Todos conhecem o Submarino Viagens e o Despegar.com, OTAs (online travel agencies) bem sucedidas, que estão há mais tempo na internet e, portanto, são as mais conhecidas do mercado de turismo na internet no Brasil.
Também sabemos que algumas agências de viagens tradicionais já haviam ingressado no mundo das reservas online no Brasil, até bem antes do que essas. A Solid, por exemplo, atuou neste mercado de 1996 a 2000, quando então lançou o sistema Reserve e direcionou seu alvo para o mercado corporativo, o que acabou por gerar a oportunidade de um novo negócio, separado da agência.
O fato novo é que já existem OTAs derivadas de agências tradicionais, operando com rentabilidade, gerando oportunidades de negócio e mostrando que falta pouco para que o negócio agência de viagens online possa ser explorado por todas as agências de viagens tradicionais, que desejarem usufruir deste crescente canal de vendas, que é a internet.
Caso de sucesso é o Rapi10, empreendimento da Copastur, que acaba de completar 2 anos de atividades, operando com inteligência e gerando rentabilidade onde, até bem pouco tempo atrás, gastava-se muito com mídia online para uma receita que não crescia na mesma velocidade.
Casos como este confirmam que a internet pode e deve ser utilizada como meio de distribuição para os agentes de viagens, sejam novos entrantes ou agências tradicionais.
As tecnologias para viabilizar, de forma econômica, este novo negócio estão surgindo.
Brevemente, voltaremos a este assunto.

Published by