quer casar em Gramado. Vamos imaginar juntos este sonho?

Foto: Ernani Marques

Mas antes, preciso contar como foi o meu “grande dia!”

Eu casei já 2 vezes, a primeira no mês de março, na linda Catedral de Pedras de Canela, e a segunda (e desejo que seja a última com todo meu coração) foi na lindíssima e aconchegante Vinícola Ravanello, em Gramado. Sim, o Padre Ari nosso amigo foi para lá dar a benção, montamos um gazebo na rua em meio a toda paisagem ao estilo toscano e com os parreirais ao redor, estava um dia muito frio e foi lindo e emocionante!!!  O jantar e a festa rolaram dentro do restaurante da vinícola, a comida foi feita pelo chef Guilherme Sperry, do Restaurante Bêrgamótta (maravilhoso!), a organização foi da Ello Eventos, assinada por Mariela Oppitz, os doces foram confeccionados por uma doceira de mão cheia, a dona Nina Appio, e o DJ Pimpo de Porto Alegre foi quem animou a festa. Estavam somente nossos melhores amigos e familiares, exatas 96 pessoas, foi perfeito! Este foi o terceiro dia mais feliz da minha vida, depois do dia do nascimento dos meus dois filhos, o Vicente e o Gonçalo.
Foto: Ernani Marques
Foto: Ernani Marques
Como preparar um casamento em 30 dias? Eu sei!
Luiz Américo (meu marido) e eu resolvemos casar no civil apenas, sem fazer nada, pois pra variar ia dar muito trabalho e a gente não queria dedicar tanto tempo para uma festa de casamento. Eu e ele estamos sempre na correria, como todos hoje em dia, então íamos deixar passar esta data meio que em branco.  E afinal, já estávamos morando juntos, com filhos e tudo certo. Eis que no dia que comuniquei às minhas amigas,  levei uma bronca enorme delas, o que me fez refletir e, com a ajuda de todas nós organizamos o casamento em apenas 30 dias! Só 30 dias!!! Essa história somente vale um post inteiro, quem sabe conto em detalhes em outra ocasião, falando em como fazer um mega e importante evento por aqui em apenas 30 dias….. mas no final deu tudo certo, foi tudo lindo e vivemos felizes para sempre, um dia de cada vez!
Foto: Ernani Marques
Agora vamos as dicas para quem quiser escolher o seu melhor lugar para casar em Gramado. Entre tantas, selecionamos apenas 10 das melhores opções:

1 – Caza Wilfrido

Se você quer “fugir” com o seu amor para um lugar bem reservado e repleto de natureza para dizer o tão esperado “sim”, eu indico escolher a Caza Wilfrido. Localizado no interior de Gramado, este é um dos espaços de eventos mais luxuosos do Estado. O cenário natural e a infraestrutura são ideais para realizar um casamento de sonhos. E se a noiva quiser chegar de helicóptero, ela pode! pois o local tem heliponto. Os salões apresentam condições de mobilidade dos móveis e a cozinha industrial tem capacidade para preparar desde um jantar intimista até verdadeiros banquetes.

Foto: Nattan Carvalho/Divulgação Caza Wilfrido

2 – Casa de Eventos Gramado

A Casa de Eventos Gramado é um endereço reservado e charmoso. A construção imponente tem arquitetura portuguesa e uma vista espetacular para o bosque. Ela pode ser preparada para grandes recepções, incluindo o espaço do terraço, além é claro, de banquetes elegantes no Salão Cristal ou então momentos reservados na Suíte Prata. Se o desejo for por uma cerimônia ao ar livre, o jardim da Casa de Eventos Gramado é o cenário perfeito para esta celebração. Todas as partes da casa já possuem um mobiliário que inclui mesas de madeira de demolição, aparadores, sofás e cadeiras de design contemporâneo. O local também dispõe de cozinha industrial que possibilita a preparação de refeições para pequenos e grandes eventos.

Foto: Divulgação Gramado Casa de Eventos

3 – Vinícola Ravanello

Construída em 2005, a Vinícola Ravanello é surpreendente e bela. Emoldurado pelos parreirais, o prédio da vinícola se destaca por sua elegância. A construção abriga todo o processo produtivo dos vinhos e possui um espaço para eventos com capacidade para receber até 120 pessoas. Além de contar com lareira, o ambiente é climatizado, garantindo o aconchego e conforto necessários para que você e seus convidados se sintam bem e aproveitem a festa! Na parte externa, a área de 600m² pode receber armação de toldos, caso a preferência seja por uma cerimônia ao ar livre. A cozinha industrial está equipada com louças, cristais e talheres para compor os eventos mais refinados.

Foto: Divulgação Vinícola Ravanello

4 – Capela Hotel Ritta Höppner

Este é um dos endereços mais encantadores de Gramado. Além do Hotel Ritta Höppner ser uma das opções de hospedagem mais lindas e confortáveis aqui na Serra Gaúcha, eles construíram o item que faltava para o casamento perfeito: uma capela. A Capela dos Anjos foi inspirada nas fachadas de uma igreja da Suíça e seu interior revela uma decoração repleta detalhes inspirados em uma igreja localizada em Cortina d’Ampezzo, na Itália. No local é possível realizar desde a boda tradicional até aniversário de casamento e renovação de votos. Se os noivos sempre sonharam com um casamento ao ar livre, este desejo pode ser concretizado no gazebo, um espaço emoldurado pelo jardim do hotel onde acontecem lindas cerimônias, como pedidos de noivado e casamento, jantares românticos e casamentos mais intimistas. No salão de eventos a festa ganha contornos de filme! A capacidade para um casamento com pista vai de 80 até 350 convidados; para um jantar até 450 convidados, e para um serviço volante pode chegar até 500 convidados. A estrutura do local é completa: o salão conta com lustres, projetores, espelhos, bar, cozinha industrial, palco, sala de apoio, elevador, mezanino, calefação, ar condicionado, mesas, cadeiras e ainda cinco exclusivas acomodações que podem ser locadas junto com o espaço.

Foto: Robison Kunz/Divulgação Hotel Ritta Höppner

5 – Capela Serrano Resort

O Serrano Resort Convenções & Spa é uma das referências de Gramado em se tratando de hospedagem. Mas o que muita gente não sabe, é que o local abriga uma capela para a realização de cerimônias especiais. A Capela do Cristo Ressuscitado tem capacidade para receber até 60 pessoas, e foi construída em meio ao bosque do resort, próxima a área de lazer. Os 14 vitrais que retratam a Via Sacra de Jesus Cristo foram personalizados e levam a assinatura de Adoaldo Lenzi, autor de centenas de obras em todo o país e no exterior. A escultura colocada no lado de fora, nos fundos da capela, é uma reprodução da “Christus”, do escultor dinamarquês Bertel Thorvaldsen, e a pintura que retrata um céu aberto no teto da capela, são obras do artista plástico Marciano Schmitz. A capela atende as normas religiosas para a celebração de missas, casamentos, batizados e demais ocasiões especiais. E para eternizar este momento inesquecível, os noivos podem garantir sua noite de núpcias em uma das suítes do resort, com direito a decoração especial com pétalas de rosas, bombons finos, velas e sais de banho afrodisíacos. Ahhh, vale lembrar que a experiência pode ser ainda mais completa ao reservar o Dia da Noiva no SPA do resort.

Foto: Divulgação Wish Serrano Resort

6 – Hotel Casa da Montanha

Aquele clima mais do que romântico e aconchegante – uma assinatura do Hotel Casa da Montanha – pode ser o cenário ideal para a sua boda. Todos os ambientes do hotel são transformados para a festa, tornando-se a casa de montanha dos noivos. Deixando para trás os cenários convencionais, o altar pode ser no deck com vista para a principal avenida da cidade, a Borges de Medeiros, proporcionando um momento muito envolvente e emocionante. A festa pode ser regada a vinhos e espumantes acompanhados de canapés. Mas se o desejo for por algo grandioso, um jantar com opções de carnes de caças (especialidade da cozinha do hotel) pratos quentes e sobremesas pode ser elaborado especialmente para a ocasião. E como não poderia deixar de ser, após a cerimônia o casal irá desfrutar da lua-de-mel em uma das charmosas e românticas suítes do hotel, sendo mimado com muitos presentes e surpresas.

Foto: Sergio Azevedo/Divulgação Hotel Casa da Montanha

7 – Igreja Matriz São Pedro

Para quem não abre mão da tradição, recomendo um casamento na Igreja Matriz São Pedro, um dos principais pontos turísticos de Gramado. Inspirada no estilo arquitetônico romano, a igreja possui 78 mil pedras basálticas e levou aproximadamente 8 anos para ser concluída. Os vitrais sacros foram pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier e marcam as passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo. Aliás, na entrada da igreja há uma estátua de São Pedro, que é o padroeiro da cidade. A altura total da igreja é de 860 metros, sendo 46 metros de altura da torre. Em frente a igreja foram construídas em tamanho real as estátuas dos 12 apóstolos. O cenário fica perfeito à noite, graças à iluminação planejada para grandes eventos, e isso inclui os casamentos, é claro!

Foto Cleiton Thiele

8 – Saint Andrews

Se é luxo na categoria máxima que você está buscando para o seu casamento, então pode começar a pensar em realiza-lo no Hotel Saint Andrews Gramado, o único exclusive house do Brasil e membro da seleta chancela de hotéis Relais & Châteaux. Com arquitetura inspirada nos castelos europeus, o hotel está dentro de um condomínio particular no centro de Gramado, garantindo assim privacidade, exclusividade e uma vista para o deslumbrante Vale do Quilombo. O hotel possui apenas 19 suítes, sendo 11 na Ala Castle e 8 na Ala Mountain, reservadas para aquelas pessoas que desejam desfrutar de serviços totalmente personalizados em ambientes muito elegantes, decorados com elementos clássicos e contemporâneos. O jardim, o lago e o gazebo são ideais para uma cerimônia de casamento ao ar livre. Dos maravilhosos lustres tchecos à suave e exclusiva fragrância no ar, até o serviço de concierges e mordomos, tudo foi criado sob medida para que cada momento seja inesquecível. É ou não o cenário perfeito para um casamento?

Foto: Hotel Saint Andrews/Divulgação

9 – Villa Sérgio Berti

A Villa Sergio Bertti é um dos lugares mais espetaculares de Gramado. O local une arquitetura, design, arte, gastronomia e espaços para eventos de maneira muito elegante e contemporânea. A poucos metros do centro da cidade, o visitante se depara com um cenário maravilhoso: 40 mil metros quadrados cercados por bosques, lago e jardins impecáveis. Da Maison com 10 ambientes assinados por renomados profissionais, à loja com a Galeria da Villa, o passeio sensorial é surpreendente. Recém construída, a Casa Bertti tem 1.000m² é o lugar perfeito para realizar um casamento de luxo.

Foto: Casa Bertti/Divulgação

10 – Planeta Golden

Outro espaço que recomendo em Gramado é a casa de eventos Planeta Golden. Com capacidade para receber até 350 pessoas sentadas ou 450 em coquetel, em 360m², o Planeta Golden apresenta uma estrutura de muita qualidade, com piso de madeira, pé direito de 3m e iluminação direta e indireta. As áreas de apoio mantêm as características do salão principal: hall lounge, bar, estacionamento, área kids de 112m² com brinquedos para todas as idades e recreacionista. Os ambientes foram planejados pelo decorador Carlos Volk e são muito sofisticados e elegantes, ideais para um casamento. O salão principal se abre para uma área verde que também pode ser utilizada. Neste lugar aconteceu o casamento de uma amiga querida, a Aninha Marques com o Nando Tabchoury. Um elemento surpresa desse casamento foi o fato dos convidados chegarem à festa de Bustour – olha aí como o nosso ônibus turístico é versátil!!! Abaixo eu compartilho o vídeo mostrando um pouquinho do casamento deles:

Casamento ao estilo Las Vegas

Se você sonha em casar, mas ainda não tem uma data – ou ainda não tem um pretendente! – fique calma, porque vai valer a pena esperar! Já pensou em se casar em uma igreja no estilo Las Vegas, como nos filmes da TV? Em breve Gramado terá uma igreja para realizar este tipo de cerimônia. Com previsão de inauguração para junho, a igreja vai receber casamentos de verdade, com um juiz de paz, e também os de “mentirinha”, entre amigos! Se você sonha em ser noiva ou noivo, saiba que poderá “alugar seu par” para realizar esta brincadeira. Personagens do imaginário também poderão figurar nesta cerimônia, que certamente será muito, mas muito divertida! Quem está criando esta atração em Gramado é o Grupo Dreams, que já opera uma rede de museus e atrativos temáticos aqui na Serra. Os serviços custarão entre R$ 490,00 e R$ 1.600,00 e o casal poderá optar por chegar à igreja de Limousine, Ferrari ou até a Carruagem da Cinderella ,com vestido de princesa e tudo que tem direito. Já pensou? O tema da cerimônia será decidido pelos noivos, que poderão escolher entre as 100 opções de figurinos vindos diretamente de Orlando. O espaço temático Casamento dos Sonhos funcionará diariamente na Avenida das Hortênsias, 765, das 9h às 21h, e poderá realizar até 100 casamentos por dia.

Foto: Divulgação Grupo Dreams

Festejar Gramado

E como uma última dica, recomendo não um lugar para casar, mas sim um lugar para planejar todo o seu casamento! Nos dias 26 e 27 de maio acontece a terceira edição da Festejar Gramado, uma feira de negócios especializada em produtos e serviços para eventos. O evento será na Caza Wilfrido, (que eu também já recomendei neste post!) e vai apresentar o que há de melhor em cinco segmentos do ramo de festas e eventos: aniversários, formaturas, casamentos, eventos corporativos e festas infantis. Esta é uma oportunidade de conhecer as novidades e os profissionais que fazem o sonho se transformar em realidade. Aproveite e planeje o seu grande dia.

Foto: Divulgação Festejar Gramado

Abraço e até a próxima semana!

  • Conteúdo produzido em parceria com a jornalista Adriana Silveira (@buenaviagem)

Related Post

Published by

2 thoughts on “Dica de maio: 10 lugares para casar em Gramado!

  1. Inicialmente Parabéns pelo blog, sou de Alagoas e estou querendo fazer um mini wedding em gramado, mas estou tendo dificuldades de encontrar fornecedores, vc tem o contato de alguém que organize casamentos aí?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *