Confira a Festa dos Pinheirinhos de Natal em Gramado!

Oi gente! Tudo bem? Hoje vou contar para vocês o que é o Tannenbaumfest – A Festa dos Pinheirinhos que acontece durante o Natal Luz de Gramado. Essa é uma tradição de origem alemã que foi adotada pela comunidade gramadense e que tem um significado muito grande: a união das famílias em torno da decoração de árvores de Natal que são distribuídas ao longo da principal avenida da cidade – a Borges de Medeiros. Cada pinheirinho é cuidadosamente decorado com elementos alusivos ao Natal, trazendo ainda mais cor e delicadeza para a nossa cidade, que já está cheia de turistas que estão curtindo muito cada atração.

Olha aí a turma da Brocker Turismo decorando nosso pinheirinho!!!

Vejam como ele ficou lindo!!!!

Como tudo começou

O Tannenbaumfest foi o primeiro movimento coletivo e espontâneo da comunidade de Gramado voltado ao Natal. A ideia surgiu da comissão organizadora do Natal Luz e já na segunda edição do evento foi adotada por pessoas que queriam contribuir para deixar o centro da cidade mais bonito e decorado para receber os turistas.

FOTO: Cleiton Thiele/Divulgação Natal Luz de Gramado

Resgate de uma história

E por falar na origem do Natal Luz, na semana que passou tivemos o lançamento do livro ‘A luz que transformou uma cidade – Os bastidores do Natal Luz de Gramado’, escrito pelo idealizador do evento, o empresário Luciano Peccin, em parceria com Luiz Fernando Coelho. A sessão de autógrafos realizada no Hotel Casa da Montanha foi cercada de emoção, lembranças e muitos reencontros. Luciano e uma equipe de 20 pessoas trabalhou por 25 anos – de 1986 a 2009 – transformando Gramado na cidade do Natal. Parabéns a todos que construíram esse evento incrível e também as pessoas que hoje estão se dedicando com tanto carinho, como a decoradora Cláudia Casagrande, que assina todo o projeto de decoração desse ano, que aliás, está espetacular.

FOTO: Sergio Azevedo/Divulgação

Eles estão lindos!

A decoração dos 54 pinheirinhos deixou o centro de Gramado ainda mais colorido e iluminado neste 33º Natal Luz. Essa ideia que nasceu simples, singela e fruto da ação espontânea da comunidade, se perpetuou e segue até hoje, três décadas depois, envolvendo a comunidade e encantando os visitantes. Compartilho com vocês algumas imagens que fizemos durante a montagem, que teve a participação de personagens da Trupe de Natal (foto), com suas canções, e também das agricultoras que trabalham nos fornos onde são assados pães, biscoitos e cucas, na Praça das Etnias. Elas passaram distribuindo biscoitos de Natal (foto) para as pessoas que estavam decorando os pinheirinhos, num gesto super gentil e carinhoso… Surpresas que só acontecem no Natal Luz de Gramado!

FOTOS: Adriana Silveira/Divulgação

  • Conteúdo produzido em parceria com a jornalista Adriana Silveira (@buenaviagem)

Published by

2 thoughts on “Confira a Festa dos Pinheirinhos de Natal em Gramado!

  1. Gramado ,me aguarde. Pela 11ª vez consecutiva voarei 5000 km para passar o final de ano aí.
    Cada vez mais satisfeito com essa viagem. Eu e minha esposa já nos consideramos gramadenses adotivos e aí nos sentimos plenamente realizados. Pelas fotos tudo está cada vez mais lindo . Cumprimentos à Brocker pela colaboração importante ao evento e à Gramado.

    1. Oi Carlos! Que bacana o seu relato! É muito bom saber que você e sua esposa têm tanto carinho pela nossa Serra Gaúcha! Ficamos felizes com a vinda de vocês, preparem-se está tudo lindo por aqui! Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *