Concur, vem pra LATAM!/Omnibees/Como o Uber cuida de sua segurança?/Próximos Eventos

Caros Leitores,

O ano começou quente como era de se esperar (no verão e nos acontecimentos). No horizonte, a esperança/sensação de uma retomada econômica e do otimismo empresarial que trarão diversos empregos de volta. Não está fácil para ninguém, mas vamos vencer!

Caro Concur – precisamos de um escritório seu em LATAM urgentemente!

Já não dá mais para fingir que não está acontecendo: silenciosamente, o Concur (módulos Travel e Expenses) chegou de vez em nossa região, especialmente no Brasil. Corporações gigantescas já o adotaram em nível global, outras estão em fase de migração e há aqueles em fase de BID com grandes chances de a adotarem.

Há pelo menos 5 anos ouço dizer que “o Concur agora vai abrir escritório aqui, não tem mais como não abrir”. E eles não abrem…. outro dia, entrei no site da SAP Brasil e conversei por chat com um consultor cuja resposta foi: “Não vendemos/suportamos ainda este produto no Brasil, toda a negociação e suporte é feita nos EUA, Europa ou Ásia”.

Pergunto-me qual a dificuldade em ter uma equipe de pelo menos 3 pessoas para ajudarem os responsáveis regionais e/ou locais no desenvolvimento da ferramenta de Travel para adequação à nossa – dura – realidade? E não falo apenas pelos Travel Managers, mas também pelas TMCs – que no fim das contas têm muitas dificuldades com suporte técnico e/ou fulfillment.

É genial a estratégia comercial de vender um pacote global diretamente para os nossos Travel Managers globais e implantá-lo goela abaixo, com baixo ou zero custo por transação no módulo Travel e rentabilizando efetivamente no módulo Expenses, mas seria ainda mais genial se preocuparem com os clientes da parte do Hemisfério Sul que falam Português e Espanhol… talvez até aprendendo com as soluções locais e regionais que estão muito mais preparadas para nos ajudar a comprar e gerir nossas passagens da Gol, Azul e Avianca Brasil, bem como os Hotéis Independentes.

 

Fórum Panrotas e LACTE 12 – Eventos importantes para nós

Uma das minhas missões aqui é manter os leitores informados dos principais Eventos que ocorrerão.

Nos dias 13 e 14/03 teremos o mais relevante evento de Turismo, o Fórum Panrotas, no Grand Hyatt – https://eventos.panrotas.com.br/forum/index.html

Já entre os dias 22 a 24/03, no mesmo Grand Hyatt, teremos um dos maiores eventos de Viagens Corporativas da América Latina, o Lacte 12 – https://alagev.org/lacte12/

P.S: a respeito da I Conferência Nacional dos Gestores de Viagens e Eventos Corporativos, levantamos um mailing de 250 Travel Managers Brasil afora, que receberão em breve um “Save The Date” bem como 3 a 5 perguntas para contribuírem com a formatação do evento em termos de Conteúdo. Este é um evento feito por Gestores para Gestores e com Curadoria da HSMAI Brasil.

 

Nova Política Comercial da LATAM já está em vigor! 

Você já comparou suas tarifas domésticas após 01/02, com a entrada em vigor da nova política de descontos da LATAM Airlines? Há quem diga que há tarifas idênticas com algumas da GOL e até da Azul… em meus testes vi muitas tarifas mais baixas das 2 maiores Cias. em comparação com as 2 menores (nada como um OBT na mão para ter resultados instantâneos).

Considerando única e exclusivamente o critério Preço, por enquanto está sendo positivo (como sempre falei que achava que seria, apesar de discordar da forma como foi conduzida a comunicação conosco). A ver cenas dos próximos capítulos.

Também a ver como a GOL reagirá – se acelerará seu programa de tarifas fixas, se ampliará a equipe de Yield. Suspense também quanto à Azul e a Avianca.

 

Omnibees – quem  é e o que faz?

Com tantos nomes, siglas e profusão de soluções surgindo, há pouco tempo surgiu uma em nosso horizonte com um nome diferente – embora tenha 20 anos de existência! Segundo o site,

“O Omnibees foi desenvolvido por uma equipe de profissionais inspirados e experientes, que acreditam ser possível tornar a gestão hoteleira mais simples e eficiente. Queremos ser verdadeiros parceiros de negócio do seu hotel! O nosso objetivo é ajudar o hoteleiro a aumentar as vendas do hotel, incorporando num único CRS, as melhores ferramentas de Distribuição, Análise e Marketing”.

Certo, se o Omnibees então é uma solução para empreendimentos hoteleiros, como pode ser útil para nós TMs?

Por um simples fator: a taxa que os Hotéis pagam a eles para distribuírem seu conteúdo é de R$ 8 aproximadamente por transação, incluindo cancelamentos e alterações. Em um GDS, o Hotel paga no mínimo USD 8 por transação original + taxas de alterações e cancelamentos. Se o Hotel passar a carregar a sua tarifa corporativa, sem custos de GDS, bingo – você vai reduzir sua tarifa com um menor custo de distribuição. Ou seja, a Omnibees substitui o GDS e isso pode ser muito bom para sua empresa (nem que tenha que haver um share de 50% de ganho da redução com o estabelecimento, sem dúvida é uma vantagem finaceira considerável para ambos). Converse com seus Hotéis, experimente.

 

Carlson Wagonlit – o que está acontecendo com a mais tradicional TMC do mercado?

Como alguém que começou sua carreira por lá, já disse a algumas pessoas que a chamo de “Escola de Educação Infantil, Primeiro e Segundo Graus” do Turismo Corporativo. Olhe para qualquer TMC, Cia. Aérea, Rede Hoteleira, Locadora, empresa de TI, e por fim, para a maioria dos Travel Managers – pelo menos 60% de nós fomos seus funcionários.

Uma empresa íntegra, robusta, mas que nos últimos 4 anos vem passando a sensação de que “se perdeu”. Não pense você que apenas ela perdeu – quando uma empresa de vanguarda como a CWT perde sua identidade, seu rumo e seu brilho, ainda que localmente, perde todo o mercado! Embora no passado tanto a CWT quanto alguns de seus colaboradores mais envolvidos com o mercado tenham assumido uma postura “autista” e de certa maneira, arrogante (justamente por estar nesta posição de vanguarda), é inegável que o mercado amadureceu muito graças a essa organização.

A empresa que iniciou a modalidade do fee e implantou diversas outras práticas de mercado precisa voltar a trazer novidades. Lá fora ela pode estar ótima, mas não é a imagem que nos passa por aqui.

Aproveitando, parabenizo a Alatur JTB pela iniciativa dos webinars que vem ministrando para Gestores de Viagens através de sua Universidade Corporativa. Não posso julgar o conteúdo pois ainda não tive a oportunidade de assisti-los, mas a iniciativa é ótima.

 

Quais as ações a Uber realiza para tentar manter passageiros seguros?

Como em meu último post discorri sobre o tema de Transportes Terrestres, o Uber pediu espaço para esclarecer melhor sua política de segurança para os usuários da plataforma. Abaixo o texto enviado pela empresa para o Blog:

Estamos constantemente trabalhando para levar cada vez mais camadas de tecnologia que agregam segurança  para os usuários da plataforma antes, durante e depois de cada viagem. Veja abaixo um detalhamento das várias camadas de tecnologia:

Antes

Ao chamar um Uber, é possível  acompanhar o trajeto dele até a chegada no ponto inicial, permitindo que o usuário aguarde a chegada do carro em segurança. Além disso, o usuário tem acesso a foto, nome do motorista, modelo e placa do carro. Vale lembrar que, para se cadastrar como motorista parceiro, é preciso ter carteira de motorista com licença para exercer atividade remunerada – EAR – e passar por checagem de antecedentes criminais. Os carros precisam ser cadastrados com a apresentação de Certidão de Registro e Licenciamento do Veículo, Bilhete de DPVAT do ano corrente. Existe um seguro APP que cobre motoristas e usuários em cada viagem, em caso de acidentes. Quando o usuário precisa contatar o motorista ou vice e versa, o número de telefone é anonimizado.

Durante

Ao longo do trajeto é possível compartilhar a sua localização e o tempo de chegada em tempo real com quem o usuário desejar, além do caminho sendo feito pelo motorista parceiro com qualquer pessoa por redes sociais ou mensagem. Caso o usuário tenha um Perfil Familiar, cada vez que uma pessoa cadastrada em seu perfil começa uma viagem, ele pode automaticamente acompanhar o percurso diretamente de seu celular.

Depois

Um ponto importante é o sistema de  “avaliação mútua” após cada viagem. Além de ser anônima, é ela que garante que a plataforma mantenha-se saudável tanto para motoristas parceiros quanto para usuários. Os motoristas precisam ter média de 4,6 (em uma escala de 1 a 5 estrelas) para continuar na plataforma. O usuário também pode ser desconectado da plataforma se tiver uma média baixa de avaliações ou conduta que viole os termos de uso. Após cada viagem, os usuários recebem um recibo com os detalhes do preço e o mapa do trajeto realizado. Caso o passageiro precise reportar algum incidente, a Uber conta com uma equipe de suporte ao usuário que analisa caso a caso.

A Uber é a parceira mundial exclusiva da International SOS para viagens compartilhadas. A International SOS é a líder mundial em serviços médicos e seguros de viagem.

Com a plataforma Uber for Business empresas estão reduzindo até 40% com custos com deslocamento dos seus funcionários, dando adeus aos vouchers, notas em papel e planilhas, otimizando suas finanças com pagamentos centralizados em um único cartão ou boleto. O cumprimento da política de viagens também melhora com regras definidas na plataforma e mais controle e visibilidade através do acesso em tempo real às viagens e despesas dos seus funcionários. Capturar as viagens que acontecem fora do Brasil passa a ser possível com a Uber, pois sua presença global torna viagens acessíveis em mais de 500 cidades em 70 países utilizando o mesmo aplicativo.

 

ENGLISH VERSION

 

Dear Concur – we need an office in LATAM urgently!

We can no longer pretend that it is not happening: silently, Concur (Travel and Expenses modules) has arrived in our region, especially in Brazil. Giant corporations have already adopted it at a global level, others are in the process of migration, and there are those at the BID stage with a good chance of adopting it.

For at least 5 years, I have heard that “Concur is now going to open an office here, there is no way it doesn’t open one.” And they haven’t opened so far … another day, I joined the SAP Brazil website and chatted with a consultant whose response was: “We do not sell / support this product in Brazil yet, all the negotiations and support is done in the USA, Europe or Asia.”

I wonder how difficult it is to have a team of at least 3 people to help regional and / or local leaders in the development of the Travel tool to suit our – hard – realities? And I’m not just talking about the Travel Managers, but also the TMCs – which in the end have many difficulties with technical support and / or fulfillment.

It’s great the commercial strategy of selling a global package directly to our global Travel Managers and deploying it top-down, with a low or zero cost per transaction in the Travel module and effectively monetizing the Expenses module, but it would be even better to worry about Customers from the Southern Hemisphere who speak Portuguese and Spanish … maybe even learning from local and regional solutions that are much more prepared to help us buying and managing our Gol, Azul and Avianca Brasil tickets, as well as Independent Hotels .

 

Panrotas and LACTE 12 – Events that are important to us

One of my missions here is to keep my readers informed of the main Marketing Events.

On 13 and 14/03 we will have the most relevant Tourism event, the Panrotas Forum, at the Grand Hyatt Sao Paulo – https://eventos.panrotas.com.br/forum/index.html

And between the 22nd and 24th of March, at the same Grand Hyatt Sao Paulo, we will have one of the largest Corporate Travel events in Latin America, the Lacte 12 – https://alagev.org/lacte12/

PS: Regarding the First National Conference of Corporate Travel and Events Managers, we have prepared a mailing of 250 Brazilian Travel Managers, who will soon receive a “Save The Date” as well as 3 questions to contribute with the format of the event in terms of Content. This is an independent event, made by TMs for TMs and curated by  HSMAI Brasil.

 

New LATAM Trade Policy is in place now!

Have you compared your domestic rates since 01/02 with the entry of the new LATAM Airlines discounts policy? Some say that there are identical fares comparing with GOL and Azul … in my tests I saw many lower fares of the 2 largest airlines, compared to the 2 smaller ones (nothing like an OBT on hand to have instant results).

Considering the Price criterion only, so far it is being positive (as I always said I thought it would be, despite disagreeing with the way communication was conducted with us). Let’s wait for scenes from the next chapters.

Also want to see how GOL will react – will it accelerate its fixed fares program, will it expand the Yield team? Also curious about Azul and Avianca’s reactions.

 

Omnibees – who is and what does?

With so many names, acronyms and profusion of solutions coming up, there has recently been one on our horizon with a different name – although it is 20 years old! According to the website,

“Omnibees was developed by a team of inspired and experienced professionals who believe that it is possible to make hotel management simpler and more efficient. We want to be true business partners of your hotel! Our goal is to help the hotelier increase hotel sales, incorporating in a single CRS, the best tools of Distribution, Analysis and Marketing “.

Okay, if Omnibees then is a solution for hoteliers, how can it be useful for us TMs?

Due to a simple factor: the rate that Hotels pay them to distribute their content is approximately R$ 8 per transaction, including cancellations and changes. In a GDS, the Hotel pays at least USD 8 per original transaction + change fees and cancellations. If the Hotel moves to charge your corporate rate, without GDS costs, bingo – you will reduce your rates with a lower cost of distribution. That is, Omnibees replaces GDSs and this can be very good for your company (even if there is to be a 50% share of the gain from the reduction with the hotel, this is undoubtedly a considerable financial advantage for both). Chat with your Hotels, try it.

 

Carlson Wagonlit – What’s happening with the most traditional TMC on the market?

As someone who started his career there, I have already told some people that I call it the “First and Secondary School” of Corporate Travel. Look at any TMC, Airline, Hotel Chain, Leasing Company, IT company, and lastly, for most Travel Managers – 60% of us were its employees.

A solid company, robust, but that in the last 4 years has been passing the sensation that “is lost”. Don’t think that only she is losing – when a cutting-edge company like CWT loses its identity, its course and its brilliance, the whole market loses! Although in the past both CWT and some of its employees more involved with the market had assumed an “autistic” and somewhat arrogant posture (precisely because it is in this vanguard position), it is undeniable that the market has matured greatly thanks to this organization.

The company that initiated the modality of transaction fees and implemented several other market practices needs to bring news again. Overseas it may be great, but it is not the image that passes us here.

Taking advantage, I congratulate Alatur JTB for the initiative of webinars that has been ministering to Travel Managers through its Corporate University. I am not able to judge the content because I have not had the opportunity to watch them, but the initiative is great.

 

What actions does Uber take to try to keep passengers safe?

 

As in my last post I talked about the subject of Ground Transportation, Uber asked the chance to better clarify its security policy for the users of the platform. Below is the text sent by the company to the Author:

We are constantly working to bring more and more layers of technology that add security to platform users before, during and after each trip. See below for a breakdown of the various layers of technology:

Before

When calling an Uber, it is possible to follow his path until arrival at the starting point, allowing the user to wait for the arrival of the car safely. In addition, the user has access to photo, driver’s name, model and car license plate. It is important to remember that, in order to register as a driver partner, you must have driver’s license with a license to engage in paid activity – EAR – and go through criminal background checks. Cars must be registered with the presentation of Vehicle Registration and Licensing Certificate, DPVAT Ticket of the current year. There is an APP insurance that covers drivers and users on every trip in case of accidents. When the user needs to contact the driver or vice versa, the telephone number is anonymous.

During

Along the way it is possible to share your location and the time of arrival in real time with whom the user wishes, in addition to the way being done by the partner driver with anyone by social networks or message. If the user has a Family Profile, each time a person registered in his profile begins a trip, he can automatically follow the route directly from his cell phone.

After

An important point is the “mutual assessment” system after each trip. In addition to being anonymous, it ensures that the platform stays healthy for both partner drivers and users. Drivers need to score 4.6 (on a 1 to 5 star scale) to continue on the platform. Passengers may also be disconnected from the platform if they have a low average rating or violates the terms of use. After each trip, users receive a receipt with the price details and the map of the route taken. If the passenger needs to report an incident, Uber has a user support team that analyzes case by case.

Uber is the exclusive worldwide partner of iSOS International for business travel. International SOS is the world leader in medical services and travel insurance.

With the Uber for Business platform, companies are reducing up to 40% on their employees’ commuting costs, leaving behind vouchers, paper notes and spreadsheets, optimizing their finances with centralized payments on a single card or ticket. Compliance with travel policy also improves with rules defined in the platform and more control and visibility through real-time access to travel and expenses of its employees. Capturing the trips that take place outside Brazil is possible with Uber, because its global presence makes trips accessible in more than 500 cities in 70 countries using the same application

Published by

Fernão Loureiro

Eleito em 2017 como um dos 75 Profissionais de Turismo Mais Influentes do Brasil e em 2019 o Melhor Gestor de Viagens Corporativas do Brasil (pelo Portal Panrotas), premiado em Boston (EUA) pela Global Business Travel Association (GBTA) e Personalidade do Ano Prêmio Caio em 2017, 2018 e 2019 na categoria Clientes. Finalista no concurso “Travel Manager 2018 na América Latina” do evento Viajes Corp Americas, no Panamá (onde também foi key note speaker). Autor do livro "Gestão Estratégica de Viagens Corporativas" e Fundador-Diretor da Loureiro Consultores e sócio-diretor de duas empresas - TataTur Operadora de Turismo e D'Amaro Odontologia Estética. Graduado em Gestão de Turismo pelo IFSP, Pós-Graduado em Gestão de Serviços pela FECAP e com MBA em Gestão Empresarial pela BBS. Coach formado pelo IBC. Instagram: @fernaoloureiro Youtube: ferlota68 LinkedIn: Fernão Loureiro

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